Buscar

Aula 10 – Questões Filosóficas Atuais e Desafios à Prática Educacional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Aula 10 – Questões Filosóficas Atuais e Desafios à Prática Educacional
Ao final desta aula, você será capaz de:
1 - identificar os fatores que permitiram as rupturas com o pensamento moderno e a transição para o pensamento contemporâneo;
2 - analisar a complexidade da pluralidade de imagens ideais de educação no mundo contemporâneo;
3 - identificar as suas linhas de pensamentos e as diferenças na aplicação dessas propostas de educação: John Dewey, Anísio Teixeira e Paulo Freire;
4 - enumerar as contribuições do Paulo Freire, que o tornou um educador conhecido e admirado no mundo inteiro e sua contribuição para a educação.
Nesta aula vamos refletir sobre as questões filosóficas atuais e desafios à prática educacional brasileira, analisando a complexidade da pluralidade de imagens ideais de educação, apontando as rupturas com o pensamento moderno e a transição à filosofia contemporânea.
Qual foi o significado da transição do pensamento moderno para o contemporâneo com relação à educação?
No século XX, a FILOSOFIA CONTEMPORÂNEA é em grande parte o resultado da crise do pensamento moderno do século XIX. Este pensamento entra em crise a partir das críticas de HEGEL, que aponta para a necessidade de se levar em conta o processo histórico de formação da consciência, e de MARX, que questiona seus pressupostos idealistas. 
Essa RUPTURA já vinha se manifestando tanto com relação ao racionalismo quanto ao empirismo, no que se referia ao conhecimento e à ciência como modelos privilegiados de relação do homem com a realidade.
No CAMPO DA EDUCAÇÃO, surge a necessidade de uma teoria educacional indissociável de um saber prático. 
A AÇÃO PEDAGÓGICA deve integrar-se na experiência concreta, nos interesses e nas necessidades do educando, tornando-se um processo individualizado. 
Os EDUCADORES que pensam a educação concebem-na como um processo que permite ao educando recriar e reconstruir o conhecimento da realidade através da experimentação. 
Em que consiste o processo educativo contemporâneo? 
O processo educativo contemporâneo é influenciado pela crise e a instabilidade às quais o mundo está sujeito desde o início do século XX, tanto no campo social, político e econômico, como também no campo da educação. 
O importante nessa aula é compreender a fundamentação da complexidade da época contemporânea e analisar as ideias básicas dos educadores que marcaram o século XX e o início desse novo século.
Não resta dúvida de que o século XX foi bastante rico em experiências educacionais e no pluralismo de teorias pedagógicas. 
Constatamos notáveis transformações tanto no campo, quanto na cidade e na mentalidade, de tal forma que podemos identificar a crise que a humanidade passa na transição do milênio. Há a constatação do envelhecimento de alguma coisa que não serve mais, e ao mesmo tempo o esforço no sentido de encontrar novos caminhos de saídas.
A crise estando generalizada, é claro que a educação também será profundamente afetada. Na busca de novos caminhos a educação passando a ter um caráter político, devido à importância que exerce na sociedade, sendo instrumento de transmissão da cultura e formação da cidadania.
A SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA marcada profundamente pela mentalidade utilitarista e pragmática em que tudo gira em torno do que dá retorno imediato, status e poder, precisa com urgência encontrar soluções.
JOHN DEWEY(1859-1952)
John Dewey, defensor do pragmatismo, trouxe para a educação uma contribuição nova onde houve avanços em termos de preocupação com a realidade do aluno, mas que ficou limitado ao conhecimento da dimensão psicológica deste, não conseguindo envolvê-lo num projeto maior que garantisse a transformação da mesma.
Para Dewey o processo educativo depende essencialmente da ligação da escola ao lar e à comunidade que o educando faz parte.
A seguir, vamos conhecer mais sobre o processo educativo.
O processo educativo deve integrar-se na experiência concreta, nos interesses e necessidades do educando, deve também se tornar processo individualizado. Nesse processo, as atividades manuais, práticas, assumem a mesma importância que desempenham na vida real.
O processo educativo agrupará os educandos não por idade ou nível de instrução, e sim, por interesses reais, por tipo psicológico ou grau de capacidade intelectual. 
Nessa visão do processo educativo, o educador vem a ser o animador dentro de um processo de autoeducação. A melhor educação será aquela em que o educador menos intervém. Trata-se de imagem-ideal como energia ativa e criativa.
A verdade do conhecimento não se considera mais como função relacional objetiva da mente com o objeto, mas sim, com aquilo que é eficaz na prática, aquilo que serve efetivamente como guia e orientador da ação concreta.
Dewey, apoiando-se em Willian James, afirma que o essencial no processo educativo consiste na educação pela ação manual e intelectual, bases da própria experiência. O processo educativo consiste, portanto, na constante reconstrução da experiência. 
Mas essa reconstrução depende da ação responsável e consciente do educando.
1 - Para cumprir essa função, o processo educativo deve evitar toda a aprendizagem mecânica e formal; deve evitar tudo que é rotina ou repressão, sem, no entanto cair no anarquismo.
2 - A eficácia de todo o processo educativo depende do interesse produtivo do educando, que se mostra em um ambiente propício à liberdade e iniciativa. Trata-se de desenvolver o processo educativo dentro de um ambiente natural, onde o educando aprende a viver, e não num ambiente onde só se aprende informações, que só se referem à vida real de uma maneira oblíqua e indireta, ou que dizem respeito a um futuro remoto, que talvez o educando nunca venha a viver. Em outras palavras, a escola deve ser a réplica em miniatura da própria comunidade. 
