Buscar

ÉTICA NA SAÚDE 2017.1 #QuestõesAV

Prévia do material em texto

Disciplina:  ÉTICA NA SAÚDE
	Avaliação:  AV Data: 2017.1
	Aluno: ANÔNIMO DA ESCOLA
	Nota Prova: 7,5 de 8,0      
	
	 
		
	ÉTICA NA SAÚDE
	 
	 
	 1a Questão (Ref.: 732855)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O que foi o Tribunal de Nuremberg e qual a sua contribuição para as pesquisas com seres humanos?
		
	
Resposta: Após a segunda guerra mundial o mundo se chocou com as ações nazistas e o tratamento que era dado ao ser humano. Para se evitar futuras ações semelhantes foi criado o código de Nuremberg que previa a responsabilidade dos estudos realizados ao pesquisador, deveria haver acordo do pesquisado, todos os riscos deveriam ser analisados e conhecidos e todo experimento deveria ser feito antes em animais, camundongos.
	
Gabarito: Evento que reuniu em Nuremberg na Alemanha para julgar os crimes cometidos pelos nazistas durante a II guerra, que foi marcado por um acordo firmado entre: ex-UNSS, EUA, Grã-Bretanha, e França. Nesse momento, foi desenvolvido o primeiro documento internacional sobre pesquisas com seres humanos que preconizava: surgimento do termo de Consentimento Livre Esclarecido; garantia de liberdade; pesquisas com humanos somente após provas irrefutáveis de resultados com animais, e reversibilidade dos danos.
		
	
	 2a Questão (Ref.: 603184)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Quais os princípios básicos da bioética? Explique.
		
	
Resposta: Principio do duplo efeito - para toda ação de tratamento há um bem e um mau em sua consequencia. Um bom exemplo seria o tratamento de quimioterapia, que combate a ação do cancer porém traz queda de cabelos e outros males. Princípio da totalidade - Que o corpo deve ser visto como um todo e não em partes. E que a avaliação do tratamento e dos riscos deve levar em conta esse princípio. Meios ordinários e extraordinarios de tratamento - Para tratamentos devem ser usados primeiramente os meios ordinarios de tratamento, caso esses não tragam resultado comprovado pode se abrir mão os meios extraordinarios, que são medidas ainda em estudo ou sem resultado garantido. Justiça- Ações que firam os princípios da Bioética levam as sanções. Exemplo a venda de orgãos, que gera punição. Santidade da Vida Humana - O corpo deve ser respeitado como vida humana. Os orgãos são o corpo, e o corpo é o ser.
	
Gabarito: Autonomia estende-se aos indivíduos, abrangendo os direitos de liberdade, privacidade, escolha individual, liberdade da vontade, ser o motor do próprio comportamento e pertencer a si mesmo. Exemplos típicos incluem as seguintes regras: 1) dizer a verdade; 2) respeitar a privacidade dos outros; 3) proteger informações confidenciais; 4) obter consentimento para intervenções nos pacientes; 5) quando solicitado, ajudar os outros a tomar decisões importantes. Portanto, a pesquisa envolvendo seres humanos deve sempre tratá-los em sua dignidade, respeitá-los em sua autonomia e defendê-los em sua vulnerabilidade. A não-maleficência é um princípio que determina a obrigação de não infligir dano intencionalmente. Está intimamente ligado com a máxima primum non nocere ¿ acima de tudo (antes de tudo) não causar danos. Trata-se, desta maneira, de garantir que danos previsíveis serão evitados. Quanto à beneficência, não é apenas necessário tratar o indivíduo como autônomo, mas também se deve contribuir para seu bem estar. Além da compaixão, bondade, caridade, altruísmo, amor e humanidade, o princípio da beneficência em pesquisa deve ser visto de modo que inclua todas as formas de ação que tenham o propósito de beneficiar outras pessoas. Deve-se proceder a uma ponderação entre riscos e benefícios, tanto atuais como potenciais, individuais ou coletivos, buscando o máximo de benefícios e o mínimo de danos e riscos. Justiça é um princípio que engloba equidade, merecimento (o que é merecido) e prerrogativa (aquilo a que alguém tem direito). Desse modo, o princípio da justiça implica um tratamento justo, equitativo e apropriado, levando-se em consideração aquilo que é devido às pessoas. Segundo esse princípio, uma pesquisa deve ter relevância social com vantagens significativas para os sujeitos da pesquisa e minimização do ônus para os sujeitos vulneráveis, garantindo igual consideração dos interesses envolvidos e não perdendo o sentido de sua destinação sócio-humanitária.
		
