Buscar

TCC Projeto Deisiele (Formatado)

Prévia do material em texto

CENTRO UNIVERSITÁRIO INTERNACIONAL UNINTER
IDENTIFICAÇÃO
Deisiele Mendes Santos De Sá		RU 1023858
TEMA
A literatura na educação infantil.
DELIMITAÇÃO
A literatura no processo de ensino aprendizagem na educação infantil
PROBLEMATIZAÇÃO
Como a literatura pode contribuir como um processo de aprendizagem na educação infantil?
JUSTIFICATIVA
A literatura infantil é arte que usa a palavra como linguagem expressiva e como tal deve ser trabalhada. Mais do que um modo de cognição, a literatura é um alimento para alma.
A literatura infantil é um recurso rico em informações e nos oferece um método prazeroso e divertido em ensinar crianças da educação infantil lições variadas e importantes para a vida toda. A literatura infantil é um produto cultural da sociedade contemporânea que oferece a criança um meio de educa-la através de fabulas ou narrativa.
Contar histórias é um costume antigo, e foi a partir deste originou -se a literatura infantil.
A literatura da adaptação de contos por pessoas comuns em rodas de histórias. Antes disso, não havia preocupação em inclui-las na família ou na sociedade, porque a infância era totalmente desconsiderada, as crianças praticavam juntamente com os adultos, a vida política e social, testemunhavam as guerras, a vida, as festas...
OBJETIVOS
OBJETIVO GERAL
Analisar a importância da literatura na educação infantil
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
. Despertar na criança o interesse e o gosto pela leitura e escrita,
. Desenvolver na criança o processo de desenvolvimento cognitivo, percepção visual e a ampliação da oralidade através da contação de histórias.
. A construção do conhecimento, através da literatura.
FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA
Sabemos que os primeiros contados infantis com a literatura ocorrem com histórias de contos de fadas contadas pelos pais, despertando o interesse das crianças pelas histórias infantis. No processo da aquisição da leitura e a escrita, a literatura infantil tem uma grande importância, pois nos anos iniciais da educação formal, a criança está na fase dos sonhos e adora ouvir histórias que envolvem o mundo imaginário. Afirma Bamberger (1977, p.36) que a fase dos 2 a 5 ou 6 anos
É a fase de mentalidade mágica, em que a criança faz pouca diferença entre o mundo externo e o interno. A literatura vai ajudá-la a fazer a distinção entre o “eu” e o mundo, através dos livros, de gravuras de objetos de seu meio. Entre 4 a 6 anos a criança prefere a leitura do realismo mágico: contos de fadas, lendas, mitos, fábulas, que podem oferecer mudança imaginativa, pois nessa fase do seu desenvolvimento a criança é essencialmente suscetível à fantasia.
No processo de alfabetização, a literatura infantil tem função recreativa e pedagógica, quando trabalhada de forma lúdica e criativa. O ato de ler e escrever estão intimamente ligados. Cabe ao professor favorecer o processo de alfabetização, propiciando que as crianças realizem atividades organizadas de tal forma que as muitas maneiras de representação infantil (colar, falar, cheirar, montar etc.). É fundamental reconhecer que a aprendizagem da leitura e da escrita tem uma função social e cultural. Nesse sentido
A literatura infantil é antes de tudo, literatura, ou melhor, é arte: fenômeno de criatividade que representa o mundo, o homem, a vida, através da palavra. Funde os sonhos e a vida prática, o imaginário e real, as ideias e sua possível (impossível realização) (COELHO, 1986, p.27).
Contar histórias também possui segredos e técnicas, é uma arte. O narrador deve estar consciente de que o importante da história é que ele conte o que aconteceu, emprestando vivacidade à narrativa, por isso é importante escolher bem o texto, para recriá-lo na linguagem oral sem limitações impostas pela escrita. De acordo com Sisto (2004, p. 01).
Fazer nascer uma história não é uma tarefa fácil ou simples. E depende tanto de quem conta quanto de quem ouve. E todo o “nascimento” deve vir cercado de cuidados: o local (que deve ser “exato”): os gestos e movimentos (que exigem uma enorme precisão); as palavras (que deve, vai “desenhado” um mundo novo a voz (que deve convidar a proximidade ao sim ato de uma enorme responsabilidade.
METODOLOGIA
Para a formação deste trabalho fez se a escolha do tema de interesse a delimitação do assunto a ser pesquisado, em seguida foi organizado um plano de pesquisa.
Nos procedimentos práticos, este é um estudo bibliográfico sobre: a literatura na educação infantil. A pesquisa foi realizada por meio de leituras, a partir de livros, sites, artigos e fontes eletrônicas que tratam sobre o tema pesquisado; e suas contribuições como um processo de ensino aprendizagem e a alfabetização na vida do educando.
 
REFERENCIAS
BAMBERG, R. COMO INCENTIVAR O HÁBITO DE LEITURA. SÃO PAULO: CULTRIX, 1977.
COELHO, BETTY. CONTAR HISTÓRIAS: uma arte sem idade. SÃO PAULO: ÁTICA, 1986.
SISTO, CELSO. O MISTERIOSO MOMENTO: a história do ponto de vista de quem ouve (e também vê). IN: GIRARDELO, GILKA (org.) BAÚS e chaves da narração de histórias, FLORIANÓPOLIS SESC-SC, 2004, p.82-93.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

36 pág.
25 Contos de Machado de Assis

EM Doutor Francisco Rondinelli

User badge image

Leonardo Guedes

Perguntas Recentes