Buscar

SLIDE TEORIA COMPORTAMENTAL

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Teoria comportamental 	
Integrantes : 
David Fune
Igor Alves
Luís Eduardo
Luiz Carlos
INTRODUÇÃO
		Desde o começo da sociedade industrial, ficou evidente que o desempenho e produtividade dependem diretamente das pessoas e não apenas de recursos e sistemas técnicos. Com o passar do tempo, o enfoque da Escola Clássica e da Administração Científica ganharam destaque nas organizações, o mesmo ocorreu com a Teoria Comportamental.
		A teoria consolidou seu espaço no mundo corporativo no início do século XX, e trouxe consigo um novo conceito a ser estudado : 
 A abordagem da ciência do comportamento.
ANTECEDENTES à TEORIA 
		A Teoria Behaviorista como era chamada , não somente reescalona as abordagens, mas principalmente amplia o seu conteúdo e diversifica a sua natureza. De acordo com Chiavenato (1999, pág. 531), a Teoria Comportamental surge no final da década de 1940 com uma redefinição total de conceitos administrativo.
		Foi lançado então o livro: O Comportamento Administrativo, de Herbert A. Simon.Surgido no ano de 1947 nos Estados Unidos, representando um ataque indiscriminado aos princípios da Teoria Clássica e uma aceitação – com os devidos reparos e correções as principais idéias da Teoria das Relações Humanas.  
PRINCIPAIS PRECURSORES 
		Autores como Kurt Lewin, Chester Barnard e Mary Parker foram muito importantes para o desenvolvimento da Teoria Comportamental, porém seu início é creditado à Hebert Alexander Simon e seus trabalhos sobre processo decisório e os limites da racionalidade.
		Outros considerados precursores dessa teoria , são : 
 -Abraham Maslow nasceu no Brooklin, Nova York, em 1º de abril de 1908.
-Frederick Herzberg nasceu em Boston Massachusetts, no dia 18 de abril de 1923. 
 -Douglas McGregor Nasceu em Detroit no ano de 1906.
principais CONTRIBUIÇÕES  
		A Teoria Comportamental fundamenta-se no comportamento individual das pessoas, onde o administrador precisa conhecer as necessidades humanas para melhor compreender o comportamento humano e utilizar a motivação humana como poderoso meio para melhorar a qualidade de vida dentro das organizações. 
		A Teoria dos 2 fatores de Frederick Herbezrg, veio para explicar o comportamento das pessoas em situação de trabalho, frente a fatores Higiênicos ou extrínsecos, fatores motivacionais ou intrínsecos 
		Para proporcionar continuamente motivação no trabalho, Herzberg propõe ainda o “enriquecimento de tarefas” ou “ enriquecimento do cargo”. 
		A partir da teoria de Maslow , pode-se concluir que a motivação está diretamente ligada à satisfação de necessidades; sua proposta de hierarquia de tipos de necessidades é conhecida como Pirâmide de Maslow. 
		É importante ressaltarmos que o enfoque comportamental nos dias atuais foca principalmente nas características individuais do ser humano e no comportamento coletivo das pessoas. 
 
TEORIAS X e Y
		McGregor, em sua "Teoria X e Y", explica que, quando existe desmotivação, acomodação, subutilização, inadaptação e desorientação, os gerentes, em vez de buscarem a causa em si próprios, vão atribuí-las aos empregados.
	Podem ser analisadas como duas formas de se visualizar o comportamento humano dentro da empresa e observadas pelos seguintes aspectos: 
	 Teoria X: subserviência e controle.
	 Teoria Y: potencialidades e desenvolvimento pessoal.
Teoria z
		A Teoria Z proporciona a base pata todo programa de administração orientado para os recursos humanos da empresa: todas as decisões organizacionais devem ser tomadas através do consenso, com ampla participação das pessoas e orientadas para longo prazo. A Teoria Z é um modelo de administração participativa.
Comportamento organizacional
 		É o estudo do funcionamento e da dinâmica das organizações e de como os grupos e os indivíduos se comportam dentro delas.
		A organização somente pode alcançar seus objetivos se as pessoas que a compõem coordenarem seus esforços a fim de alcançar algo que individualmente jamais conseguiriam.
		
 		Por essa razão, a organização se caracteriza por uma racional divisão do trabalho e por uma determinada hierarquia.
		Ambas as partes do contrato de interação estão orientadas por diretrizes que definem o que é correto e equitativo. Os sociólogos se referem a uma norma de reciprocidade, enquanto os psicólogos chamam isso de contrato psicológico.
Processo decisorial
		A teoria de decisão nasceu com Herbert Simon, que a utilizou como base para explicar o comportamento humano nas organizações. 
		
		Para a Teoria Comportamental todos os níveis hierárquicos são tomadores de decisão relacionados ou não com o trabalho. A organização é um complexo sistema de decisões. 
disfunções
 - CONFLITO ENTRE OBJETIVOS ORGANIZACIONAIS E INDIVIDUAIS 
- SUBJETIVIDADE NO PROCESSO DECISORIAL :
a) Racionalidade limitada
b) Imperfeição nas decisões
c) Relatividade das decisões
d) Hierarquização das decisões
e) Racionalidade administrativa
f)  Influência organizacional
conclusão
		Em resumo, a organização deve ser vista não apenas pelo seu lado técnico e normativo, mas também como um sistema social, constituído principalmente por pessoas, sentimentos, interesses e motivações. A principal finalidade da teoria é compreender o sistema social da empresa e a forma como ele influencia a organização e o seu desenvolvimento.
Referências
	[1]CHIAVENATO, Idalberto. Introdução à teoria geral da administração: uma visão abrangente da moderna administração das organizações. Revisada e atualizada. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.
[2]MOTTA, Fernando C. P. Teoria geral da administração: uma introdução. São Paulo: Pioneira, 1991.
[3] http://pt.slideshare.net/bynnaa/teoria-comportamental-slide

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais