Buscar

Comunicação e Linguagem - WEB AULA 01

Prévia do material em texto

ADMINISTRAÇÃO
 WEB AULA 1
Unidade 1 
 “Comunicação” e “linguagem”. Como você relaciona esses dois termos? Qual é o papel da linguagem na comunicação? O que é, de fato, comunicar? O que é comunicar bem? Essas são questões que merecem certa atenção no ambiente administrativo, uma vez que o sucesso de muitas ações estratégicas depende do bom uso da linguagem, em um eficiente processo comunicativo. Por isso, nesta unidade, estudaremos alguns conceitos basilares no que tange à comunicação e ao seu papel no mundo administrativo.
Inicialmente, conceituaremos a comunicação, entendendo-a como um processo dinâmico e multifuncional, a partir do enfoque das funções da linguagem e, também, dos aspectos sociais que a permeiam. Por fim, examinaremos a presença da comunicação no universo empresarial, verificando as habilidades necessárias para que os textos que circulam nesse campo sejam eficazmente comunicativos.
Pronto para estabelecer esse contato comunicativo com o conhecimento? Então, vamos lá!
 
O processo da comunicação
“Comunicação” é uma palavra muito presente em nossa vida, não é? Como você a definiria?
Bordenave (1987, p. 19) diz que “[...] a comunicação é uma necessidade básica da pessoa humana, do homem social”. Quando iniciamos um processo de comunicação, passamos a atribuir significados às coisas. É por meio dela que nós nos situamos no mundo, transmitimos ideias e mensagens, informamos e somos informados. Trata-se, assim, de um processo que acompanhou o homem ao longo de toda a sua história, com papel relevante no desenvolvimento da humanidade.
No entanto, a comunicação caracteriza-se por relativa complexidade, pois envolve uma série de mecanismos, de recursos, os quais, juntos, são engendrados para o alcance de objetivos específicos. Esse sistema comporta alguns elementos, definidos por Jakobson (1995) da seguinte forma:
Basicamente, de acordo com o clássico esquema de Jakobson (1995), o processo comunicativo ocorre assim: em um dado contexto, por meio da utilização de certo canal e de certo código, dois indivíduos – o emissor e o receptor – estabelecem contato, permitindo que, entre eles, uma mensagem seja veiculada. Neste exato momento, vivemos um exemplo disso: no contexto desta aula, por meio deste material didático e da linguagem comum entre nós dois, eu e você, professor e aluno, mantemos contato para que sejam transmitidas informações necessárias ao seu desenvolvimento. Isso é comunicação!
Ao ser posta em funcionamento, via linguagem, a comunicação perpassa todos os ambientes da vida cotidiana. Está presente em casa, na escola, no trabalho, nas ruas, enfim, quando falamos em comunicação, referimo-nos a um fenômeno multifacetado, onipresente no mundo contemporâneo e determinante em certas situações. Esse é o caso da comunicação empregada no mundo empresarial, administrativo, a qual pode ser a responsável pelo sucesso ou pelo fracasso de um único funcionário, de todo um setor ou, em maior grau, de uma instituição inteira.
Em síntese, “[...] o importante é procurar considerar a comunicação como uma ação integrada de meios, formas, recursos, canais e intenções” (REGO, 1986, p. 10). Ela pode se dar de variadas maneiras, por meio do acionamento de variadas estratégias, selecionadas para finalidades diversas: relatar, informar, impressionar, questionar, convencer, corrigir, organizar... Comunicar é empregar a linguagem com vistas à interação.
E é sob o viés interacional que devemos conduzir nossas reflexões, pois, como vimos, a comunicação parte de um ponto – o emissor – em direção a outro – o receptor –, promovendo uma relação dialógica, interativa. No âmbito da linguagem, como você já deve pressupor, a interação tem papel fundamental, ainda mais se pensarmos nas discussões hoje empreendidas acerca das relações entre os indivíduos. Se há necessidade de interação, há necessidade de comunicação.
A comunicação, como vimos, constitui um processo de extrema importância. Ao ser considerada, também, uma atividade humana, podemos traçar seu percurso na história, verificando que, em cada época, os efeitos comunicativos ocorreram de forma distinta. Observe essa evolução no vídeo “A história da comunicação”, disponibilizado a seguir:
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=7eaxsg5-lbY
 
