Buscar

Citologia Clínica

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Citologia clínica:
Histologia, organização morfológica, ciclo menstrual:
Dependendo do ciclo que a mulher estiver, ela terá algum tipo de alteração na lâmina. Então é fundamental saber em qual fase do ciclo a mulher está antes de fazermos o exame, saber a idade, se passou por cirurgia recentemente, ciclo menstrual (se ela souber), qualquer informação é relevante para os profissionais que irão ler a lâmina.
Cavidade peritoneal: Onde o aparelho reprodutor feminino está localizado.
Genitália externa: Vagina e Vulva (Igual a uma lâmina de pele, mesma organização tecidual de uma pele.
Vulva: Vulva normal (Tecido epitelial de revestimento estratificado pavimentoso queratinizado); Formada também por tecido conjuntivo denso; Presença de folículos pilosos; Presença de glândulas sudoríparas e sebáceas.
Diferença da histologia da vulva para o esôfago? Presença de epitélio queratinizado!; Queratina: Proteção e impermeabilidade (Evita entrada ou perda de água!);
Existem casos de patologia que a vulva da mulher deixa de ser estratificado, então você precisa saber quantos estratos a o tecido possui, que são 5 estratos: Estrato córneo(bastante queratina), estrato lúcido(células produtoras de queratina), estrato granuloso(células com vários grânulos), estrato espinhoso(células com longos prolongamentos), células de langerhans(células dendríticas), células de merkel, estrato basal ou germinativo(células menores, mais redondinhas, indiferenciadas (células tronco) – confere que o tecido seja sempre renovado);
Uma das características principais do epitélio é a justaposição de células, ou seja, o epitélio tem ausência de matriz extracelular, não possui espaços, é avascular. 
O que faz as células serem justapostas? A presença de junções que ocasionam na adesão entre as células. Principal proteína envolvida na adesão entre as células: Caderina. 
Para que serve o desmossoma? Serve de adesão entre as células, mas principalmente para o reconhecimento entre as mesmas.
Hemidesmossoma: Adesão célula-membrana basal. Principal proteína: Integrina.
Se uma célula se torna móvel, perde sua adesão a célula vizinha por algum problema fisiológico, e perde a superfície de contato, ela irá crescer e se encontrar algum órgão próximo, continuará crescendo e invadindo, sendo uma principal via de câncer – metástase.
Principal função da membrana basal: Sustentação e nutrição das células;Principal componente: Moléculas de laminina e fibronectina.; A membrana basal é formada por várias lâminas basais.
Vagina: Uma lâmina de vagina contém tecido epitelial de revestimento estratificado escamoso não queratinizado; Pode ter a presença de tecido epitelial escamoso(mudança mais de proteção fisiológica do que mudança patológica). 
Cérvix (ou colo do útero): Possui epitélio de transição (contato entre a genitália externa quanto interna). Por conta desta transição, existem ali bactérias da microbiota e bactérias externas ao corpo;
Útero;
Colo: Epitélio de transição;
Canal cervical:
Corpo:
Perimétrio (parte mais externa, voltada para a cavidade peritoneal);
Miométrio (parte uterina composta por células musculares – Músculo liso (Características: Não faz contração forte; Menor quantidade de miosina e actina; Propriedade de elasticidade muito maior que os outros, Bastante vascularizado e com nervos); A contração serve para o trabalho de parto, mas também serve para os ciclos menstruais, para empurrar os fragmentos que se descamam para fora do corpo; A elasticidade do miométrio auxilia na hipertrofia e na atrofia que ocorre no útero durante uma gestação;
Endométrio (parte interna do útero – mucosa que reveste internamente): O endométrio se divide em dois: Camada basal(Não se altera de acordo com o ciclo menstrual; Não responde a estímulos hormonais(não possui receptores; Bastante vascularizadas – possui artérias retas; Muitas células indiferenciadas); Serve para regenerar a camada funcional para o ciclo seguinte) e camada funcional(Responde a estímulos hormonais(possui receptores hormonais); Essa camada oscila entre os ciclos(descama e se reorganiza para o próximo ciclo): A maioria das patologias em biópsias são endometriais. 
Qual epitélio você encontrará no endométrio? Epitélio glandular, pois o endométrio é um tecido secretor. O que o endométrio secreta? Produtos objetivando a nutrição embrionária. Ex: Glicogênio.
Se a mulher não engravidou, o que ocorre com o glicogênio secretado? O glicogênio não utilizado mudará o PH da vagina. Para que isso não ocorra, as bactérias da microbiota da mulher(ex: lactobacilos) irão fermentar esse glicogênio, equilibrando o PH vaginal. 
Lâmina de endométrio: Epitélio glandular envolvido por tecido conjuntivo (estroma – tecido estromal).
Extensões laterais do útero: Tubas uterinas;
Local que ocorre a fertilização; Lâmina: Parte interna (luz da tuba): Tecido epitelial de revestimento simples cilíndrico ciliado – Este epitélio é preguiado (cheio de pregas longitudinais), nunca será plano. Em volta desse epitélio terá o tecido conjuntivo. E em volta do tecido conjuntivo terá tecido muscular liso (parte mais externa). 
Região mais externa: Fímbrias; 
Região um pouco mais interna: Infundibulo; 
Região interna: Ampola;
Ovários:
Hormônios secretados: Progesterona e estrogênio;
Estrutura tecidual: Estrutura folicular envolvidos por estroma (tecido conjuntivo; bastante vascularizado); Presença de folículos imaturos (primordiais) e um folículo em crescimento;
Mulher em menopausa: Sem folículos; Mulher de 20 anos: Muitos folículos primordiais e um folículo em crescimento;
Hipotálamo: Importante regulador endócrino; Sintetiza gnrh (hormônio liberador de gonadotrofina)- que irá agir na hipófise(importante eixo do sistema nervoso com o sistema endócrino) na adenohipófise, induzindo a síntese de dois hormônios: FSH(hormônio folículo estimulante) e LH(hormônio luteinizante)-sistema porta hipofisário: onde os hormônios serão liberados na circulação sanguínea-chegando nos ovários, controlando o ciclo ovariano, fazendo com que os ovários sintetizam estrogênio e progesterona.
Ciclo ovariano (FSH e LH – hormônios inversamente proporcionais): FSH sobe e puxa o estrogênio para cima também; FSH baixa, estrogênio abaixa também, fazendo com que o LH suba, puxando a progesterona para cima também; 
Desenvolvimento folicular: FSH alto, LH baixo; Antes da mulher ovular, o que irá disparar a ovulação será um pico de LH que, ao cair, induzirá que o FHS suba, agindo no folículo primordial, fazendo com que o folículo comece a crescer;
Ovulação: LH em pico, FSH cai; O ovócito será liberado de dentro do folículo; Tuba uterina receberá sinal do LH para se deslocar, ficando próxima ao ovário para a captura do ovócito que será liberado; 
Corpo lúteo: Se a mulher engravidou, será um corpo lúteo gravídico; O LH permanecerá alto para auxiliar a implantação embrionária; Se a mulher não engravidou, será um corpo lúteo de menstruação, onde o FSH já estará baixo e o LH caíra também na corrente sanguínea.
Ciclo menstrual (Hormônios: Progesterona e estrogênio):
Fase menstrual: Se inicia no primeiro dia da menstruação (3-5 dias); Os níveis dos hormônios abaixam e a camada funcional descama;
Fase proliferativa (sexto dia até o décimo quarto dia): Estrogênio em alta; Células da camada basal irão crescer para reorganizar a camada funcional;
Fase secretora (décimo quarto/quinto dia até o vigésimo oitavo dia): Progesterona em alta, estrogênio cai; Secreção de glicogênio e outros produtos para a nutrição embrionária.
Como o sinal dos hormônios dura por tanto tempo (estrogênio= 10 dias e progesterona=15 dias)? Como o sinal é tão intenso? 
	Por conta das características dos receptores celulares desses hormônios, onde os receptores chamados de nucleares, enquanto o DNA está sendo transferido, o sinal continua sendo passado, fazendo com que este dure por mais tempo no organismo.
Lâmina: Tecido conjuntivo frouxo; Vasos sanguíneos; Folículos primordiais (ovócito envolvido por células foliculares); Folículo emcrescimento (formado por células foliculares em torno do folículo, líquido folicular (que empurra o ovócito que está no meio do folículo para uma das extremidades para ser expulso) no antro, substância amorfa diretamente em contato com o ovócito chamada de zona pelúcida, depois por células foliculares chamada de corona radiata, teca interna, teca externa e cúmulo oóforo: Região onde as células foliculares se acumulam para que se abra, se ceda um espaço para a saída do ovócito do interior do folículo; Pode ter a presença de corpo lúteo de menstruação (corpo albicans), que apresenta um espaço acelular, uma cicatriz branca ou a presença de um corpo lúteo gravídico, com bastantes células.
Pílulas anticoncepcionais impedem que a ovulação ocorra, ou aumentando a progesterona ou o estrogênio, fazendo com que ou o LH ou o FSH fique alto também.
Diferença na lâmina entre a fase proliferativa e a fase secretora:
Lâmina de fase proliferativa: Glândulas com formas retilíneas; Tecido conjuntivo volumoso, estroma muito celular; Parte interior da glândula: Ausência de secreção, límpida;
Lâmina de fase secretora: Glândulas com formas tortuosas; Tecido conjuntivo falhado, estroma edemasiado; Parte interior da glândula: Presença de secreção.
Relembrando histologia:
Tecido epitelial (mais escuro) – membrana basal – Tecido conjuntivo (mais claro).
Os corantes histológicos (mais usados: Hematoxilina e Eosina) não coram a membrana a basal. Estes corantes coram as células dos tecidos por PH: Hematoxilina é um corante básico, ou seja, cora compostos ácidos (roxo – ex: núcleo). Eosina é um corante ácido, ou seja, cora compostos básicos (rosa – ex: citoplasma).
Tecido epitelial de revestimento: Organizado em uma ou mais camadas; 
Em número de camadas: 1 camada – Simples; Mais de uma camada – estratificado; 1 camada, mas as células possuem várias alturas – Pseudoestratificado;
Em morfologia: Achatada – Pavimentosa; Cúbica; Célula maior e estreita – Colunar ou cilíndrica;
Tecido epitelial glandular: Possui uma luz no meio para o produto que será secretado;
Pode ser composta por várias células: Multicelular; Ou por uma única célula – Unicelular;
Endócrina: Produto secretado para a circulação sanguínea; Exócrina: Produto secretado para o meio externo.
Situação de tecido epitelial escamoso: Se você fumar, para que você evite morte celular ao lesionar o tecido com os componentes do cigarro/fumaça do cigarro, o tecido simples e cilíndrico do pulmão terá que se tornar mais resistente, ou seja, se tornará um tecido epitelial escamoso. Porém você perderá algumas funções das células, ex: Formação de muco. – Cria condição favorável para o surgimento de outras patologias como o câncer.
Tipo de glândula que, para liberar o produto, ela se desfaz (as células se desintegram)? Holócrino.
Tecido conjuntivo 
Frouxo: Mais células do que fibras; Mais roxo do que rosa;
Denso: Mais fibras do que células; Mais resistente; Mais rosa do que roxo(Fibra é rosa, célula é roxa);

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes