Buscar

Aceleração e atrito

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aceleração e atrito
B.L.dos Santos
Centro Universitário UNINTER
Pap – Rua Vinte de Setembro. – CEP: 92500-000 –Guaíba– RS - Brasil
E-mail:bernabe.lopes1@gmail.com
Resumo. Nos experimentos foram utilizados diferentes tipos de atrito para verificar diferença do deslocamento de um trenó para observar as diferentes situações que ocorrem com experimentos onde se utiliza um peso de massa diferente com objetos diferentes pode se observar os resultados obtidos e transferi para um gráfico.
1
Introdução
Utilizei um software de física virtual physics 3.0 imagens ilustrada e anexada no relatório para simular o experimento de um trenó de materiais diferentes em superfície de atrito de materiais diferentes, para verificarmos os efeitos causados pelo atrito na aceleração de um objeto considerando as massas utilizadas não representadas na tabela de dados.
Procedimento Experimental
Será utilizado inicialmente um trenó de madeira com massa de 2 kg, que será empurrado sobre uma mesa de plástico por um foguete com uma força de 15N. Realizar a substituição do material do trenó mantendo a mesa de plástico, após manter o trenó de madeira e mudar o material da mesa.
Análise e Resultados
Os experimentos no laboratório foram realizados em (cm) na tabela foram colocados em (m) para realização dos cálculos.
	Força(N)
	Dist.Perc pelo trenó (m)
	Tempo decorrido(s)
	Velocidade(m/s)
	30
	41,8
	6,18
	7,02
	50
	80
	6,76
	11,85
	78
	25,34
	4,53
	4,7
	100
	13
	3,27
	3,72
	300
	33,7
	5,35
	5,94
	 
	 
	 
	 
 Quando aumentamos o atrito da superficie de corrida da mesa. Temos uma redução na velocidade do trenó e um aumento no tempo para percorrer a mesma distancia assim leva menos tempo para o mesmo parar.Com a diminuição do atrido o efeito é o contrário faz com que aumente o espaço de deslocamento e tambem o tempo para parar o movimento.
 Após o desligamento do foguete quando o atrito é pequeno ou nenhum no caso do objeto plástico do trenó e o material da superfície de atrito também plástico continua em movimento até para em uma distância maior. Quando temos atrito maior o efeito é contrário, a madeira tem um atrito um pouco maior que plástico fazendo que deslocamento após a parada do foguete seja menor que o experimento anterior, o cimento apresenta um valor maior de atrito do que o da madeira, causando um deslocamento menor ainda, em comparação a borracha o atrito é tão grande que mesmo com o foguete aplicando força sobre o trenó o movimento é muito pequeno.
 As forças atuante no sistema que são a força do foguete ao ser desligado, apenas deixando a força de atrito, peso e gravidade continuam atuando no sistema causando sua parada depois de alguns instantes ou sendo um atrito muito forte causando a parada do trenó. 
.
Conclusão
Baseado nos resultados dos testes em um breve analise verificamos as combinações diversas existentes nos testes em relação aos experimentos utilizados nos laboratórios nos e representados nos gráficos acima podemos afirmar que com o aumento do atrito pode se constatar que o deslocamento perdem aceleração e alguns casos parando o movimento do trenó. Então a influência do atrito tem ligação direta com a aceleração do movimento.
Referências
Pesquisa no GOOGLE
AVA UNIVIRTUS
ESPU-UNINTER
BRASIL ESCOLA
WIKIPEDIA

Outros materiais