	
	 3a Questão (Ref.: 47664)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A história da ética ganha um novo rumo, entre os séculos XIV e XVI (Renascimento) a partir da valorização do homem nas ciências e nas artes. Este período é marcado pela criação de uma nova sociedade que substitui a ordem feudal da Idade Média, sob uma série de mudanças. No plano econômico, incremento de forças produtivas em relação ao desenvolvimento científico, constituindo a ciência moderna, mediante uma perspectiva científica mais prática (Francis Bacon), e pela importância atribuída à técnica e experiência, inaugurando o método das ciências naturais, com Galileu-Galilei. No plano social, aparecimento de uma nova classe social "a burguesia" inicialmente na França (com a Revolução Francesa, 1789), desenvolvendo-se, no século seguinte, principalmente na Inglaterra. Implantação, assim, de um sistema em que o trabalhador, ao trocar sua força de trabalho por um salário, não é dono dos meios de produção; estes passam ao domínio da classe burguesa que, ao vender as mercadorias produzidas pelos trabalhadores, atribui um sobrevalor ao produzido, obtendo uma mais-valia ou lucro: o capitalismo. No plano espiritual, há a perda do papel de guia atribuído à Igreja Católica, pois a religião deixa de ser a forma ideológica dominante. Dessa forma, é correto afirmar que a dimensão humana:
		
	
	Coloca-se à parte da filosofia, ciência, arte, política e, também, da moral.
	 
	Coloca-se no centro da filosofia, ciência, arte, política, e, também, da moral.
	
	Coloca-se como dentro da Igreja Católica
	
	Retira-se do papel de centro da igreja católica.
	
	coloca-se como Deus.
		
	
	 4a Questão (Ref.: 227357)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	As bases filosóficas da Bioética começaram a ser mais bem definidas:
		
	 
	Após a Segunda Guerra Mundial
	
	Na Guerra Fria
	
	Na Guerra de Secessão
	
	Antes da Segunda Guerra Mundial
	
	Antes da Primeira Guerra Mundial
		
	
	 5a Questão (Ref.: 50543)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Em consequência dos abusos criminosos promovidos por experimentações nazistas no decorrer da segunda grande guerra e do subsequente julgamento de Nuremberg, foi elaborado em 1947, o Código de Nuremberg. Objetivando eliminar futuros episódios semelhantes aos praticados pelos nazistas, o código de Nuremberg surge como um importante marco na história da ética envolvida em pesquisas médicas. Em síntese, ele determinava que deveria haver consentimento prévio e voluntário de todos os sujeitos envolvidos em pesquisas e para garantir que não haveria indução à participação, os sujeitos deveriam receber informações sobre riscos, objetivos e procedimentos experimentais. Determinava também que:
		
	
	toda pesquisa deveria apresentar a impossibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e exigia a realização de experimentos sempre posteriores em animais.
	
	a realização de toda pesquisa com experimentos em animais deveriam ser feitas com leões.
	
	toda pesquisa deveria apresentar somente a possibilidade de resultados alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e refutava a realização de experimentos anteriores em animais.
	
	nenhuma pesquisa deveria apresentar a possibilidade de resultados não alcançáveis por outros procedimentos não invasivos e não exigia a realização de experimentos anteriores em animais.
	 
	toda pesquisa deveria apresentar a possibilidade de resultados não alcançáveis por outrosprocedimentos não invasivos e exigia a realização de experimentos anteriores em animais.
		 Gabarito Comentado.
	
