Buscar

Apol 2 Direito do Trabalho e administração estratégica

Prévia do material em texto

MATHEUS ALVES DUTRA - RU: 1246256 
Nota: 100
PROTOCOLO: 201706261246256127E581
Disciplina(s):
Direito do Trabalho
Administração Estratégica
	Data de início:
	26/06/2017 17:43
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	26/06/2017 18:13
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Direito do Trabalho
As negociações coletivas na seara da relação laboral foram garantidas na Lei Maior/88, reconhecendo o acordo e a convenção coletiva de trabalho.
Sendo ambas do gênero negociação coletiva, podemos entender que são, respectivamente:
Nota: 20.0
	
	A
	A negociação feita entre os sindicatos representativos da classe patronal e profissional e a negociação acontecida entre um empregador e o sindicato profissional.
	
	B
	A negociação acontecida entre um ou mais empregadores com o sindicato profissional e a negociação feita pelos sindicatos representativos das duas categorias.
Você acertou!
A alternativa “b” está correta. O Decreto-Lei nº 5.452/43 (CLT), em seu art. 611, deixa bem claro, permitindo as negociações coletivas e definindo que a convenção coletiva de trabalho é o acordo firmado entre dois ou mais sindicatos representativos das categorias econômicas e profissionais e que é facultado aos sindicatos representativos de categorias profissionais celebrarem acordos coletivos com uma ou mais empresas da correspondente categoria econômica. Dessa forma fica evidenciado que as demais respostas são falsas.
	
	C
	A negociação acontecida entre um ou mais empregadores com uma comissão de empregados e a negociação feita pelos sindicatos representativos das duas categorias.
	
	D
	Negociações acontecidas com o objetivo de melhorar as condições de trabalho do obreiro que, para ter validade, deverão ser homologadas pelo Poder Judiciário.
	
	E
	Negociações feitas sempre entre os sindicatos representativos das duas classes, diferenciando-se apenas em virtude da matéria tratada por cada uma delas.
Questão 2/5 - Direito do Trabalho
O dirigente sindical possui estabilidade da relação de emprego, assegurada pela Constituição da República/88, significando que não pode ser demitido.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	Somente se for eleito e no período de duração de seu mandato.
	
	B
	Desde o registro de sua chapa, e sendo eleito, até um ano após o término de seu mandato, tendo que ficar à disposição de seu empregador durante todo o período pelo menos a metade de sua jornada diária de trabalho.
	
	C
	Desde o registro de sua candidatura, e sendo eleito, até um ano após o término de seu mandato.
Você acertou!
A alternativa “c” está correta, o diploma constitucional veda em seu artigo 8º, inciso VIII, a dispensa do empregado sindicalizado a partir do registro da candidatura a cargo de direção ou representação sindical e, se eleito, ainda que suplente, até um ano após o final do mandato, salvo se cometer falta grave nos termos da lei.
	
	D
	Desde o registro de sua chapa, e sendo eleito, até o último dia de seu mandato.
	
	E
	Desde o registro de sua chapa, e não sendo eleito, durante o primeiro ano após o pleito.
Questão 3/5 - Administração Estratégica
A visualização do futuro deve acontecer em duas partes: a fixação de metas de longo prazo e a definição de qual será a nova realidade organizacional quando as metas forem alcançadas. Enquanto a finalidade básica deve ser vista como o motivo de existência de uma empresa e permanecer sempre presente na mente de seus dirigentes, a meta, por sua vez, é algo que precisa ser buscado constantemente, depois de alcançada, novas metas devem ser estimuladas e buscadas, assim como a visão de futuro, que somente auxilia as empresas antes de se efetivar. Portanto, é preciso sempre estabelecer uma nova visão de futuro, de instituir o “fazer acontecer” e compreender toda a ousadia que isso implica.   Com base no enunciado acima, marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as proposições abaixo. Após, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta. (  ) É preciso criar a capacidade para apreender conteúdos tais como conceitos, conhecimentos e informações.  (  ) É preciso visualizar adequadamente tendências, antecipando-se e alcançando uma compreensão desses conteúdos.  (  ) É necessário incorporar novos conceitos e experiências às práticas do presente. (  ) Descarta-se a necessidade de imaginar o futuro.
Nota: 20.0
	
	A
	V – V – V – F
Você acertou!
Capítulo 2: Visualização do Futuro (livro referência da disciplina).
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	F – V – F – V
	
	D
	F – F – F – F
Questão 4/5 - Administração Estratégica
As organizações podem ser classificadas segundo a complexidade que está ligada aos procedimentos internos da organização, a composição e a forma como elas agem. O que determina a complexidade de uma organização é a sua gestão, o que pode ser representada por uma das proposições abaixo. Analise as opções abaixo e assinale a proposição correta.
Nota: 20.0
	
	A
	Tradicional e rotineira; de maior complexidade; de tecnologia de ponta.
Você acertou!
Capítulo 2: Quanto à Complexidade Organizacional (livro referência da disciplina).
	
	B
	De controle; de menor complexidade; de tecnologia de ponta.
	
	C
	Tradicional e rotineira; de menor complexidade; de tecnologia de ponta.
	
	D
	Tradicional e rotineira; de controle; de tecnologia de ponta.
Questão 5/5 - Administração Estratégica
Para estudarmos os conceitos de organização formal e informal, precisamos relembrar que a teoria estruturalista estuda o relacionamento entre a teoria clássica (que se concentra na organização formal) e a teoria das relações humanas (que tem como objeto de estudo a organização informal), buscando o equilíbrio entre as duas, a formal e a informal. Sobre organização formal e informal, complete as lacunas do texto abaixo de acordo com uma das propostas apresentadas. A organização __________ nos remete ao modelo de organização apontada pelo modelo de gestão que determina a ______________, controle, poder, regras e regulamentos e remuneração. A organização ___________, por sua vez, é aquela que estimula a ___________________ e o ___________________ entre as pessoas que fazem parte de toda a estrutura, dando ênfase à ___________.
Nota: 20.0
	
	A
	formal – divisão de trabalho – informal – criatividade – relacionamento – motivação
Você acertou!
Capítulo 2: Organização formal e informal (livro referência da disciplina).
	
	B
	formal – motivação –informal – criatividade – relacionamento – divisão do trabalho
	
	C
	informal – motivação – formal – criatividade – relacionamento – divisão de trabalho
	
	D
	informal – divisão de trabalho – formal – criatividade – relacionamento – motivação

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes