Buscar

Licenciamento Ambiental e Direito Constitucional

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

Licenciamento Ambiental e Direito Constitucional
No Art.225 da constituição fica caracterizado que um meio ambiente equilibrado é direito de todo cidadão e portanto é função do poder público garanti-lo á população
Apesar de na constituição não estar expresso que atividades prejudiciais ao meio ambiente devem ser licenciadas, a necessidade da licença está implicitamente associada quando nos incisos I, II, III, IV, V e VII do primeiro parágrafo está escrito:
I. “preservar e restaurar os processos ecológicos essenciais e prover o manejo ecológico das espécies e ecossistemas”.
II. “preservar a diversidade e a integridade do patrimônio genético do País e fiscalizar as entidades dedicadas á pesquisa e manipulação de material genético .” 
III.”definir, em todas as unidades da federação, espaços territoriais e componentes a serem especialmente protegidos, sendo a alteração e supressão permitidas somente através de lei vedada qualquer utilização que comprometa a integridade dos atributos que justifiquem sua proteção.”
IV. Se refere ao estudo prévio de impacto ambiental.
V.”controlar a produção, a comercialização e o emprego de técnicas, métodos e substâncias que comportem risco para a vida, a qualidade de vida e o meio ambiente”.
 VII.”proteger a flora e a fauna, vedadas, na forma da lei, as práticas que coloquem em risco sua função ecológica, provoquem a extinção de espécies, ou submetam os animais a crueldade”.
Licenciamento Ambiental e Política Nacional do Meio Ambiente
(Lei 6.938/81)
O licenciamento ambiental é um instrumento para se atingir a política Nacional de Meio Ambiente que procura compatibilizar desenvolvimento sócio-econômico com utilização racional dos recursos ambientais.
Na PNMA estão elencados instrumentos necessários para o desenvolvimento sustentável. Entre os quais estão:
-O estabelecimento de padrões de qualidade ambiental;
- O zoneamento ambiental;
- A avaliação de impactos ambientais;
- o licenciamento de atividades potencialmente poluidoras; 
-Incentivo á criação e utilização de tecnologias para a melhoria da qualidade ambiental;
- Criação de espaços protegidos;
- Penalidade para o não cumprimento das medidas necessárias á preservação ou correção da degradação ambiental;
- Prestação de informações relativas ao meio ambiente. 
 
O art. 6º da Lei nº 6.938 criou o Sistema Nacional do Meio Ambiente (SISNAMA).
Fazem parte do SISNAMA:
- Órgão Superior – Conselho do Governo- Sua finalidade é auxiliar o Presidente da República na elaboração e formulação da Política Nacional do Meio Ambiente. 
Órgão Consultivo e Deliberativo – CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente) - Sua finalidade é de estudar e propor diretrizes e políticas governamentais para o meio ambiente e deliberar, sobre normas, critérios e padrões de controles ambientais. Este órgão procede através de suas resoluções.
Órgão Central – Ministério do Meio Ambiente dos Recursos Hídricos e da Amazônia Legal – trata-se de um órgão Federal, que tem por finalidade, implementar os acordos internacionais referente à área ambiental. É também encarregado de coordenar, supervisionar e planejar as ações relativas à Política Nacional do Meio Ambiente.
Órgão Executor – IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) - este órgão tem autonomia administrativa, encarregado de executar a Política Nacional para o Meio Ambiente, além de realizar as fiscalizações pertinentes. Trata- se de uma entidade autárquica, dotado de personalidade jurídica.
Órgãos Seccionais - Secretarias Estaduais do Meio Ambiente e Entidades Supervisionadas (CETESB – Companhia de tecnologia de saneamento Ambiental em São Paulo, FEEMA – Fundação Estadual de Engenharia do Meio Ambiente, no Rio de Janeiro) – São entidades estaduais responsáveis pela execução de programas e projetos de controle. Além disso, têm a finalidade de fiscalizar as atividades potencialmente poluidoras.
Órgãos locais – Entidades ou Órgãos Municipais - São os órgãos municipais, voltados para o Meio Ambiente. Avalia e estabelece normas e padrões relativos ao controle e à manutenção da qualidade do Meio Ambiente, tendo em vista o uso racional dos recursos. Será sempre respaldado nos Órgãos Estaduais e Federais.
As ações de licenciamento, registro, autorizações, concessões e permissões relacionadas á fauna, á flora, e ao controle ambiental são de competência exclusiva dos órgãos integrantes do SISNAMA.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais