Buscar

DIREITOS HUMANOS AV1

Prévia do material em texto

DIREITOS HUMANOS – AV1
	Podemos sustentar que a ideia dos direitos do homem está muito associada, no campo filosófico, a existência de um direito natural, bem como no reconhecimento de um conjunto de valores legítimos universalmente aceitos e que não decorrem da vontade de Deus, mas, sim, da própria natureza humana. Essa ideia é anterior ao direito positivo, pois se fundamenta na ideia de justiça inata e universal. A partir do presente enunciado, podemos dizer que os direitos do homem são
		
	
	supranacionais e atemporais. 
	
	constitucionais e temporais.
	
	supranacionais e constitucionais. 
	
	supranacionais e temporais. 
	
	nacionais e temporais. 
	
	Podemos afirmar que não existem direitos fundamentais absolutos, isto é, todos os direitos fundamentais são relativos ou limitados. Nem mesmo o direito a vida é absoluto quando confrontado com a pena de morte em caso de guerra declarada (Art. 5°, inciso XLVII, alínea a, da CRFB/88) . Assim, o enunciado é verdadeiro em razão da 
		
	
	Irrenunciabilidade como característica dos direitos fundamentais. 
	
	Relatividade como característica dos direitos fundamentais. 
	
	Efetividade como característica dos direitos fundamentais. 
	
	Complementaridade como característica dos direitos fundamentais.
	
	Inalienabilidade como característica dos direitos fundamentais. 
	
	Com relação ao sistema constitucional brasileiro de direitos fundamentais, assinale a resposta correta.
		
	
	Sobre os direitos fundamentais podemos afirmar que estão dispostos no rol taxativo do art. 5º da Constituição Federal de 1988.
	
	Sobre os direitos fundamentais podemos afirmar que são absolutos, com hierarquia juridicamente garantida pela própria Constituição.
	
	Os direitos e garantias expressos na Constituição não excluem outros decorrentes do regime e dos princípios por ela adotados, ou dos tratados internacionais em que a República Federativa do Brasil seja parte. 
	
	Segundo a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, os tratados internacionais sobre direitos humanos, depois de aprovados e ratificados pelo Brasil, adquirem status de lei ordinária.
	
	De acordo com a Constituição Federal de 1988, as normas definidoras dos direitos e garantias fundamentais não têm aplicação imediata.
	Acerca da disciplina dos direitos fundamentais, assinale a resposta correta:
		
	
	A atribuição de hierarquia dos tratados internacionais sobre direitos humanos no Brasil não necessita da participação Congresso Nacional, pois são sempre equivalentes às leis ordinárias. 
	
	O sistema constitucional brasileiro de direitos fundamentais é estático, na medida em que formado exclusivamente pelos direitos fundamentais constantes no Título II da Constituição, que se denomina exatamente por isso de Dos Direitos e Garantias Fundamentais. 
	
	Os direitos fundamentais são absolutos, não podendo ser relativizados nem mesmo diante de conflitos com outras normas constitucionais.
	
	Os tratados e convenções internacionais sobre direitos humanos que forem aprovados, em cada Casa do Congresso Nacional, em dois turnos, por três quintos dos votos dos respectivos membros, serão equivalentes às emendas constitucionais. 
	
	O catálogo de direitos fundamentais do cidadão brasileiro se perfaz tão somente com os direitos explícitos (Título II e outros direitos positivados ao longo da Constituição)
	
	A maior parte da doutrina aponta a Constituição mexicana de 1917 e em especial a de Weimar de 1919 na Alemanha como marcos de inovação na ordem constitucional no que diz aos direitos de
		
	
	Quinta Geração ou Dimensão. 
	
	Primeira Geração ou Dimensão 
	
	Segunda Geração ou Dimensão. 
	
	Terceira Geração ou Dimensão. 
	
	Quarta Geração ou Dimensão. 
	Com relação às dimensões dos direitos fundamentais, considere as seguintes assertivas e assinale a resposta correta: I ¿ A Constituição de 1988 não reconhece a segunda dimensão dos direitos fundamentais. II - A segunda dimensão dos direitos fundamentais não tem nenhuma eficácia. III ¿ A primeira dimensão dos direitos fundamentais se vincula ao paradigma da liberdade. IV ¿ Os direitos fundamentais de terceira dimensão são direitos individuais atrelados à igualdade formal. Somente é CORRETO o que se afirma em: 
		
	
	II e III. 
	
	I e III. 
	
	III e IV.
	
	I, III e IV. 
	
	III. 
	É considerado norma de eficácia contida o seguinte dispositivo da Constituição Federal:
		
	
	o art. 84, I: compete privativamente ao Presidente da República nomear e exonerar os Ministros de Estado.
	
	o habeas corpus (remédio constitucional).
	
	o art. 18, § 1º: Brasília é a Capital Federal.
	
	o art. 37, VII: o direito de greve será exercido nos termos e nos limites definidos em lei específica.
	
	o art. 5º, XIII: é livre o exercício de qualquer trabalho, ofício ou profissão, atendidas as qualificações profissionais que a lei estabelecer 
	
	Com relação aos direitos fundamentais e à Constituição de 1988, assinale a alternativa CORRETA:
		
	
	Os direitos fundamentais de terceira geração se voltam precipuamente para a titularidade individual
	
	Os direitos fundamentais de primeira dimensão são direitos estatais prestacionais, positivos e ligados à justiça social
	
	Os direitos fundamentais de primeira dimensão, tais como a propriedade e a igualdade formal perante a lei, não são mais aplicados hoje em dia, pois foram superados pela segunda dimensão ligada aos direitos sociais
	
	Afirma-se que a Constituição da República de 1988 em vigor é compromissória, na medida em que consagra, ao mesmo tempo, os valores da democracia liberal e da social democracia
	
	Os direitos fundamentais de segunda dimensão são os direitos civis e políticos que estão atrelados aos direitos transindividuais
	A questão da falta de legitimidade democrática do poder judiciário para formular políticas públicas no lugar do legislador democrático, ou seja, o fato de que o poder judiciário não é eleito pelo povo, caracteriza o conceito de: 
		
	
	Dificuldade legislativa
	
	Dificuldade contramajoritária do poder judiciário. 
	
	Reserva do possível jurídica.
	
	Reserva do possível flexível
	
	Reserva do possível fática.
	O fato de o poder judiciário não ser eleito pelo povo caracteriza a chamada:
		
	
	reserva fática
	
	dificuldade contramajoritária 
	
	dificuldade executiva
	
	reserva antidemocrática
	
	reserva do impossível

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes