Buscar

Estudo de caso

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Estudo de caso
Uma pesquisa de campo seria uma atividade bem interessante,. A professora pode dividir a turma em dois grupos, sendo que em um deles os alunos deverão procurar os moradores mais antigos da comunidade em questão, recolhendo fotos , documentos, entre outros materiais que mostrem como era a escola antes. O outro grupo realizaria a mesma atividade , só que sobre a escola nos tempos atuais. Como culminância, faria uma exposição com os materiais recolhidos, fazendo com que os próprios alunos percebam as mudanças e as permanências na escola.
Acho muito importante a professora organizar uma pesquisa direcionada para a época da fundação da escola, como era o perfila das pessoas que frequentavam a escola na época da sua fundação, pesquisa que deverá ser feita através de entrevistas com as pessoas mais velhas da cidade, onde poderão obter fotos com roupas da época, paisagens do bairro da cidade e da escola. outra pesquisa deverá ser direcionada para a situação política do Brasil e do mundo na época da fundação da escola e agora nos tempo atual traçando uma linha do tempo, sempre com a orientação da professora. Realizar pesquisas na internet sobre período em que foi fundada a escola e agora montando com os alunos e o professor de informática um documentário para se visto nas festividades.
Por isso seria fundamental a participação de todos para elaboração de pesquisa de campo. Buscando informações geográficas como era a a escola e a cidade anteriormente e se tratando a interação com a historia seria busca de materiais que fizeram parte histórica tanto da cidade como da escola. Com isto os alunos podem contar com a ajudar da comunidade interna e externa. Outro apoio seria do museu da cidade com dados e provas para tal mudança. Entrelaçar as atividades favorecendo a comparação das informações e das perspectivas diferentes sobre um mesmo acontecimento, fato ou tema histórico: esta atitude indagativa auxilia na formulação de hipóteses e de questões. A professora enfim propor uma feira cultural onde os alunos separados em grupos fariam demonstrações históricas e mostrando a importância também do novo, contribuindo para a consciência crítica e descoberta de si como agente de transformação social, com o poder de intervir na sociedade.
Em primeiro lugar uma pesquisa no histórico da escola, após a professora pede aos alunos para fazer uma entrevista com os avós sobre como era a escola, depois da entrevista fazer um gráfico com os dados coletados pelos alunos. Outra ideia legal seria fazer uma gincana onde todos os alunos poderiam participar, escolher o nome da equipe, grito de guerra, trazer um aluno que estudou na escola que pudesse contar alguma coisa sobre a escola, um passa ou repassa com perguntas referentes a escola, em que ano foi fundada, primeiro diretor,etc... as equipes que cantar o hino da escola corretamente pontuam, criar uma paródia com o tema aniversário de 50 anos da escola, cada equipe confeccionar uma maquete da escola, com localização do bairro, fazer pintura de rua, trazer uma professora que deu aula na escola antigamente, criar um slogan para a escola e um desenho, que o vencedor poderia ser impresso e distribuído para os alunos, painéis, mapa conceitual. Outra ideia poderia ser feito um teatro escrito pelos próprios alunos sobre a história da escola e apresentado para toda a comunidade escolar. Gravar um vídeo com entrevistas aos professores e ex alunos da escola.
identificar junto a secretaria o primeiro aluno matriculado na escola, a primeira turma de formandos, o primeiro diretor, os primeiros professores, o zelador mais antigo, enfim, buscar a primeira história da escola. Promover uma recepção com autoridades e comunidade e convidá-los para discursar aos novos alunos. Neste programa especial, fazer um turismo por entre as instalações da escola, mostrando as novidades e interpelando sobre como era no tempo em que estavam ativos na escola. Esta troca de experiências abriria portas de convívio mais afetivo entre escola e comunidade.
Juntamente com o mapeamento temporal, geográfica, fotos e depoimentos de pessoas, a professora poderá sugerir que os alunos pesquisem também como os alunos se vestiam naquela época e comparar com os dias de hoje, qual era a produção econômica e social da época, quais foram as mudanças estabelecidas na escola, o que permaneceu na concepção da instituição, e analisar como os alunos expressam essas diferenças. Também quais foram as mudanças feitas no aspecto arquitetônico, essa instituição evoluiu, quais foram as conquistas, considerando que somos feitos de história e precisamos conhecê-la, para assim, avançarmos ao futuro e termos novas ideias e conhecimentos novos. Poderá fazer com que os alunos relatem em forma de reportagem, com cartazes, charges, poesias, comparações, e materiais da época tudo o que descobriram.
a escola da época; a interação professor e aluno; a concepção de escola; a metodologia utilizada por ela; se possível pegar fotos da época; números de alunos em processo de inclusão ( Necessidades Educativas Especiais); se a comunidade participa do Projeto Político Pedagógico da escola; quais eram as principais características da escola. A professora em uma roda de conversa poderia sugerir aos alunos que a metade da turma pesquisassem como era a educação de antes na escola da comunidade e a outra metade da turma fariam uma pesquisa de como é a atual educação da escola da comunidade. Poderiam fazer uma exposição na escola e compartilhar com todos os alunos e a comunidade explicando como era a educação de antes e de como é a educação da atualidade.
fazer uma exposição com os documentos , o que se tem na escola hoje , a tecnologia os materiais usados hoje , as ferramentas tecnológicas de hoje com a exposição das máquinas de escrever , mimeógrafos usados na época, retroprojetores , fazer a comparação do que mudou, o que isso significa, como é usada a tecnologia de hoje para benefício da educação.
Uma sugestão minha, seria a boa pesquisa de campo de toda a historia da escola, fatos e fotos, conversas ou entrevistas com pessoas mais vividas, pais, alunos , profissionais da escola de épocas diferentes; enfim que toda a turma trouxesse uma grande quantidade material, de conhecimento para que em sala houvesse conversação, interação, debate e planejamento e juntamente com a professora construíssem maquetes com os mais diversos materiais, que representassem as mudanças geográficas e históricas da escola. Finalizando essa experiência, em grupos e cada qual com sua maquete de época, apresentariam oralmente passo a passo cada evolução (representando de forma oral, visual e palpável do principio aos dias atuais) dessa instituição de ensino para o publico presente na festividade.
-Fazer uma pesquisa previa na escola, com fotos da mesma desde sua inauguração. -Imprimir e levar as fotos para a aula em ordem cronológica. -Dois dias antes de a aula pedir aos alunos que conversem com familiares, amigos, moradores da cidade que freqüentaram a escola em tempos remotos.
-Pedir para que os mesmo tragam informações de como funcionava a escola antigamente:
Quem trabalhava na escola? Quem eram os alunos? A escola de hoje é igual a que era há tempos atrás?
O que mudou? A escola continua no mesmo prédio, ou mudou de endereço? Antigamente tinha mais ou menos pessoas morando na cidade?
Outras pessoas com o tempo mudaram para a cidade? Antigamente havia alguma restrição para freqüentar a escola?E hoje tem alguma? As pessoas que freqüentaram a escola gostaram da mesma? E você gosta hoje da sua escola?
Com o passar do tempo a escola mudou a concepção de ensinar? O lugar que hoje você esta é igual à de anos atrás ou algo mudou?
-No dia da aula dividir a turma em dois grupos, as fotos da escola devem estar no quadro colocado de maneira cronológica, ou seja, da mais antiga para a mais nova. -Os alunos devem observar as fotos, e com a mediação do professor começar a discutir e expor a resposta de cada pergunta do questionário. -Esse questionário contempla a construçãodo espaço (escola e seu redor), a mudança ocorrida na sociedade da mesma cidade da escola com o passar do tempo, por vários fatores, que devem ser explicados e mostrados aos alunos. Usando as fotos colocadas no quadro fazer uma sistematização dos acontecimentos, conforme forem colocados pelos alunos e mediados pelo professor. Dessa forma os alunos poderão ter uma idéia do que aconteceu com a escola (prédio),e com as pessoas que fizeram parte dessa historia de cinqüenta anos da instituição(sociedade).
Construindo dessa forma a noção de espaço e a identidade sociocultural.

Outros materiais