Buscar

Regras básicas do Futsal Atualizadas

Prévia do material em texto

Regras básicas do Futsal Atualizadas: Resumo das Regras oficiais do Futsal 2017
A quadra nas Regras Básicas do Futsal
Qual tamanho da quadra de Futsal? A quadra de Futsal é um retângulo e suas medidas são:
Competições internacionais FIFA: 38 a 42 metros de comprimento e 20 a 25 metros de largura.
Competições nacionais (Brasil) adulto e sub-20: mínimo 38 metros de comprimento e mínimo de 18 metros de largura.
Competições nacionais femininas adulto, sul-20, sub-17 e sub-15 e competições nacionais mas masculina sub-17 e sub-15 o comprimento mínimo é de 36 metros e a largura mínima é de 18 metros
a área penal no Futsal
A área penal/área do goleiro no Futsal é uma das principais regras do Futsal, fica em um raio de 6 metros das traves. A marca penal ficará marcada a 6 metros do ponto médio entre as duas traves.
Há também um segundo ponto penal há 10 metros do ponto médio entre as duas traves. Para cobrança de Tiro Livre Direto sem barreira, quando uma equipe ultrapassa o limite de 5 faltas por tempo de jogo.
Marcação de Tiro de canto na Quadra de Futsal
Nos quatro cantos da quadra de Futsal serão marcados um quarto de círculo de 25 centímetros, para cobrança do tiro de canto/escanteio.
As Metas ou Traves no Futsal
Qual tamanho das traves de Futsal? O tamanho das traves é uma das regras básicas do Futsal, a distâncias entre as traves é de 3 metros de largura, e o travessão ficará a 2 metros de distância do solo.
Zona de substituição no Futsal
Há uma zona onde serão feitas as substituição no Futsal, que fica em frente a cada banco de reservas/área técnica com 5 metros de largura.
A bola no Futsal
Nas categorias adulta, sub-20- sub-17 e sub-15, masculina e feminina, a bola de Futsal terá uma circunferência de 62 a 64 centímetros e um peso de 400 a 440 gramas.
Por quantos jogadores é formada uma equipe de Futsal?
Uma equipe de Futsal é composta por 5 jogadores, sendo um deles o goleiro. Em competições oficiais o número máximo de reservas é de 9 atletas. As substituições no Futsal são ilimitadas. As substituições podem ser feitas com o bola em jogo ou fora de jogo, desde que na  ZONA DE SUBSTITUIÇÃO.
Equipamentos no Futsal
Os equipamentos de um jogador de Futsal são: camisas de manga longa ou curta, calção curto, meião, caneleira e tênis. As camisas serão numeradas na frente e nas costas, a numeração pode ser de 01 a 99. Os goleiros devem usar camisas de cores diferente dos jogadores e árbitros.
O Árbitro no Futsal
No Futsal há o árbitro principal e o segundo árbitro/auxiliar que atuam em quadra, e o terceiro árbitro/anotador e o cronometrista que atuam fora de quadra, na mesa.
Duração da partida de Futsal
Uma partida de Futsal é cronometrada e dividida em dois tempos iguais. Para partidas adulta, sub-20 e sub-17 serão dois tempo de 20 minutos, já para partidas sub-15, serão dois tempos de 15 minutos. O intervalo entre os tempos de jogo deve ser de no máximo 15 minutos.
Tempo técnico e tempo extra no Futsal
Os pedidos de tempo também são regras básicas do Futsal, cada equipe de Futsal tem direito a um tempo técnico por tempo de jogo. O tempo extra/prorrogação será de dois tempo de 3 ou 5 minutos.
Tiro de saída no Futsal
Uma das principais regras do Futsal, o tiro de saída no Futsal é decidido por sorteio, a equipe que vencer o sorteio escolhe o lado da quadra que quer jogar, a que perder o sorteio sairá com a bola. Não é permitido gol direto de tiro de saída no Futsal.
Impedimento nas Regras do Futsal
Não existe impedimento nas regras oficiais do Futsal.
As Faltas nas Regras do no Futsal
Tiro livre direto
São as faltas cometidas por qualquer jogados que envolva contato físico com o adversário ou de toque intencional de mão na bola.
Tiro penal ou Pênalti nas  Regras Básicas do Futsal
É a falta de tiro livre direto cometida dentro de sua própria área penal.
Tiro livre indireto: uma das Principais Regras do Futsal
São as faltas cometidas pelo goleiro ou um jogador de linha que não envolve contato físico direto. Ex.: Quando o goleiro toca com as mãos uma bola recuada por um companheiro de equipe.
Regras Básicas do Futsal: Faltas do Goleiro
No Futsal não é permitido ao goleiro ficar com a bola, com os pés ou com as mãos, por mais de 4 segundos em sua quadra de defesa. Na quadra de ataque o goleiro pode tocar na bola livremente e por quanto tempo quiser como um jogador de linha.
É permitido apenas um recuo de bola para o goleiro, e ele não pode receber a bola recuada usando as mãos, após um recuo, ele só poderá receber a bola em sua quadra de defesa se ela tocar em um adversário.
Sanções disciplinares no Futsal
No Futsal o cartão amarelo significa advertência e o cartão vermelho significa expulsão.
Procedimentos após um cartão vermelho / expulsão
Se uma equipe tiver um jogador expulso, ficará com um jogador a menos por 2 minutos ou até sofrer um gol.
Se ambas as equipes tiverem jogadores expulsos e estiverem com o mesmo número de jogadores em quadra, a recomposição das equipe só será feita após os 2 minutos.
Se ambas as equipes tiverem jogadores expulsos, porém uma das equipes estiver em inferioridade numérica por ter tido mais jogadores expulsos, a equipe em inferioridade numérica pode ter a reposição de um jogador após sofrer um gol. Ex.: A equipe A teve dois jogadores expulso, a equipe B teve 1 jogador expulso, caso a equipe A, que está em inferioridade numérica, sofra um gol antes de passado 2 minutos após a expulsão, a equipe A poderá ter a reposição de um jogador.
Regras Básicas do Futsal: o Tiro lateral
O tiro lateral no Futsal é cobrado com os pés, a bola deve ser colocada sobre a linha ou até 25 cm fora da quadra, o jogador que cobrar o tiro lateral não pode estar com os pés dentro da quadra. A cobrança deve ser feita em 4 segundos. Não é permitido gol direto de tiro lateral.
Regras do Futsal: Arremesso de meta
O arremesso de meta no Futsal deve ser cobrado exclusivamente pelo goleiro, usando as mãos, dentro de usa área de gol e em até 4 segundos.
Regras Básicas Futsal: Tiro de canto
O tiro de canto/escanteio no Futsal é cobrado com a bola no quarto de círculo, com os pés em até 4 segundos.

Outros materiais