	 6a Questão (Ref.: 173358)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Maria decidiu doar um rim para seu filho, que é seu parente de primeiro grau. Ela já fez todos os exames e não há nada que impeça a doação. Ela está exercendo o seu direito à liberdade de consciência e ao poder de dispor do próprio corpo, que consistem nos:
		
	
	Direitos de tecidos
	 
	Direitos fundamentais
	
	Direitos fitoterápicos
	
	Direitos honorários
	
	Direitos cidadãos
		 Gabarito Comentado.
	
	 7a Questão (Ref.: 86057)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Recentemente foi divulgado que nasceu uma criança através do método de reprodução assistida cujo pai já havia falecido. Sua mãe entrou na justiça para ter uma liberação a fim de utilizar os embriões fecundos antes do referido pai falecer. Isso se deu porque:
		
	 
	O pai não havia deixado autorização prévia específica para o uso do material biológico criopreservado.
	
	A lei permite utilização de materiais criopreservados post mortem independente de autorização do falecido.
	 
	A mãe se negou a fazer inseminação durante o período em que seu marido estava vivo.
	
	A família do falecido pai se negou à autorizar a fecundação sem a vontade do mesmo evidenciada.
	
	O pai não possuía material biológico preservado e foi necessária uma exumação do corpo.
		 Gabarito Comentado.
	
	 8a Questão (Ref.: 797877)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	I A Bioética se fundamente em uma tríplice atuação: descritiva, normativa e protetora. II A Bioética se sustenta em cinco conceitos básicos: o princípio do duplo efeito; o princípio da totalidade; meios ordinários e extraordinários de tratamento; justiça; e, a santidade da vida humana. III De acordo com o princípio da autonomia o paciente não deve ter sua vontade respeitada.
		
	
	Todas são corretas.
	
	II e III são verdadeiras.
	
	I e III são verdadeiras.
	 
	I e II são verdadeiras.
	
	Todas são falsas.
		 Gabarito Comentado.
	
	 9a Questão (Ref.: 180198)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	O Princípio da Precaução diz respeito a relação entre o risco existente em uma ação e as medidas necessárias para prevenir os efeitos negativos advindos desta ação. Ou seja, na ausência de absoluta certeza científica sobre os riscos ou danos envolvidos em uma ação, é necessário que tomemos medidas eficazes preventivas de evitação de todas as possibilidades possíveis de danos. Correlacionando com as situações de epidemias, é correto afirmar que:
		
	
	Em situações epidêmicas apenas algumas medidas preventivas devem ser tomadas, sempre aquelas que são mais baratas, independente se terão correlação direta com o caso ou não.
	
	Medidas preventivas só devem ser tomadas quando forem comprovadas a sua extrema necessidade, do contrário, representam apenas gastos.
	
	Todas as medidas preventivas devem ser evitadas até que a epidemia esteja sob controle.
	
	Epidemias requerem um esforço conjunto para sua eliminação, para tanto, se faz necessário investir somente em avaliação de riscos e não em medidas preventivas.
	 
	Nenhuma medida preventiva em situações epidêmicas pode ser descartada sem que esteja absolutamente comprovada a ausência de sua necessidade.
		 Gabarito Comentado.
	
	 10a Questão (Ref.: 180234)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A valorização da ciência, a partir essencialmente do século XVIII, produziu muitas mudanças na vida e na rotina das pessoas, independente destas serem ou não diretamente interessadas em ciência. Antes do apogeu positivista da ciência, os hospitais eram locais de:
		
	
	Humanização
	
	Benefícios sociais variados
	 
	Exclusão social
	
	Inclusão Social
	
	Inserção Cultural
		 Gabarito Comentado.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes