Buscar

Urinálise (Análises clínicas)

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Análises Clínicas (Urinálise)
O EAS (elementos anormais de sedimento) tem algumas normas de coleta: colhe-se a primeira urina da manhã, em torno de 40 a 50ml de urina, desprezando o primeiro jato. Se o exame solicitado for para infecção da uretra, o primeiro jato não pode ser desprezado; deve haver cuidados com a alimentação, principalmente com alimentos ricos em corantes, medicamentos, antibióticos, etc. 
A primeira etapa do teste é a etapa visual, onde são observados alguns parâmetros, como: cor, odor, presença ou não de turbidez. É necessário também observar o quão amarelo está a urina (escuro, claro ou quase incolor). Após isso o teste de reação química com a fita é realizado, mergulhando a fita (dipstick) na urina em um tubo Falcon e deixar reagir durante 30s. Após esse período, retira-se a fita e faz a comparação das cores. O tubo é colocado na centrífuga de 5 a 10min, onde se formará um sedimento no fundo do tubo. A urina é então desprezada e o sedimento utilizado, sendo colocado na lâmina e coberto com a lamínula. 
O laudo é dado em + (cruz). 
PROTEINÚRIA - Urina espumosa:
Normalmente, uma urina espumosa é característico de proteinúria. Neste caso, suspeita-se de lesão renal. Ou seja, os rins estão filtrando a urina, porém estão deixando passar moléculas grandes e que deveriam ser retidas. A proteinúria e glicosúria são bem parecidas na parte clínica. Em ambos os casos acontece a filtração, mas algumas moléculas conseguem passar. A proteinúria é pior porque proteínas são maiores que uma molécula de glicose. 
NITRITOS:
Normalmente, quando há presença de nitritos na urina o paciente se encontra com infecção bacteriana (uretrite, por exemplo). Como há presença de nitrato, algumas bactérias patogênicas fazem essa conversão de nitrato em nitrito. Portanto, quando se passa a fita e observa a presença de nitrito é sinal de presença de bactérias, o que deve ser confirmado na lâmina. 
CRISTAIS:
Sempre são encontrados na urina, principalmente os cristais relacionados a ácido úrico, mesmo em uma urina normal. Basicamente, três tipos de cristais podem ser encontrados: oxalato de cálcio, uratos amorfos e ácido úrico. Eles não possuem uma importância clínica tão grande, mas podem dar indícios de problemas, principalmente renais. 
A COR DA URINA É SINAL DE DOENÇA?
A urina normal varia de um amarelo bem claro até um amarelo escuro. Á princípio, uma urina escura significaria desidratação, ou seja, se um indivíduo bebe pouca água a urina pode apresentar uma coloração mais escura, mas não estando cor âmbar ou castanha, pois urina com essas cores pode indicar uma desidratação, presença de sangue e, principalmente, problema hepático devido o acúmulo de bilirrubina. 
Urina roxa: Encontrada em sondas hospitalares. Isso ocorre devido a infecção urinária bacteriana hospitalar. Pode acontecer, principalmente, em indivíduos que usam sonda ou cateter vesical. 
Urina verde: Pode estar associada á alimentação rica em corantes ou á medicamentos, pois alguns fármacos metabolizados no fígado e eliminados na urina podem alterar o pH da urina, o que muda sua cor. Pode ser também presença de bactérias. 
Urina vermelha: É o caso mais grave, pois indica presença de sangue, o que pode determinar um problema de coagulação ou até problemas mais sérios. Além disso, pode estar associado á medicamentos e alimentos ricos em corantes, se não houver sintomas prévios. 
Uma urina saudável tem cor amarelo-clara, quase transparente, sem cheiro, com uma quantidade pequena de espuma e não causa dor ou desconforto ao urinar.

Outros materiais