Buscar

Metodologia do ensino de ciências biológicas e da natureza

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Questão 1/2 - Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza 
“Os parâmetros Curriculares referente ao ensino de ciências Naturais no terceiro e no quarto ciclos (do 6º ao 9º ano) apresentam uma interessante história da disciplina, mostrando que, ao longo de 60 anos, poucas mudanças significativas ocorreram no sentido de torná-la mais compreensível, interessante e significativa à vida dos estudantes”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: KINDEL, Eunice Aita Isaia. A docência em Ciências Naturais: construindo um currículo para o aluno e para a vida. Erechim: Edelbra, 2012. p. 42.
De acordo com o livro-base Metodologia de ciências biológicas e da natureza, o que os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Ciências Naturais estabelecem sobre a disciplina de ciências? 
Estabelecem que  a  apropriação  dos    seus   conceitos    e    procedimentos    pode  contribuir   para o   questionamento  do  que   se   vê   e   ouve,  para  a   ampliação  das    explicações    acerca    dos  fenômenos    da    natureza,      para    a   compreensão    e    valorização    dos      modos    de    intervir    na  natureza    e    de  utilizar  seus  recursos,  para  a  compreensão  dos  recursos  tecnológicos  que  realizam  essas    mediações,    para    a    reflexão    sobre    questões    éticas  implícitas  nas  relações entre ciência, sociedade e Tecnologia.
 
Questão 2/2 - Metodologia de Ensino de Ciências Biológicas e da Natureza
Considere a afirmação a seguir: 
“Quando se opta por trabalhar metodologia de ensino com a finalidade de dar dicas de como ensinar, reduz-se esse ensino a uma série de prescrições organizadas (dicas) em roteiros e uso de técnicas, eliminando os aspectos reflexivos que envolvem os conteúdos de cada metodologia e, sobretudo, os aspectos interdisciplinares que se deve alcançar quando se pensa o perfil do professor em formação”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível no livro: BAPTISTA, Ana Maria Haddad; NÓBREGA, Maria Luiza Sardinha de; TODARO, Monica (Orgs.). Metodologias de Ensino: entre a reflexão e a pesquisa (Pedagogia de A a Z). v. 10. Jundiaí: Paco Editorial, 2013. p. 5.
De acordo com o livro-base Metodologia de ciências biológicas e da natureza, que tipo de metodologia deve ser aplicada para o ensino de ciências e o que se espera do aluno?
 
 
 
 A metodologia deve conter situações que relevem o ponto de vista social, cultural e científico, trabalhar com aspectos históricos, permitindo aos
estudantes compreenderem as relações entre o ser humano e a natureza,
diversificando métodos e estratégias de ensino para levar o aluno a uma
aprendizagem significativa. Também é importante proporcionar a observação,
a construção de hipóteses, coleta de dados e a discussão dos resultados, e
promover a inter-relação o conteúdo ensinado, o método aplicado, a técnica e
avaliação desenvolvida.
 
 
refere-se  ao  meio  ambiente  sem  estabelecer  vinculo  de interação com o homem como parte integrante desse meio.
2. as denominadas de esfera da vida.  são  as  relações  entre  comunidade  biológica  e  homem como  organismo  vivo  ,  onde  houver  v ida  ,  existe    a  biosfera  ,  onde  há  biosfera,  existe  uma integração entre todos os seres que a compõem.pg23

Outros materiais