Buscar

ATIVIDADE DISCURSIVA (INTERATIVA)

Prévia do material em texto

Nos dias de hoje é clara as constantes tentativas de manifestação dos cidadãos brasileiros, no que se refere à politica, uma vez que os debates políticos estão ganhando cada vez mais força devido ao grande desenvolvimento tecnológico que temos em nossa sociedade, dessa forma, os cidadãos estão possuindo mais acessibilidade às questões relacionada ao governo e aos nossos representantes, inclusive os jovens também estão se interessando mais por assuntos no que tange a esse tema. Porém é notável a dificuldade que temos em efetivar nossas verdadeiras vontades como povo, diante dessa vasta corrupção que nos rodeia, ficamos diante de fortes obstáculos quanto ao relacionamento no que diz respeito ao povo para com governantes.
Relacionando essa questão com o que Rousseau pensa, podemos perceber que suas ideias se aplicam atualmente em nossa forma de governo, pois com a participação direta do POVO SOBERANO no poder seria possível construir a VONTADE GERAL que seria uma escolha mais benéfica ao povo, com limitações ao governo no qual nos como cidadãos iriamos exercer a democracia e os governantes iriam nos representar de forma que não iriam prevalecer suas vontades, mas sim a do povo. A República é vista como garantia da LIBERDADE, valor colocado como condição à sociedade, o que de fato acontece em nossa sociedade contemporânea, com algumas restrições, mas bem impostas.
Desse modo, é de suma importância o incentivo para a juventude interagir e trocar ideias nesse circulo tão importante formando por cidadãos, claro que não só os jovens, mas toda a população, buscando discutir sobre o que nos cerca, já que vivemos em uma democracia e à vista disso temos essa possibilidade. A possibilidade que a constituição brasileira de 1988 nos garante de participarmos indiretamente e diretamente nas decisões do Brasil, já que isso nos é permitido, deveria ser algo mais comum para fazer valer nosso papel de povo soberano e prevalecer nossa vontade geral, não deixando o poder concentrado nas mãos dos REPRESENTANTES dessa soberania.
É importante verificar também o teor das manifestações, se realmente são relevantes ao nosso ordenamento jurídico e social, assim é considerável que haja dialogo para que seja feita mudanças fundamentais para a melhora do nosso Estado. 
Observado esses pontos, é pertinente salientarmos que devemos ter bom senso antes de iniciar discussões, para não sejamos levianos em levar aos órgãos envolvidos demandas que não irar nos acrescenta, muito pelo contrario, que criará mais dificuldades.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes