Buscar

RESENHA CRÍTICA “Trabalho, saúde e gênero estudo comparativo sobre analistas de sistemas”

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP Departamento de Ciências Exatas e Aplicadas Campus João Monlevade
	
		
	
	
	
 “Trabalho, saúde e gênero: estudo comparativo sobre analistas de sistemas”
O artigo objetiva avaliar as repercussões, na saúde, do trabalho de 553 homens e mulheres que prestam serviço como analistas de sistemas na região metropolitana de São Paulo. Segundo as autoras Lys Esther Rocha e Myriam Debert-Ribeiro, há poucos estudos sobre isso no Brasil, o que comprova a importância da pesquisa.
	Há vários pontos positivos nesse artigo, fruto da pesquisa realizada, mas um dos mais relevantes é o fato de se analisar a interseção entre o trabalho e as atividades domésticas, fato que comprova a sobrecarga que recai sobre o gênero feminino. Essa discussão é extremamente importante no contexto atual em que o Governo pretende realizar uma Reforma Previdenciária igualando a idade mínima para aposentadoria entre homens e mulheres, sem levar em conta a dupla jornada feminina.
	Um aspecto negativo e que pode vir a ser aplicado em pesquisas futuras pode ser observado no item “instrumento de coleta de dados” em que foram aplicados questionários e entrevistas, mas não se mensurou o número de afastamentos no trabalho nas empresas pesquisadas em um determinado período de tempo, dado relevante e que poderia ser facilmente obtido no setor de Medicina do Trabalho quanto ao número de afastamentos por gênero e CID (código da doença). A pesquisa se tornaria mais abrangente, uma vez que recairia sobre o cenário econômico, fator que poderia motivar as empresas a adotarem medidas para se diminuírem os fatores de estresse e doença no ambiente de trabalho, como, por exemplo, promover atividades de relaxamento entre determinados intervalos de tempo, criar um espaço confortável para promover um descanso pós-almoço, dentre outras sugestões a serem estudadas e implementadas de acordo com o perfil da empresa e de seus funcionários.
Luís Eduardo Duarte Lana - 14.2.8598
 Março/2017

Outros materiais