Buscar

apol3 nota 80

Prévia do material em texto

CRISTINA OSELAME - RU: 1781869 
Nota: 80
PROTOCOLO: 201706191781869124CD47
Disciplina(s):
Sistemas de Informações Gerenciais
Comunicação Organizacional
	Data de início:
	19/06/2017 23:41
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	21/06/2017 23:27
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Com relação aos sistemas de informações, são várias as abordagens que tratam do assunto e que discutem, segundo seus referenciais teóricos e conceituais, elementos diversos, como os tecnológicos, os humanos e os normativos. Neste sentido, alguns autores enfocam o aspecto tecnológico dos sistemas de informações, enquanto outros enfocam os aspectos humanos e normativos, ou procedimentais.
Sobre o aspecto tecnológico, assinale a alternativa que corresponde a definição de redes de dados.
Nota: 20.0
	
	A
	A parte lógica de um sistema de informação. É este elemento que comanda todo o sistema, incluindo os computadores, os dispositivos periféricos e a rede de dados.
	
	B
	É o conjunto de telas produzidas por um programa, incluindo seus elementos visuais, ícones, gráficos, botões, menus, caixas de texto, entre outros elementos.
	
	C
	É a parte que congrega os elementos físicos de um sistema, onde se enquadram todos os tipos de computadores, bem como periféricos como monitores, teclados, impressoras e outros elementos de transmissão de dados.
	
	D
	É o elemento que interconecta os computadores e faz com que as informações circulem por todo o sistema, permitindo acesso aos dados – inclusive em modo remoto – e ao conteúdo do sistema.
Você acertou!
Resposta: ‘d’
Justificativa: A alternativa correta é a letra ‘d’, que apresenta a definição correta de rede de dados apresentada por Eleutério (2015, p. 76). As demais afirmativas apresentam definições de outros elementos relacionados com o sistema, como a afirmativa ‘a’, que corresponde ao conceito de software; a afirmativa ‘b’ corresponde ao conceito de interface de usuário; a afirmativa ‘c corresponde ao conceito de hardware; e a afirmativa ‘e’ corresponde ao conceito de Banco de Dados (ELEUTÉRIO, 2015, p. 80).
	
	E
	Repositório de dados onde se atende aos comandos enviados pelo software de forma que há um processo de transação de dados para retornar a resposta ao elemento solicitante.
Questão 2/5 - Comunicação Organizacional
Para Rodernel, Schimidt e Stadler (2012, p. 50) a delegação possibilita à equipe o aprimoramento de habilidades e competências, incentivando-a a assumir responsabilidades e desafios.
Tendo em vista o acima exposto, considere que você precisa treinar os líderes de sua empresa para que aprendam a delegar. Para isso, deverá apresentar aos líderes os benefícios de uma eficaz delegação tanto para ele como para a equipe e para a organização.
 Os itens a seguir, referem-se à delegação, analise todos e identifique aqueles que você apresentaria aos líderes da sua empresa como sendo eficazes.
I – Cumprir as metas estabelecidas é fundamental para os resultados da empresa, portanto, o curto tempo para realizá-las deve ser aceito pela equipe.
II – Organizar todas as tarefas de forma a permitir que os funcionários as realizem com segurança.
III – Explorar com os funcionários as dificuldades e os ajudar a encontrar suas próprias soluções.
IV – Reconhecer as realizações, os esforços e demonstrar apreciação.
V – Ter claro, para si mesmo, o que deseja e designar os funcionários mais adequados para as tarefas.  
Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	I, II e V.
	