Acesso em: 9 mar. 2014.
	Questão para Reflexão
De acordo com o vídeo, atingimos um estágio em que a comunicação está baseada na transmissão da “informação minuto a minuto: a internet”. Reflita: considerando a inevitável e incessante evolução tecnológica, qual é o futuro da comunicação no mundo?
 Funções da linguagem
 
Você percebeu as relações estabelecidas entre comunicação e linguagem? Temos aí dois elementos indissociáveis: a comunicação é um fato linguístico. No entanto, devemos refletir sobre o que é a linguagem, conceitualmente tão complexa como a própria comunicação. Tal complexidade foi marcada, historicamente, por três concepções distintas, modos diferentes de ver a linguagem e a sua função no mundo. Observe como Koch (2010, p. 7) sintetiza essas ideias.
 
 
De acordo com a primeira concepção, a língua é percebida como um simples recurso para a expressão do pensamento do homem e do seu conhecimento de mundo. A segunda concepção, por sua vez, ancora a língua em um caráter comunicativo, assumindo-a como um mecanismo de transmissão de informações. E a terceira, por fim, encara a língua sob o viés interacional, do qual já falamos, ou seja, ela é vista como um elemento a partir do qual se estabelecem relações, praticam-se ações.
Paremos um instante, no entanto, para pensarmos: quando fazemos o uso da língua, é possível que percebamos as três concepções de forma interligada, não é mesmo? Em outras palavras, usamos a língua para expressar nosso pensamento, para transmitir mensagens, para interagir com outros indivíduos, tudo ao mesmo tempo. Embora a última concepção, no estágio atual dos estudos da linguagem, seja a mais difundia, é natural que tais concepções não podem ser tomadas como excludentes, mas, sim, complementares.
O fato é que, em seu dia a dia, é provável que você consiga identificar uma lista bastante extensa de atividades nas quais/para as quais você emprega a língua, a linguagem. Desde um singelo cumprimento a um conhecido na rua até as mais formais conversas com os colegas na empresa, por exemplo, a linguagem sempre está presente, exercendo sua função.
Mas, afinal, a linguagem tem função?
Se você respondeu que “sim”, acertou!
Lembra-se dos elementos da comunicação propostos por Jakobson (1995), discutidos há pouco? Pois bem. Para cada um deles – emissor, receptor, contexto, canal, código e mensagem –, existe uma função específica da linguagem sendo desempenhada. Embora pareça algo complexo, a identificação dessas funções é bastante simples: a partir de características presentes nos textos, conseguimos detectar o elemento sobre o qual a ênfase recai, o que nos leva ao tipo de função. Observe no quadro a seguir:
 
 
Os textos, no entanto, não comportam apenas uma função. É possível que a linguagem percorra vários caminhos durante o seu funcionamento. Assim, como reforça Jakobson (1995), há uma ordem hierárquica de funções, ou seja, uma função será predominante, capaz de determinar a estrutura verbal do enunciado, embora outras estejam presentes.
É por isso que, ao efetuar um processo comunicativo, você precisa ter seus objetivos bem definidos, para que faça escolhas adequadas e construa um texto eficaz. Ao se considerar o propósito do texto, o enfoque que será dado, a linguagem assumirá marcas específicas, desempenhando bem sua função.
 No vídeo a seguir, você encontra uma síntese de cada um dos tipos das funções da linguagem, as quais, como vimos, são diretamente relacionadas aos elementos constituintes do processo comunicativo.
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=kCp4mM_SVuE
 
Acesso em: 9 mar. 2014.
 
	Questão para Reflexão
Com base nessas informações apontadas no vídeo, reflita: em qual função da linguagem se enquadraria nossaaula?
 Que tal conhecer um pouco mais sobre esse assunto?
No livro “Funções da linguagem”, Chalhub (1987) discute pormenorizadamente cada uma das variadas possibilidades de transmissão de mensagens.
Aspectos sociais da comunicação
 