3 - O PROCESSO EDUCATIVO deve levar o educando a assumir, de acordo com os interesses, os valores culturais da comunidade, a integrar a sua experiência na experiência da comunidade, pois são as forças da comunidade que atuam na sua vida e com estas ele terá que operar. O educador deve levar o processo de tal maneira que não haja conflito entre esforço e interesse.
4 - Concretizar o ideal da socialização do processo educativo implica na sua crescente individualização, com o objetivo de aproximar-se melhor do meio em que o educando deve desempenhar suas aptidões e capacidades. Portanto, deve fundamentar-se nas características individuais do educando, principal agente do processo educativo.
ANÍSIO TEIXEIRA (1900-1971)
O Pragmatismo de Dewey e a Escola Nova serão trazidos para o Brasil, através do educador Anísio Teixeira que foi aluno e seu admirador nos Estados Unidos. 
O universo educacional de Anísio Teixeira aponta para uma íntima relação entre escola e sociedade, o que traz como consequência a concepção de uma escola ativa, baseada na ciência, na democracia e no trabalho. Se a sociedade passava por mudanças era preciso que a escola preparasse o novo homem, o homem moderno, para integrar-se à nova sociedade que deveria ser essencialmente democrática. É o fazer, através do método experimental, que deve definir a escola ativa e democrática. 
Os nossos sistemas de educação abrigam eternos vícios do intelectualismo, do dogmatismo e de uma burocracia que impede enveredar por caminhos mais eficazes, portanto teóricos educadores tentaram buscar soluções para essa situação.
A concepção da escola nova, de um lado, resgatou a importância do sujeito da aprendizagem, mas de outro, acabou dando margem para chegar a uma visão intimista, individualista do tipo “cada um é cada um”, mas na verdade cada um é um pouco do outro, do grupo ao qual pertence.
Anísio Teixeira, sendo aluno de John Dewey nos Estados Unidos, compartilha com seu professor dessa nova visão de trabalhar a educação. 
Anísio traz e implanta a tendência da Escola Nova para a educação brasileira.
PAULO FREIRE(1921-1997)
Um outro educador que trouxe perspectivas diferentes para a educação foi Paulo Freire
 Ele introduziu uma nova visão e apresentou uma proposta muito mais profunda do que Dewey, pois via na educação a possibilidade da transformação da sociedade. 
Acreditava que isto seria possível por meio da conscientização que o educando tinha de si próprio e dos problemas que afetam a sociedade.
A proposta de educação de Paulo Freire está voltada para a transformação da realidade não só educacional, como a social em um sentido amplo. 
1 - Freire parte da análise da realidade vivida pelo povo brasileiro, aposta em um processo educativo que reconheça os direitos das massas populares a uma educação popular; reconhece a urgência da democratização da cultura nacional.
2 - Para Freire, o sucesso do processo educativo depende essencialmente da liberdade do educando. É tendo liberdade que este será motivado para uma participação crítica no processo educativo e, consequentemente, social. 
3 - A visão de Freire o leva a substituir a escola tradicional, monoliticamente estruturada, por outro veículo educativo mais maleável, mais participativo e baseado no diálogo: o círculo de cultura. 
4 - No círculo de cultura, o próprio educando se coloca em primeiro plano, desde a primeira etapa da programação do processo. Desde o início, ele é orientado pelo educador, que procura esclarecer e despertar sua consciência para perceber e compreender a realidade em que vive.
O processo educativo não é transmissão, tampouco doação, mas sim, participação em uma situação concreta desafiadora de onde brota significação para o educando.
A alfabetização e a conscientização são inseparáveis das situações desafiadoras e de relevância social e política. 
Todo o processo educativo deve levar à conscientização quanto à significação real dessas situações vividas pelo educando.
É fundamental que ele tome consciência dos seus interesses e lute para defendê-los, em prol de um bem maior: a sociedade. Seguindo esse caminho, ele terá uma visão mais ampla de suas possibilidades de se afirmar como sujeito e não mais como objeto na história. 
Desta forma, o processo educativo levará o sujeito a se libertar do peso da exclusão e da expulsão da órbita de decisões que lhe foi imposto.
Para terminar, veja os comentários finais sobre este importante educador.
1 - Paulo Freire conseguiu chegar até onde chegou graças à sua abertura, esperança, sonho. Isto se concretizou através de suas experiências e caminhada ao longo de sua vida, sempre disposto a aprender, pesquisador de sua prática e leitor curioso dos grandes filósofos e educadores. 
2 - Ao ser banido do Brasil no Golpe Militar, Paulo Freire levou consigo aquilo em que mais acreditava: suas esperanças com a educação.
3 - No exílio, teve oportunidade de diálogos com outras culturas, confrontos, novas experiências e trocas e não restam dúvidas de que isso somado à novas leituras, aportou contribuições que possibilitaram enriquecer mais a sua prática e avançar saindo da visão escolanovista para uma visão de transformação da sociedade.
Síntese da Aula 10 - Questões Filosóficas Atuais e Desafios à Prática Educacional
Nessa aula, você refletiu sobre as questões filosóficas atuais e discutiu os desafios à prática atual. 
Identificou as diferentes práticas pedagógicas, dependendo da visão do educador. É importante continuar estudando essas diferentes práticas pedagógicas e analisar sobre as possibilidades de avançar e dar continuidade ao projeto de Paulo Freire.
� PAGE �4�

Outros materiais