	B
	III, IV e V.
Você acertou!
Alternativa correta letra “b ”.
Referência: RODERNEL, Pedro Levi. SCHIMIDT, Maria do Carmo. STADLER, Adriano. Desenvolvimento gerencial, estratégia e competitividade. Curitiba: InterSaberes. 2012, p 50 - 51.
Os itens III, IV e V se referem à delegação eficaz e são:
III – Explorar com os funcionários as dificuldades e os ajudar a encontrar suas próprias soluções.
IV – Reconhecer as realizações, os esforços e demonstrar apreciação.
V – Ter claro, para si mesmo, o que deseja e designar os funcionários mais adequados para as tarefas.
Resposta está em: RODERNEL; SCHIMIDT; STADLER, 2012, p. 50 – 51.
 
As alternativas “a”, “c”, “d” e “e” são incorretas.
Justificativas das alternativas incorretas:
Os itens I e II não se referem à delegação eficaz.
Forma correta do item I – Certificar-se de que o funcionário tem tempo hábil para dar conta da tarefa.
Forma correta do item II – Permitir que os funcionários realizem a tarefa da forma que acharem melhor.
Ver em RODERNEL; SCHIMIDT; STADLER, 2012, p. 50.
	
	C
	II, III e IV.
	
	D
	I e IV.
	
	E
	III e V.
Questão 3/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
Hoje, usar a internet, fazer compras on-line, buscar emprego por meio de redes sociais profissionais, ou realizar outras inúmeras atividades com o auxílio da internet e das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), bem como de sistemas de informação (SI), é algo comum para muitas pessoas.
Vemos, assim, que os SI se tornaram uma realidade para pessoas e para organizações, sejam elas públicas ou privadas, pois as empresas de hoje utilizam diariamente SIs e ferramentas de TIC para desenvolverem suas ações, sejam em níveis operacionais, táticos ou estratégicos. A utilização dessas ferramentas é frequente e a forma como os SI são utilizados depende de empresa para empresa, mas todas as organizações que fazem uso dessa ferramenta sabem da sua potencialidade no contexto empresarial.
Neste sentido, assinale a afirmativa que corresponde à utilização dos Sistemas de Informação no nível operacional dentro das empresas:
Nota: 20.0
	
	A
	Os SI no nível operacional oferecem aos gestores informações de qualidade para o processo de tomada de decisão.
	
	B
	Os SI no nível operacional se destinam a automatizar tarefas rotineiras, registrando e organizando dados provenientes de operações.
Você acertou!
Justificativa: Conforme apontado por Eleutério (2015, p. 85), os SI no nível operacional se destinam automatizar tarefas rotineiras, registrando e organizando dados provenientes de operações, portanto, a letra ‘b’ é a alternativa correta. A afirmativa de letra ‘a’ está relacionada com os níveis táticos e estratégicos; A afirmativa de letra ‘c’ está relacionada com os SI nas instituições públicas; A afirmativa ‘d’ está relacionada com as redes sociais e profissionais; e a afirmativa ‘e’ está relacionada com o nível estratégico das empresas.
	
	C
	Os SI no nível operacional são utilizados como canais de informações e de serviços para cidadãos.
	
	D
	Os SI no nível operacional conectam usuários por meio de interações pessoais, com finalidades específicas.
	
	E
	Os SI no nível operacional oferecem a possibilidade de estudos e comparações de dados para atividades como o planejamento estratégico.
Questão 4/5 - Comunicação Organizacional
As experiências acumuladas pelas pessoas ao longo da vida são determinantes para os comportamentos que adotam.  O maior desafio de um gestor é compreender o que ele precisa mudar em si e só depois agir para efetivar  essas mudanças. Com isso, poderá ajudar a equipe a mudar suas práticas de interação, de aprendizagem e de ação, proporcionando desenvolvimento das pessoas.
Rodernel, Schimidt e Stadler (2012) apontam algumas sugestões que podem ajudar o gestor a criar um ambiente voltado para o crescimento pessoal.
Analise os itens abaixo e identifique aqueles que apresentam as sugestões propostas pelos autores.
I - O gestor deve deixar clara sua intenção de criar condições para o crescimento, oferecendo recursos, oportunidades e apoio.II – O gestor deve avaliar as pessoas Individualmente, discussões abertas sobre os pontos fortes e fracos da unidade podem gerar conflitos.
III – O gestor deve inserir componentes de coaching em suas atividades regularmente.
IV – O gestor precisa descobrir formas eficazes de estimular, reconhecer e compensar o progresso de cada componente e da equipe.
Assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	I e II.
	