Até aqui, você viu que a comunicação, via linguagem, promove a interação entre os indivíduos. Do ponto de vista social, então, qual a importância da comunicação? Observe essa interessante citação de Bordenave (1987, p. 17-18):
[...] a comunicação não existe por si mesma, como algo separado da vida da sociedade. Sociedade e comunicação são uma coisa só. Não poderia existir comunicação sem sociedade, nem sociedade sem comunicação. A comunicação não pode ser melhor que sua sociedade nem está melhor que sua comunicação. Cada sociedade tem a comunicação que merece. ‘Dize-me como é a tua comunicação e te direi como é a tua sociedade.
Essa passagem nos deixa uma importante reflexão, não é? O que seria da sociedade, hoje e ao longo de toda a história, sem a comunicação? Diante disso, podemos definir algumas funções sociais para a comunicação, conforme aponta Teixeira (2007, p. 25-27, grifo do autor):
• Função ideacional: na comunicação, são transmitidos valores e crenças, pertencentes ao sistema ideológico da sociedade.
• Função interpessoal: na comunicação, por meio das relações sociais, são construídas as identidades individuais e coletivas.
• Função textual: na comunicação, as informações (os textos) organizam-se de acordo com a situação social em que se inserem. 
Diante disso, percebemos que a comunicação é envolta por aspectos sociais de toda ordem, os quais determinam sua eficácia. Comunicar, portanto, pressupõe tomar como ponto de partida o ambiente social em que emissores e receptores se encontram, vivenciando a linguagem a partir de escolhas adequadas a cada situação comunicativa.
 Ao discutirmos a comunicação, verificamos que se trata de um processo que evoluiu, transformou-se historicamente. Enquanto integrante da sociedade, portanto, ao ser modificada, também modifica as relações sociais. Observe a charge a seguir:
 Acesse:  
http://www.ojornalista.com/wp-content/uploads/2009/08/evolution_of_communication_twitter_traduzido.jpg
Acesso em: 9 mar. 2014.
 Questão para Reflexão
“O que há mais para se dizer, como você avalia a fala do personagem da charge indicada no “Saiba Mais”
A qualidade na comunicação empresarial
 No âmbito empresarial, qual o enfoque a ser dado para a comunicação? Conforme aponta Rego (1986, p. 10), nesse ambiente, a comunicação deve ser pensada “[...] de maneira estratégica, como forma de impulsionar e assessorar a administração na conquista de melhores resultados”. Desse modo, segundo o autor, “a comunicação deixa de ser considerada despesa para se inserir, definitivamente, no rol dos bons investimentos”.
Para Kunsch (2003, p. 69), “[...] o sistema comunicacional é fundamental para o processamento das funções administrativas internas e do relacionamento das organizações com o meio externo”. É inquestionável, portanto, sua imprescindibilidade. Porém, em uma empresa, não basta apenas dar espaço à comunicação. Deve-se primar, sobretudo, pela sua qualidade. E como definir a eficácia comunicativa?
O gerenciamento da qualidade da comunicação empresarial deve ser efetuado continuamente, de forma planejada. É necessário que a empresa utilize uma linguagem compartilhada por todos os seus integrantes, para que se erradiquem as possibilidades de falhas. Em outras palavras, todos devem dominar a “língua da empresa”: Quais os seus objetivos? O que se espera de suas atividades? As ações de todos devem convergir para uma mesma direção.
Basicamente, podem ser apontados alguns elementos basilares que colaboram na instauração ou na manutenção da efetividade comunicativa em uma empresa: clareza, transparência; facilidade de acesso às informações; amplitude da abrangência das informações.
É apenas quando a comunicação for norteada por esses valores, assumida como um elemento determinador de sucesso, que os bons resultados começam a aparecer. É com base nessa ideia que a sua qualidade é alcançada, com todos os integrantes dos processos administrativos cientes de sua relevância.
 Em uma empresa, são inúmeras as possibilidades de se transmitir mensagens, informações. Algumas são altamente eficazes, enquanto outras, nem tanto. Observe a imagem a seguir:
 Imagem disponível em:http://files.saiadolugar.com.br/arquivos/2010/03/Ciclo-vicioso.jpg
 
