Buscar

ESTUDO DE CASO - ARCELLOR MITTAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Ética e Responsabilidade Social da ArcelorMittal - Estudo de caso
 Guilherme Moreira da Mata 
Lorielem de C. Domingues 
Luís Eduardo Duarte Lana 
Vitor Fernandes Coelho 
 UNIVERSIDADE FEDERAL DE OURO PRETO 
Instituto de Ciências Exatas e Aplicadas - ICEA 
Campus João Monlevade 
A EMPRESA 
A unidade de João Monlevade é a única siderúrgica da América Latina a possuir instalações e qualidade de processo adequados para a produção de aço para reforço de pneus radiais. 
É certificada pelas normas internacionais ISO 9001, ISO 14001 e OHSAS, referentes à qualidade, meio ambiente e saúde e segurança ocupacional, respectivamente. 
Produz fio-máquina de baixo e alto teor de carbono e de baixa liga para as mais diversas aplicações, destacando-se o fio-máquina para lã de aço e o steel cord.
Sua produção é destinada ao mercado nacional, clientes internacionais e trefilarias do Grupo ArcelorMittal.
LOGO DA EMPRESA
ATUAÇÃO
A Empresa atua, ainda, em áreas diversificadas como: 
Mineração; 
Geração de energia para uso próprio; 
Produção de biorredutor renovável (carvão vegetal); 
Serviços; 
Tecnologia da informação; 
Responsabilidade social. 
MISSÃO
Ser líder inquestionável no setor de aço.
VISÃO
Ser a produtora de aço mais admirada do mundo – a referência global no setor.
VALORES
Sustentabilidade;
Qualidade;	
Liderança.
BENEFÍCIOS AOS FUNCIONÁRIOS 
Assistência Médica
Assistência Odontológica
Kit Escolar
Medicamentos
Previdência Complementar
Seguro de Vida
CÓDIGO DE CONDUTA
A ArcelorMittal é reconhecida pela honestidade e integridade de suas práticas administrativas em todas as suas operações comerciais. A empresa presa por essa reputação e pela relação de confiança que deve existir com todas as pessoas e empresas com as quais fazem negócios.
A ArcelorMittal e seus empregados devem cumprir todas as leis e regulamentações aplicáveis aos negócios da Empresa. 
Muitas atividades da Empresa estão sujeitas a uma legislação complexa e em constante alteração, por isso, ela orienta que em caso de dúvidas, se consulte o superior imediato ou o departamento jurídico. 
Defesa da Concorrência
A empresa orienta que seus funcionários não participem de nenhuma discussão, contrato, acordo, projeto ou avença, sejam eles formais ou informais, com concorrentes efetivos ou em potencial, com relação à precificação, condições de venda ou oferta de produtos, divisão de mercados, distribuição de clientes ou qualquer outra atividade que restrinja ou possa vir a restringir a livre concorrência. 
Órgãos administrativos, juízes ou tribunais competentes podem impor multas de valores significativos e, em algumas circunstâncias, decretar prisão daqueles envolvidos em infração às leis de defesa da concorrência. Estas sanções poderão ser impostas aos empregados ou à Empresa.
Desconhecimento da legislação, zelo excessivo, boa-fé ou a alegação de que o curto prazo não permitiu que se buscasse orientação do departamento jurídico não serão aceitos como justificativas válidas. 
Relacionamento com Clientes
A prosperidade da Empresa baseia-se na satisfação do cliente. A ArcelorMittal espera que, com a manutenção de relações comerciais baseadas na integridade, honestidade e respeito mútuo, se preserve a qualidade do relacionamento cos clientes. Somente informações claras, concretas, pertinentes e verdadeiras podem ser dadas a eles.
Relacionamento com Fornecedores
Os fornecedores da empresa devem ser escolhidos levando-se em consideração critérios objetivos, baseados na qualidade, confiabilidade, preço, utilidade e desempenho do produto ou serviço. Os fornecedores devem ser tratados de forma justa, correta e honesta. 
E-mail e Internet
A ArcelorMittal é proprietária dos sistemas de e-mail e de Internet utilizados no local de trabalho e, portanto, estes sistemas devem ser utilizados principalmente para comunicações relacionadas ao trabalho. 
