Buscar

Questão 1 prova economia politica

Prévia do material em texto

Questão 1/5 Bens e serviços apresentam sensibilidade específica às variações de preços e da renda, que são medidas pela elasticidade, um mecanismo útil para a determinação de políticas e de estratégias empresariais ou de política econômica.De acordo com Tebchirani (2011), explique a Elasticidade-Preço da Demanda: 
A elasticidade-preço da demanda mede a sensibilidade da demanda em relação às mudanças de preços, sendo i nfluenciada pelos seguintes fatores: disponibilidade de bens substitutos; essencialidade; peso no orçamento do consumidor; e, horizonte temporal. 
 
Questão 2/5 Existem vários tipos de conhecimentos, como: conhecimento Místico, paradigma, conhecimento Religioso e ciência Positivista. Descreva o conceito de paradigma. Nota: 20.0 
Paradigma, segundo Kuhn (1998), é uma palavra que emerge da teoria do conhecimento, e se refere a um padrão a ser seguido pela sociedade. Ou É um tipo de conhecimento validado pelo grupo, influenciado pelas descobertas científicas de cada época. (Página 32 do livro base). 
Resposta: Paradigma é um modelo ou padrão a seguir.Ou seja, é uma coisa determinada que não há modificação. 
Questão 3/5 A aurora do sistema capitalista se dá com a acumulação de capital, que ocorre a partir do século XVI devido aos seguintes fatores: a descoberta de ouro e prata na América, a conquista e o saque da Índias Orientais e a transformação da África em fonte de mão de obra escrava. Sendo assim, a evolução do pensamento econômico se d eu por algumas correntes originadas a partir dessa época. 
ESCOLA K EYNESIANA. John Maynard Keynes (1 883-1946), considerado o f undador da macroeconomia, mostrou que as economias capitalistas não t inham a capacidade de promover automaticamente o pleno emprego, abrindo caminho, assim, par a o uso da política econômica . Esse processo desenvolveu-se contrariamente à proposta neoclássica, segundo a qual a ação governamental deveria limitar -se à produção dos chamados bens públicos. A teoria geral do emprego, do juro e da moeda, de Keynes, é considerada o marco divisor da macroeconomia, propondo um novo esquema teórico para explicar a Grande Depressão dos anos 1930 – cataclísmico acontecimento histórico que horrorizou o mundo pelos seus efeitos econômicos e políticos, quando a teoria neoclássica não conseguia mais explicar a situação (TEBCHIRANI, 2011, p.25). 10 
Questão 4/5 No século XIX, Augusto Comte sistematizou o emergente paradigma científico n ewtoniano -cartesiano e o denominou deciência positivista. O que é o conhecimento científico para o positivismo?
Para o positivismo, o conhecimento científico é a única forma verdadeira de conhecimento: uma teoria é correta se for comprovada por de métodos .16 
Questão 5/5 Max Weber descreve as seguintes contribuições do estruturalismo sobre a disfunção burocrática: racionalidade instrumental, influência na ação humana, predominância e distância entre formal e informal. Descreva o conceito de uma destas contribuições: 
Racionalidade instrumental = dinâmica entre os meios e fins, cálculo utilitário de consequências. Influência na ação humana = somos limitados por nossas crenças e valores quando decidimos; é difícil sermos imparciais. Predominância da lógica racional sobre a intuição. 16

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes