Buscar

Fórum Estudo de Caso Módulo B FASE I

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Fórum Estudo de Caso Módulo B - Fase 1
Um professor do Ensino Fundamental percebeu que há dois alunos na turma que não têm pleno domínio da leitura e da escrita: leem pausadamente, silabando, com pouca compreensão e escrevem omitindo e trocando letras. Assim, o professor tem se questionado em como proceder com esses alunos: deve trabalhar com um só planejamento, com as mesmas atividades para toda a turma?; Deve trabalhar com o mesmo planejamento, mas com atividades diferenciadas?; Deve trabalhar com um planejamento específico para esses dois alunos, separando-os do restante da turma?
Como a teoria de Vygotsky pode auxiliar esse professor no que diz respeito aos conceitos de interação social e de zona de desenvolvimento proximal?
 RESPOSTA 1- O professor deve trabalhar com o mesmo planejamento, mas com atividades diferenciadas para os alunos que estão com dificuldades, pois aos poucos certamente irão aprender a fazer sozinhos, a exclusão não é a solução, mas sim a inclusão com os demais da turma.
RESPOSTA 2 - Em minha opinião acho que não devem separa-los pois podem obter um bloqueio por não se acharem capazes de aprender da mesma forma que os outros colegas. Acho que o professor (a) deve mudar a dinâmica da turma, abordar de uma forma ampla o problema dos alunos sem descrimina-los, desta forma além de fazer com que os dois aprendam também terá menos dificuldade na hora de aplicar os conteúdos pois será um mesmo conteúdo apenas abordado de uma forma diferente.

Outros materiais

Outros materiais