A Empresa reserva-se o direito, sujeito às leis aplicáveis, de acessar e monitorar o uso desses sistemas sempre que considerar necessário e proíbe de utilizar os sistemas de e-mail e de Internet para qualquer propósito impróprio ou ilegal, inclusive para transmissão de conteúdos que possam ser vistos como insultantes ou ofensivos a outras pessoas.
Ambiente de trabalho sem assédio ou discriminação 
A ArcelorMittal está empenhada em garantir que cada um seja tratado de forma justa e digna, e, assim sendo, qualquer prática discriminatória de raça, cor, religião, sexo, idade, nacionalidade ou deficiência ou de qualquer outra forma ilegal, não é tolerada.
Respeito ao meio ambiente 
O respeito ao meio ambiente e sua proteção são valores importantes para a empresa, e por isso ela procura orientar sempre a observar as leis ambientais aplicáveis à ArcelorMittal e mostrar que todos possuem importante papel a desempenhar na implementação das diretrizes emitidas pela Empresa nesse sentido. 
A dispensa do cumprimento de qualquer disposição deste Código de Conduta somente será concedida se considerada absolutamente apropriada de acordo com as circunstâncias. 
Qualquer comportamento que se desvie deste Código deve ser imediatamente informado ao superior imediato, a um membro da administração, ao chefe do departamento jurídico ou ao chefe do departamento de auditoria interna. 
PROJETOS NA ARCELORMITTAL MONLEVADE
Cidadania Digital
 Promover a inclusão social utilizando a tecnologia da informação: esta é a fórmula do programa Cidadania Digital. 
	Início: 2007
	Público: Comunidade em geral
Resultado do Projeto em 2014:
	Alunos formados: 1.177
	Educadores capacitados: 9
Ver e Viver
	O programa Ver e Viver busca detectar e tratar problemas visuais em alunos do ensino fundamental.
	Início: 2000
	Público: Alunos de ensino fundamental de escolas públicas
	
Resultado do Projeto em 2014:
	Alunos submetidos a teste de acuidade visual: 12.763
Consultas médicas realizadas: 2.172
Óculos concedidos: 857
Cidadãos de Amanhã
	O programa Cidadãos do Amanhã mobiliza empregados, familiares, clientes, fornecedores e pessoas da comunidade a destinarem parcela do Imposto de Renda aos Fundos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente. 
	Início: 1999 
	Público: Crianças e adolescentes atendidos por instituições cadastradas nos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente e por projetos esportivos apoiados pelo Ministério do Esporte
Resultado do Projeto em 2014:
	Total arrecadado: R$ 1.421.122,00 
Crianças e adolescentes beneficiados: 9.297
Instituições contempladas: 60
Participantes: 6.254
OUTROS PROJETOS
Educar na Diversidade
Programa de Educação Afetivo-Sexual - PEAS
Mobilização
Pró-Voluntário
Acordes
CONCLUSÃO
A partir do estudo da empresa sobre sua responsabilidade ética e socioambiental, foram feitas considerações. É necessário questionamento em relação aos impactos que aquela empresa está causando ao ambiente e a sociedade atingida por ela.
A ArcelorMittal conta com ações de cidadania e de sustentabilidade e esforça-se no sentido de cumpri-las. A participação no programa de ecollabelling e o certificado ABNT, indicam a grande preocupação com o meio ambiente, visando um bem comum.
Há também a necessidade de ressaltar a preocupação da empresa em ajudar as comunidades atingidas por ela. A ArcelorMittal conta com vários projetos já citados anteriormente.
Concluímos portanto, que a empresa cumpre com suas obrigações éticas e socioambientais e, vai além, o que é um diferencial para a empresa no mercado propiciando o bem-estar e melhoria na qualidade de vida, entre empresa, sociedade, colaboradores e clientes demonstrando o que efetivamente está sendo desenvolvido com enfoque na responsabilidade social, fortalecendo, assim, a confiabilidade nestas relações e até mesmo permitindo que novas sejam firmadas, sempre com transparência e ética.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais