Logo Passei Direto
Buscar
Material
páginas com resultados encontrados.
páginas com resultados encontrados.
left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

left-side-bubbles-backgroundright-side-bubbles-background

Crie sua conta grátis para liberar esse material. 🤩

Já tem uma conta?

Ao continuar, você aceita os Termos de Uso e Política de Privacidade

Prévia do material em texto

A ORIGEM DO SCANNER
O Scanner é um dispositivo que utiliza-se da tecnologia óptica para capturar imagem ou textos, podendo ser armazenados em um computador, fazendo varreduras na imagem ou no texto gerando impulsos elétricos através de um captador de reflexos. O primeiro aparelho de scanner teve origem na história da informática na década de 50 mais foi em 1963 que o Alemão Rudolf Hell criou o primeiro aparelho.
Primeiro scanner em 1963.
Desde então veio evoluindo até os dias de hoje, de um aparelho que necessitava de um espaço bem amplo para agora caber em mãos. O scanner que conhecemos nos dias de hoje só foi popularizar-se apenas na década de 90, isso só depois que as grandes marcas como a HP e Canon passaram a investir neste setor.
Os primeiros scanners de tambor foram copiadoras, a captura de informações com tubos fotomultiplicadores. Os itens a serem verificados são montados em um cilindro que gira o tambor, e isso é passado em frente ao equipamento óptico que capta a imagem, sua maior limitação reside no fato de não poderem receber originais não flexíveis e somente digitalizarem imagens e traços horizontais e verticais. Ele tem a capacidade de identificar um maior número de variações tonais nas áreas de máxima e de mínima.
Scanner de tambor
Logo após surgiu o scanner de mesa, que mais tarde tornou-se acessível na década de 1990, cuja função se assemelha a de uma fotocopiadora, com formato retangular a sua operação é simples, com a opção de utilizar uma folha de papel e apoiar uma tampa para pressionar o documento ao leitor, e o processo de varredura realiza a leitura. 
Scanner de mesa
Atualmente vivemos em um mundo cada vez mais tecnológico e digital, e não demorou até que os documentos físicos e livros também se rendessem a essas transformações, onde arquivos ficariam guardados por tempo indeterminado em arquivos portáteis e de fácil acesso, para que isso tudo se formasse realidade. 
O grande destaque dessa inovação fica a cargo do escâner portátil, que representa a modernidade de um aparelho super compacto que conta atualmente com uma memória de grande expansão, para armazenamento interno, ou impressão por wifi, seu tamanho reduzido facilita muito a digitalização, uma vez que é necessário apenas passar o scanner sobre o documento selecionado, sem cabos complicados para o uso, são uma boa opção para acadêmicos ou profissionais que necessitam de uma grande quantidade de livros, com o auxílio desse equipamento, se torna muito mais a acessível e barato pois pagará somente pela impressão se assim desejar. Outro ponto positivo é a comodidade agregada pois pode ser utilizado em qualquer ambiente que desejar. 
Scanner portátil tem design compacto e pode vir equipado com wireless.
Além disso, o scanner portátil ainda oferece suporte para cartão micro SD, para guardar as digitalizações de documentos em massa e livro, pois com ele oferece mais rapidez e agilidade ao acesso da informação desejada. 
Seguem algumas vantagens da digitalização de documentos:
Propicia rapidez e agilidade ao acesso da informação desejada.
Reduz custo na distribuição de informação.
Reduz custo de armazenamento, duplicação e localização de papel.
Automatiza o processo de entrada de dados.
Permite acesso à informação de qualquer lugar e por um número ilimitado de pessoas.
Contribui e gera melhorias no processo de atendimento em geral.
Gera maior segurança às informações por permitir controle de acesso aos documentos.
Tratamento de imagem (correção de brilho e contraste, remoção de páginas em branco, posicionamento automático, etc…)
Para finalizar está pesquisa conclui-se que o scanner teve um papel fundamental, pois ao longo dos anos foi se modernizando para melhor atender as necessidades dos usuários, conforme Bueno (1999, p.87) conceitua a tecnologia como um processo contínuo através do qual a humanidade molda, modifica e gera a sua qualidade de vida.
REFERÊNCIAS
Bueno, N. de L. O desafio da formação do educador para o ensino fundamental no contexto da educação tecnológica. Disponível em: http://www.ppgte.cefetpr.br/dissertacoes/1999/natalia.pdf. (Acesso em: 19 Mai 2017).
Diferença entre impressoras e scanners: tipos e tecnologias. Disponível em:
http://originaleexclusivo.com.br/diferenca-entre-impressoras-e-scanners-tipos-e-tecnologias/.(Acesso em: 17 Mai 2017).
Evolução do monitor. Disponível em: http://cefoperadordeinformatica-epse.blogspot.com.br/2009/02/evolucao-de-monitor-e-evolucao-de.html. (Acesso em 15 Mai 2017). 
História do scanner. Disponivel em: http://hackaday.com/2016/02/17/faxing-in-1843/. (Acesso em: 17 Mai 2017).
Rudolf Hell (1901 - 2002) Disponivel em:. https://multimediaman.wordpress.com/tag/lintoype-hell. (Acesso em: 17 Mai 2017).
Scanner Portátil. Disponível em: http://www.dataplus.com.br/blog/curiosidade/scanner-portatil-e-suas-vantagens/. (Acesso em 17 Mai 2017).

Mais conteúdos dessa disciplina