Buscar

Projeto Legislativo

Prévia do material em texto

FACULDADE INTEGRADO DE CAMPO MOURÃO
PROJETO “Maquina de Reciclagem”
EQUIPE: Andressa Muniz, Daiane Vedova, Elaine Moreira, Rayane Almeida, Vitoria Vinagre.
PROJETO DE LEI Nº____08___/2016-2
Dispõe sobre distribuição de Máquinas de Reciclagem em todo o Estado do Paraná, como uma forma inovadora que incentiva a população a reciclar materiais descartáveis em traça de benefícios, e dá outras providências.
CAMPO MOURÃO
2016
Art. 1º. As máquinas deverão ser distribuídas em pontos de coletas, localizados em lugares de fácil acesso, como:
Supermercados;
Shoppings;
Postos de Gasolinas;
Entre outros de grandes movimentações;
Art. 2º. As pessoas que utilizarem as máquinas para reciclar arrecadarão pontos que poderão ser trocados por descontos em:
Conta de luz;
Conta de água;
Gás;
Recarga de creditos para celular;
Mercado;
Passes de transporte público.
Art. 3º. Ficará a critério do estabelecimento comercial a adoção dos descontos previstos.
Art. 4º. Caberá ao poder público a destinação de funcionários para fiscalizar o funcionamento das máquinas e os eventuais consertos em caso de danos.
	Parágrafo único. Dispondo a Prefeitura de cada Município em contratar os funcionários como servidores públicos. 
Art. 5º. Caso ás máquinas sofrerem dano, caberá a manutenção em até 24 h (vinte e quatro horas).
Art. 6º. Os descontos serão em até 10 (dez) por cento do valor da conta.
Art. 7º. Se o pagamento não for feito no prazo de 5 (cinco) dias, o consumidor perderá o desconto.
Art. 8º. Os descontos não serão cumulativos, deverão, portanto, serem utilizados todo o mês.
Art. 9º. Se as máquinas vierem a ser estragadas em função de vandalismo aquele que o praticar deverão consertá-las deixando aptas para uso.
Art. 10. Aqueles que não contribuírem com a reciclagem não terão acesso aos descontos.
Art. 11. Todas as despesas decorrentes da instalação desta lei correrão a conta das dotações próprias consignada no orçamento vigente.
Art. 12. Todo material arrecadado terá como finalidade a reutilização, para fabricar outros objetos.
EXPOSIÇÃO DE MOTIVOS:
A aprovação deste projeto faz se necessária principalmente para conscientizar a população acerca da importância de reciclar, diminuir os lixões, incentivando a reciclagem contribuindo ainda para á diminuição do lixo nas ruas, reutilizando os materiais combatendo o desperdício, criando uma fonte de renda. A implantação das máquinas tem como o objetivo a motivação para a preservação e cuidado com o meio ambiente, tendo em vista o crescente número de lixos produzidos nas cidades.Além do alcance financeiro da proposta, o mais importante é criar no cidadão uma consciência critica participativa nas cidades,sabendo que uma atitude participativa pode ampliar a consciência de mais pessoas na adoção do projeto.E assim, como resultado de uma sociedade mais ativa a busca pela erradicação dos problemas relacionados pela falta de preservação e cuidado do meio em que se vive.
Para a criação desse projeto foi observado à relação homem – natureza. Sabe-se que grandes problemas ambientais têm decorrido da falta de cuidado e de preservação. Desse modo, o legislativo, enquanto representante do povo, deve ampliar as políticas públicas necessárias para promover o estreitamento entre homem e natureza, o mais rápido possível, para que as gerações futuras tenham a garantia de um meio ambiente habitável. No entanto, para que seja eficaz a resolução dessa problemática é justo que o próprio cidadão faça sua contribuição nesse itinerário, só assim, política pública e cidadão em uma relação paralela poderão transformar e talvez modificar esse quadro. Logo, a existência desse projeto, nesse momento, é oportuna e contribui para que a sociedade evolua e progrida sem grandes riscos à existência humana.

Outros materiais