Buscar

Av1 Online Prática Pedagógica Interdisciplinar Escola e Sociedade

Prévia do material em texto

1)
A educação também é entendida como uma atividade social. Pela educação, o homem se faz mais humano, suas ações que vão se estabelecendo, seguindo as necessidades humanas. Envolve situações ligadas ao contexto social, cultural, político, econômico, entre outros. Ao tratar sobre Educação Formal, podemos caracterizá-la como:
Alternativas:
a)Aquela que contribui para o ensino e a aprendizagem de conteúdos historicamente sistematizados de maneira sequencial.
Alternativa assinalada
b)Ato educativo que existe apenas para adaptar comportamentos, seguindo as exigências sociais,
c)Uma mera transmissão de conhecimentos pré-estabelecidos pelas organizações não governamentais,
d)Aquela que acontece seguindo os rituais da igreja e templos evangélicos,
2)
A legislação que trata sobre educação básica, também a conceitua e a caracteriza. Após aprovação da LDB n. 9394/96, o espaço escolar recebeu a incumbência de preparar a criança em sua totalidade, visando seu desenvolvimento físico, político, social, cultural, filosófico, profissional e afetivo. Nesse contexto, a função social da escola centra-se em:
Alternativas:
a)Reconhecer que as diferenças culturais geram déficit linguístico e cultural.
b)Negar as diferenças e suprir as igualdades.
c)Superar a concepção de que as diferenças são deficiências e saber trabalhar com as diferenças é inclusive dever do professor.
Alternativa assinalada
d)Ignorar as diferenças e realizar o trabalho pedagógico.
3)
A pesquisa acaba indicando a oportunidade de descoberta de novos caminhos. Favorece o entendimento sobre as possibilidades de transformação; sugeridas às diferentes áreas do conhecimento. Nesse contexto torna-se INCORRETO, considerar que "a atitude de pesquisar"; significa:
Alternativas:
a)Localizar ou produzir resposta,
b)Manter constante contato com a ciência, favorecendo a reconstrução de conhecimentos,
c)Desconsiderar resultados anteriores, pois o imediato é o único a merecer crédito,
Alternativa assinalada
d)Conhecer a essência, a intencionalidade existente nos fenômenos observados,
4)
Na Pedagogia a reflexão deve ser considerada, ponto de partida para novos conhecimentos, experimentações e intervenções pedagógicas. Atualmente vários estudos que tratam sobre a organização do trabalho pedagógico, chamam a atenção do professor sobre a importância de reflexão sobre a própria prática. A prática reflexiva, guarda relação com valores, normas, poder e justiça. Sendo assim, é INCORRETO, afirmar que:
Alternativas:
a)A integração entre Teoria e a Prática, propicia ao professor, maior segurança para efetivação daquilo que se encontra proposto em seu Planejamento
b)A pesquisa escolar é uma ferramenta de trabalho pelo qual adquirimos informações seguras e úteis, sobre o processo educativo.
c)A formação de professores reflexivos se consolida diante da problematização - reflexão e busca de hipóteses de solução, envolvendo diversos campos do conhecimento.
d)A pesquisa se justifica apenas como possibilidade de manutenção, das relações de poder hierarquizado,
Alternativa assinalada
5)
Por revelar aos sujeitos a verdade sobre o contexto social em que vive, a atividade social que sustenta o desenvolvimento das pessoas e sua vivência em sociedade é a Educação. Abrange várias dimensões da formação humana tais como: a relação do homem consigo mesmo, com a natureza, as relações do homem com o trabalho, as manifestações culturais, o aprendizado nas instituições escolares, entre outros. Assim, a educação, se integra, se complementa e se consolida durante todo o período de formação do sujeito, envolvendo desde a formação familiar, escolar, até aquela que acontece em outros espaços. No contexto, é INCORRETO afirmar, que a educação se caracteriza:
Alternativas:
a)Por privilegiar unicamente o conteúdo clássico, a racionalidade técnica, a subsistência e a competitividade,
Alternativa assinalada
b)Por possibilitar reflexão sobre o senso comum, de modo a extrair dele, uma concepção de mundo, consciência filosófica, adequada aos interesses populares,
c)Por tentar resgatar a unidade entre história e sujeito, preocupando-se com o processo do conhecimento e suas finalidades,
d)Pela maneira como o professor ensina e pela resposta que o aluno apresenta através de sua aprendizagem,

Outros materiais