Buscar

Aula 04 – Filosofia Medieval – Parte II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 04 – Filosofia Medieval – Parte II
Ao final desta aula, você será capaz de:
identificar os fatores históricos que contribuíram para a fusão entre a cultura árabe, a filosofia grega e o pensamento cristão;
entender o contexto histórico que favoreceu o desenvolvimento da alta escolástica;
conhecer a importância de São Tomás de Aquino e seu papel na escolástica;
entender as ideias de Guilherme de Ockham, que contribuíram para o desmantelamento do grande sistema filosófico medieval.
A Filosofia Medieval contou com a valiosa contribuição do pensamento árabe.
Nessa aula, você conhecerá o rico encontro da filosofia árabe com a filosofia ocidental e como esse encontro favoreceu o desenvolvimento da filosofia escolástica.
Conhecerá também a importância de São Tomás de Aquino e de Guilherme de Ockham para a Filosofia Medieval.
Conheça os fatores históricos que contribuíram para a fusão entre a cultura árabe, a filosofia grega e o pensamento cristão.
1 - Filosofia grega - A fusão começa a partir do momento em que Alexandre (século IV a.C.) inicia a expansão do seu Império, levando e difundindo a cultura grega pelo Oriente Médio, conquistando a Índia. 
A partir desse momento, não restou mais dúvida a mistura entre a língua local e a grega com suas ricas tradições, formando os principais núcleos de cultura.
Expansão: mesmo após a morte de Alexandre, a expansão continua por regiões como Egito, Síria, Norte da Mesopotâmia e Pérsia. 
2 - Pensamento cristão 
No período cristão (IV e V d.C.), outro marco se dará aprofundando essa fusão. Vários cristãos foram condenados e buscaram exílio no Oriente, principalmente na Síria e na Mesopotâmia. Esses cristãos, além de conhecedores da filosofia e da ciência grega, usavam a língua grega.
3 – Cultura árabe 
A fusão também foi influenciada pelo profeta Maomé (570-632), quando este assumiu a liderança religiosa do povo árabe, fundando a religião islâmica. Esse contexto, sem dúvida, favoreceu o encontro dos árabes com os núcleos de cultura de origem grega e cristã. Portanto, os cristãos da escolástica tiveram o primeiro contato com o pensamento de Aristóteles através desses núcleos de cultura.
Religião islâmica - toda a expansão do islamismo foi devido à fragilidade dos reinos existentes nessa região e da fraqueza militar bizantina.
Encontro - Esse encontro foi marcado pela valorização de ensinamentos; absorção de cultura e desenvolvimento desta nas várias áreas da Ciência e da Filosofia; tradução de inúmeras obras clássicas, algumas delas conhecidas pelos latinos justamente por intermédio dos árabes.
Como você estudou na página anterior, os cristãos da escolástica tiveram o primeiro contato com o pensamento de Aristóteles através dos núcleos de cultura. Logo, podemos concluir que o grande desenvolvimento da filosofia escolástica, a partir do século XIII, foi devido à influência do pensamento árabe.
Entender o contexto histórico que favoreceu o desenvolvimento da alta escolástica.
1 - Com o desenvolvimento de uma intensa atividade artesanal e comercial, no século XIII, surgiram núcleos urbanos importantes que tiveram grande influência no enriquecimento de uma pequena parte da população.
2 - Consequentemente, houve o rompimento com a ordem econômica (política feudal), dando lugar a um mundo em que as relações sociais permitiam a mobilidade social. Além disso, os artesões passaram a se organizar em ligas nas cidades, fazendo nascer um novo tipo de convívio social.
3 - As obras de Aristóteles, com as suas preocupações científicas e empíricas, foram adequadas a esse novo contexto, devido a dois fatores fundamentais que são característicos do século XIII: o surgimento das universidades e a criação das ordens religiosas (franciscanos e dominicanos).
SÃO TOMÁS - foi um dos grandes pensadores da alta escolástica.
- Teve uma profunda ligação com as universidades do século XIII, sobretudo a de Paris.
- Tornou-se um grande pensador com criatividade e originalidade.
- Desenvolveu uma filosofia própria, tratando praticamente de todas as grandes questões da Filosofia e da Teologia de sua época.
- Teve grande interesse pelas obras de Aristóteles e dos pensadores árabes.
- Mostrou que a filosofia de Aristóteles era compatível com o cristianismo.
Conheça mais:
O TOMISMO tornou-se uma espécie de representante de “uma filosofia cristã oficial”, isto se deu devido à grandeza da obra de São Tomás e da complexidade das questões tratadas. Como exemplo disso, ele desenvolveu as cinco vias da prova da existência de Deus.  
GUILHERME DE OCKHAM - foi o maior dos lógicos escolásticos. Ele combinou o racionalismo do pensamento aristotélico com a fé revelada do cristianismo.
Pelas posições que assumiu na Filosofia, na Teologia e na Política, e pelos constantes enfrentamentos com as autoridades, Ockham foi perseguido pelo Papa. 
 
Foi graças as suas ideias, que foram lançadas as sementes que levaram o sistema filosófico medieval à ruína, dando lugar ao novo senso de investigação crítica inspirado diretamente dos gregos.
As bases da filosofia e da ciência modernas foram lançadas nos séculos XV e XVI, levando ao Renascimento e à Reforma.
Nesse período, em oposição à escolástica, é defendida a separação radical entre os campos da razão e da fé, da Filosofia e da Teologia.
No final do século XIV, a escolástica entrou em crise, porém, isso não significou o seu fim. A filosofia escolástica e o tomismo sobrevivem no período moderno, e até hoje encontram adeptos.
ESCOLÁSTICA – É considerada a integração entre as verdades da razão, campo da Filosofia, e as verdades da fé, campo da Teologia.
	Síntese da Aula 04 -
Filosofia Medieval - Parte II
Nessa aula, você conheceu os fatores fundamentais que permitiram o encontro da filosofia árabe com a filosofia do ocidente.
Conheceu a importância de São Tomás de Aquino, seu papel na escolástica e como a sua teoria mostrou que a filosofia de Aristóteles era algo compatível com o cristianismo. 
Entendeu as ideias de Guilherme de Ockham, que contribuíram para o desmantelamento do grande sistema filosófico medieval, culminando com o Renascimento.
Compreendeu o significado da crise da escolástica do século XIV. Esse século traz um pensamento inovador (o humanismo renascentista) que, por sua vez, prenuncia o período moderno com suas novas teorias filosóficas e científicas, além de profundas transformações no mundo europeu.
� PAGE �3�

Outros materiais