Buscar

Apol 3 Motivação e satisfação no trabalho e qualidade de vida no trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

ANDREIA CRISTINA PINHEIRO DE MELO - RU: 1260134 
Nota: 100
PROTOCOLO: 20170619126013412481CD
Disciplina(s):
Motivação e Satisfação no Trabalho
Qualidade de Vida no Trabalho
	Data de início:
	19/06/2017 20:06
	Prazo máximo entrega:
	- 
	Data de entrega:
	22/06/2017 19:45
Atenção. Este gabarito é para uso exclusivo do aluno e não deve ser publicado ou compartilhado em redes sociais ou grupo de mensagens.
O seu compartilhamento infringe as políticas do Centro Universitário UNINTER e poderá implicar sanções disciplinares, com possibilidade de desligamento do quadro de alunos do Centro Universitário, bem como responder ações judiciais no âmbito cível e criminal.
Questão 1/5 - Motivação e Satisfação no Trabalho
Estudamos que existe  algum consenso na definição de satisfação que a define como reação afetiva ao trabalho. Também verificamos que a forma de medi-la está centrada em várias perspectivas e uma delas denominada de modelo tripartite da atitude. A satisfação no trabalho é parte da atitude e considera a diferença existente entre três construtos.
Pergunta-se: Quais são os três construtos que compõe o Modelo Tripartide de atitude?
Nota: 20.0
	
	A
	Avaliações,  Crenças e Emoções
Você acertou!
Estudamos que a definição de satisfação no trabalho como parte da atitude considera as diferenças existentes entre três construtos relacionados:
Avaliações sobre o trabalho ( julgamentos avaliativos gerais sobre o trabalho).
Crenças sobre o trabalho.
Experiências afetivas quanto ao trabalho.
Fonte: Página 144 do livro base.
	
	B
	Estado Emocional, Bloqueador e Realizador
	
	C
	Prazer, Desprazer e Valorização
	
	D
	Surpresa, Controle e Necessidades
	
	E
	Relevância, Consequência e Afinidade
Questão 2/5 - Motivação e Satisfação no Trabalho
No capítulo IV do livro base da disciplina de Motivação e Satisfação no Trabalho, abordou-se a função psicológica do trabalho. Os estudos de Yves Clot sobre a Função Psicológica do Trabalho trazem uma nova visão do trabalho como campo primordial para o desenvolvimento do homem.
Analise as assertivas que estão dispostas na sequência  que versam sobre o pensamento de Yves Clot sobre a função psicológica do trabalho:
I. Trabalho é uma das atividades entre tantas outras e, portanto, exerce na vida pessoal uma função psicológica como as demais e têm o mesmo grau de importância.
II. O trabalho ou emprego “ não é uma entidade, mas uma abstração referente a uma combinação de tarefas desempenhadas por um indivíduo em certo contexto físico e social por remuneração financeira.
III. O trabalho é espaço fundamental para a construção da saúde e da identidade não só de indivíduos, mas de coletividade e da sociedade como um todo.
IV. O trabalho embora faça parte da vida do sujeito, não têm uma função vital, pois não envolve um duplo processo de invenção e renovação, no qual cada um se vê como sujeito e objeto.
 
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	As assertivas III e IV estão incorretas.
	
	B
	Todas as assertivas estão incorretas.
	
	C
	Apenas a assertiva II está incorreta.
	
	D
	Todas as assertivas estão corretas.
	
	E
	Apenas as assertivas II e III estão corretas.
Você acertou!
A Assertiva I está incorreta, uma vez que  afirma o autor supra citado que “ trabalho não é uma atividade entre outras. Exerce na vida pessoal uma função psicológica específica que se deve chegar a definir. E isso, precisamente, em virtude de ser ele uma atividade dirigida.”
As assertivas II e III estão corretas (p. 141 do livro base)
A assertiva IV está incorreta, pois o trabalho exerce uma função vital, pois envolve um duplo processo, de intervenção e de renovação, no qual cada um de nós se vê como sujeito e objeto.
Questão 3/5 - Qualidade de Vida no Trabalho
Quando falamos de assédios no trabalho, entende-se que estes ocorrem nas relações de trabalho e isso se torna uma questão grave. Considerado como crime e devastador da qualidade do ambiente psicossocial na organização impacta diretamente na qualidade de vida do colaborador assediado.
 Avalie as afirmativas a seguir sobre o conceito de assédio.
I. Assédio implica cerco com insistência, de uma pessoa para a outra.
II. Assédio é uma experiência que favorece a autoimagem e a autoestima, pois ocorre de uma pessoa para a outra.
III. Assédio tem definido o propósito de abalar a moral, a autoestima e a autoimagem do assediado.
IV. Assédio é somente uma relação que ocorre naturalmente entre os colaboradores e gestores dentro da empresa e muitas vezes positiva.
V. Assédio não implica em poder nem manipulação somente relações interpessoais profissionais.
É correto o que se afirma em:
Nota: 20.0
	
	A
	I e V, apenas.
	