Acesso em: 9 mar. 2014.
 Questão para Reflexão
Em sua opinião, como definir o melhor meio de comunicação dentro do ambiente empresarial?
Habilidades para a construção do texto no ambiente empresarial
 Certamente, em algum momento da sua vida, você ouviu alguém dizer: “escrever textos é muito difícil”. Talvez você mesmo pense dessa forma, não é? É fato que a elaboração textual, em qualquer ambiente, exige o domínio de certas habilidades. No entanto, a palavra-chave para uma comunicação escrita de qualidade é o planejamento.
No frenético ritmo do mundo empresarial, porém, é comum a falta de tempo para esse planejamento. Assim, conforme Teixeira (2007, p. 47), “[...] o importante é desenvolver a capacidade de expressão escrita com eficácia e eficiência e interiorizá-la, para que, na velocidade das trocas de comunicação, os erros e a falta de clareza sejam minimizados ou eliminados por completo”.
O domínio de tais habilidades – uso de linguagem adequada, emprego de expressões específicas, conhecimentos ortográficos e gramaticais, domínio de diferentes tipos de textos – demanda, no entanto, certo tempo. Não é de uma hora para outra que você se tornará um exímio comunicador. A prática, aliada a atividades de leitura, é imprescindível para esse desenvolvimento.
De início, na redação de textos no ambiente empresarial, deve-se ter como ponto de partida a compreensão da situação em que o texto será produzido. Assim, a natureza da comunicação é mais facilmente identificada, o que viabiliza uma estruturação mais eficaz. Você deve seguir, portanto, o seguinte caminho:
1) Identificar a situação de comunicação.
2) Delimitar os objetivos do texto.
3) Delimitar a forma de apresentar o texto.
De qualquer forma, independente da situação ou dos objetivos propostos, a clareza deve sempre ser buscada. É esse um dos fatores preponderantes para a qualidade de qualquer texto escrito, especialmente dentro de uma empresa, em que a informação deve circular de modo fluido, sem interferências. Assim, seja claro sempre. Desenvolva essa habilidade, e as outras serão aprimoradas também!
 Você pensa que comunicar é fácil? Se essa atividade já é complexa na vida cotidiana, imagine em uma empresa! Muitas barreiras podem impedir sua eficácia. Observe as falhas comunicativas evidenciadas no vídeo a seguir.
Vídeo disponível em: http://www.youtube.com/watch?v=yZgKEAz9BWo
 
Acesso em: 9 mar. 2014.
 Questão para Reflexão
Como a falha na comunicação, nesse caso, poderia ter sido evitada? Proponha soluções viáveis.
  
No vídeo anterior, você visualizou uma grave falha na comunicação dentro de uma empresa. Você já parou para pensar nas catastróficas consequências que um equívoco na emissão e, especialmente, na recepção de uma mensagem pode causar? Isso se torna ainda mais perigoso quando o equívoco é replicado, disseminado dentro do ambiente administrativo. Sobre isso, observe a charge a seguir:
Charge disponível em: http://setesys.com.br/wp-content/uploads/2012/06/RadioCorredor.jpg
 
Acesso em: 9 mar. 2014.
 Questão para Reflexão
Do ponto de vista da comunicação, como um “boato” poderia ser definido?
 Você tem dúvidas sobre como se comunicar por meio da escrita? Embora ainda tenhamos muito a discutir sobre isso, você pode antecipar suas reflexões a partir da leitura de uma interessante obra.
Em “Técnicas de comunicação escrita”, Blikstein (2006) aborda os elementos constituintes da comunicação, a partir de uma seleção de conteúdos que mostram que a boa escrita é aquela capaz de comunicar eficazmente, e não aquelasimplesmente bonita ou difícil.
Estude, pois, como o próprio autor diz, “[...] quem não escreve bem... perde o trem”!
 
 
Qual é a importância da escolha linguística adequada na comunicação?
 
Você percebeu o quanto saber se comunicar é importante?
Ao longo de nosso percurso nesta unidade, pudemos verificar que a comunicação constitui um processo bastante complexo, com resultados dependentes de uma série de fatores: escolhas, ambientes, objetivos. Trata-se de uma ferramenta social extremamente relevante, que guia, de certa forma, as relações entre os indivíduos, que dependem da comunicação para se compreenderem.
Discutimos, também, a necessidade de habilidades específicas para que a comunicação se concretize com eficácia, atingindo resultados favoráveis no ambiente empresarial. Assim, com base nessa ideia, convido você a percorrer uma nova etapa de estudos, na próxima unidade, na qual abordaremos aspectos importantes, especialmente relacionados à construção de textos eficazmente comunicativos. Até lá!
  Como você viu, a comunicação é um elemento integrador dos processos administrativos, pois permite a integração de várias áreas em uma empresa. Reflita: quais os principais problemas decorrentes de uma comunicação ineficiente? Acesse o fórum e discuta com seus colegas a importância da comunicação. Comunique-se!

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes