Buscar

ESTUDO DE CASO INTERDICIPLINARIDADE HISTÓRIA E GEOGRÁFIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

ESTUDO DE CASO INTERDICIPLINARIDADE HISTÓRIA E GEOGRÁFIA
Total da nota: 100%
QUESTÃO ORIENTADORA: Qual proposta de atividade que faça os alunos perceberem as mudanças e permanência na escola, e seus espaços a professora poderia sugerir?
RESPOSTA
	Acredito que seria interessante realizar uma busca de fotos e imagens, onde haveria participação do alunos e seus pais, para que juntos em comunidade resgatem a história da escola em que a criança está matriculada.
	Muito se discute a respeito da importância de fotos, jornais e artigos da época atual. Assim reviver o que foi na época importante para os alunos, demonstrará para juventude a evolução tanto do prédio escolar quanto dos demais aspectos da vida.
	Os moradores antigos podem por exemplo ter real noção das mudanças que teve na região onde moram e o crescimento da historia geográfica da sua comunidade.
	A interdisciplinaridade mostra grupos de incompetência no profissionalismo na maioria dos docentes, fatos que tem sido muito discutido nos encontros pedagógicos. 
	É possível a interação entre disciplinas aparentemente distintas, esta interação é uma maneira de acrescentar ou suplementar a formulação do saber crítico-reflexivo, devendo ser este valorizado. 
	Quanto a disciplina de geografia o pedagogo poderia pedir aos alunos que fizessem um gráfico descrevendo as mudanças físicas da escola, no qual englobaria a quantidade de aluno, professoras, faixas estaria etc.
	Essa pesquisa de campo é importante para resgatar histórias de como era o perfil das pessoas que freqüentaram a escola na época em que foi fundada, explicando por exemplo como era as roupas e os uniformes que os alunos vestiam, a paisagem da cidade englobando os bairros e outras escolas.
	Acho importante também falar sobre a política do Brasil na época da fundação da escola. 
	Contudo o professor deve se ater a passar para seus alunos fatos que foram marcantes para a sociedade de que faz parte, e importantes para o nosso país.	
	Portanto, o mais importante é conhecermos a história de uma escola e participarmos destas histórias como benefício, is alunos passam a conhecer mais sobre os relatos e fatos que foram relevantes naquela época.
	O professor deve fazer uma analise junto ao alunos e dividir idéias sobre o que irá realizar na feira cultural, quais demonstração históricas deverão ser usadas, demonstrando a importância também do novo. A feira cultural vem contribuir para o ensinamento, ajudando a passar fatos que poucos tem conhecimentos. Outras turmas também poderão participar da feira cultural, ocasião em que a própria escola disponibilizará o espaço para a concretização do evento cultural, onde pais e a sociedade poderão participar.
	Ao idealizar o projeto da feira cultural na escola e buscar novos conhecimentos, será necessário usar idéias brilhantes e informações geográficas e históricas do passado da sua escola.
	Com isso o professor demonstra a importância das duas disciplinas, História e Geografia, dentro da sala de aula, pois as duas misturam passado e presente de época, tão diferentes, ajudando estimular a curiosidade dos alunos.

Outros materiais