	B
	II e IV, apenas.
	
	C
	III e V, apenas.
	
	D
	I e III, apenas.
Você acertou!
Assédio implica cerco com insistência, de uma pessoa para a outra. Assédio tem definido o propósito de abalar a moral, a autoestima e a autoimagem do assediado. Livro páginas 95 e 96.
	
	E
	III e IV, apenas.
Questão 4/5 - Qualidade de Vida no Trabalho
Como já entendemos o que significa assédio, desenvolvemos mais esse conceito relacionando também o assedio a condição moral. Moral está ligada ao conjunto de regras e princípios obtidos que conduzem determinado grupo. Resumimos como ser um tratado sobre o bem e o mal que estabelece o que deve ser feito ou não. Sabemos que no ambiente de trabalho varias situações podem provocar constrangimentos entre outros problemas. Porém para serem consideradas assédio é necessário que algums elementos caracterizadores exista.
Assinale a alternativa que apresenta todos os caracterizadores de assédio moral que foi estudado:
Nota: 20.0
	
	A
	Repetição irritativa, direcionalidade e desconhecimento do trabalho desenvolvido, relação estável favorável.
	
	B
	Repetição sistemática, intencionalidade, direcionalidade, degradação liberada das condições de trabalho   
Você acertou!
Repetição sistemática, intencionalidade, direcionalidade, degradação liberada das condições de trabalho. Livro páginas 96, 97, 98 e 99.
	
	C
	Queda da eficiência; ausências repetidas; isolamento
	
	D
	Uso abusivo de medicamentos; irritabilidade constante; eclosão ou agravamento de doenças
	
	E
	Ação não repetitida, gestão por injúria.
Questão 5/5 - Motivação e Satisfação no Trabalho
A satisfação no trabalho depende também da personalidade e do temperamento das pessoas que executam funções ou ocupam cargos. Ao nos referirmos a personalidade, é necessário observar as diferenças individuais com relação a padrões de características de sentir, pensar e agir (Kasdin, 2000). O temperamento por sua vez, “ refere-se às diferenças individuais em reatividade e autocontrole que emanam de uma base constitucional” (Leary, Hoyle, 2009,p.35).
Sobre as causas pessoais da satisfação do trabalho, levando em consideração os conceitos acima, é CORRETO afirmar que:
Nota: 20.0
	
	A
	As variáveis individuais afetam a satisfação no trabalho, contudo não afetam os aspectos contextuais do trabalho, e isso nos remete a pensar que os fatores organizacionais são preditores importantes da satisfação.
	
	B
	A satisfação aumenta com a idade, atingindo um platô na idade de 55 a 60 anos.
	
	C
	Apesar do gênero ter maior influencia do que a idade para predizer a satisfação, ainda não se têm uma certeza se as mulheres são mais satisfeitas que os homens.
	
	D
	Alguns dos melhores preditores disponíveis da satisfação do trabalho fazem parte dos chamados traços fundamentais da auto avaliação, em especial a autoeficácia generalizada, a autoestima, a estabilidade emocional.
Você acertou!
A (    ) Incorreta, pois as variáveis individuais afetam a satisfação com aspectos contextuais do trabalho, sendo até mais importantes do que  os fatores organizacionais para predizer a satisfação com o trabalho em si.
B(   ) Incorreta,  pois sim, a satisfação no trabalho aumenta com a idade, atingindo oseu platô na chamada meia idade, por volta dos 45 anos de vida e não 55 a 60 anos.
 
C(   ) Incorreta, pois já se sabe que o gênero tem maior influência do que a idade para predizer a satisfação no trabalho, em geral as mulheres reportam maiores níveis de satisfação do que os homens.
 
D (   )  Correta. Alguns dos melhores preditores disponíveis da satisfação do trabalho fazem parte dos chamados traços fundamentais da auto avaliação, em especial a autoeficácia generalizada, a autoestima, a estabilidade emocional.
E (   ) Incorreta, pois segundo Judge; Bono e Locke(2000), a relação entre os traços de autoavaliação e a satisfação no trabalho existe e é parcialmente mediada pela complexidade do trabalho.
	
	E
	Não há relação entre os traços de autoavaliação e a satisfação no trabalho , pois essa relação apenas diz respeito a complexidade do trabalho.

Outros materiais

Outros materiais