	B
	III e IV.
	
	C
	I e IV.
	
	D
	I, II e III.
	
	E
	I, III e IV.
Você acertou!
Alternativa correta letra “ e ”.
Referência: RODERNEL, Pedro Levi. SCHIMIDT, Maria do Carmo. STADLER, Adriano. Desenvolvimento gerencial, estratégia e competitividade. Curitiba: InterSaberes. 2012, p 49.
Os itens I, III e IV são corretos, portanto, apresentam sugestões que podem ajudar o gestor a criar um ambiente voltado para o crescimento pessoal.
I - O gestor deve deixar clara sua intenção  de criar condições para o crescimento, oferecendo recursos, oportunidades e apoio.
III – O gestor deve inserir componentes de coaching em suas atividades regularmente.
IV – O gestor precisa descobrir formas eficazes de estimular, reconhecer e compensar o progresso de cada componente e da equipe.
Resposta está em: RODERNEL; SCHIMIDT; STADLER, 2012, p. 49.
 
As alternativas “a”, “b”, “c” e “d” são incorretas.
Justificativas das alternativas incorretas:
O item II NÃO ESTÁ CORRETO, pois o gestor deve promover discussões abertas com seu pessoal para avaliar pontos fortes e fracos da unidade, de modo a fornecer subsídios para um plano de aprimoramento da equipe.
Ver em RODERNEL; SCHIMIDT; STADLER, 2012, p. 49.
 
Questão 5/5 - Sistemas de Informações Gerenciais
O conceito de sistemas é um elemento de base para se trabalhar com sistemas de informações. Dentre as definições de sistemas vistas em aula e no material didático, alguns elementos são comuns, como a entrada, o processamento, a saída e o ambiente. Além disso, essa base conceitual de sistemas oferece inúmeras possibilidades para se trabalhar e entender o que são e como funcionam os sistemas de informações.
A partir do exposto, leia e analise as afirmativas a seguir:
I. Um sistema pode ser visto como um conjunto de elementos isolados, não acoplados entre si, que trabalham coletivamente para o alcance de objetivos específicos.
II. Um sistema pode ser visto como um conjunto de elementos inter-relacionados e interdependentes, que atuam em conjunto para o alcance de objetivos específicos.
III. A ideia de sistema leva a pressupor que entre os seus elementos há uma interação mútua, na qual os elementos, além de relacionarem-se, são capazes de influenciar uns aos outros.
IV. As empresas são um exemplo de sistema aberto, uma vez que possuem interação com seus ambientes e importação e exportação de recursos diversos.
Assinale a alternativa correta:
Nota: 0.0
	
	A
	Somente a afirmativa I é correta;
	
	B
	Somente as afirmativas I e II estão corretas;
	
	C
	Somente as afirmativas I e III estão corretas;
	
	D
	Somente as afirmativas II e IV estão corretas;
	
	E
	Somente as afirmativas II, III e IV estão corretas.
Justificativa: Conforme visto em aula, os sistemas são conjuntos de elementos inter-relacionados e interdependentes, que atuam em conjunto para o alcance de seus objetivos. Além disso, os elementos de um sistema têm o potencial de influenciar os demais elementos, tornando o sistema em um agente dinâmico. Outro ponto sobre os sistemas está relacionado com os sistemas abertos, como o caso das empresas, onde há troca de recursos/elementos entre os ambientes interno e externo. Dessa forma, apenas a afirmativa ‘a’ está incorreta (ELEUTÉRIO, 2015, p. 67-68).
Conheça o novo AVA

Outros materiais