Buscar

AV2 antiga de análises

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

AV2 antiga de Análises Clínicas
Letra A
Letra B
Letra B
5. Para realizar a análise da gravidade de uma lesão renal, terá que verificar a presença de glicose e proteína na urina, onde quanto maior é a quantidade destes elementos na urina, mais grave é a lesão, já que os mesmos não são encontrados normalmente na urina (a glicose é utilizada para promover energia, principalmente para o cérebro e a proteína é uma molécula muito grande, que não passaria pelos glomérulos normalmente). Essa análise da presença glicose e proteína na urina se dá realizando o teste da fita, onde de acordo com cor apresentada e compara com o padrão do kit, se verifica a concentração desses elementos e outros na urina. 
6. A presença de nitrito indica que há bactérias na amostra, já que a bactéria converte o nitrato, presente no organismo, em nitrito, sinalizando uma infecção bacteriana. A presença de cetona está relacionada com os corpos cetônicos, que são produto da quebra de lipídeos. Isso indica que o paciente pode estar em jejum prolongado ou pode ser diabético (não está utilizando a glicose como fonte de energia e, com isso, obtém energia através dos corpos cetônicos gerados da quebra da reserva de lipídeos). 
7. O teste indicado para identificação de pacientes com doença hemolítica do recém-nascido (eritroblastose fetal) é o teste de Coombs, que possui o método direto e indireto. No direto, espera a criança nascer, colhe-se a amostra de sangue dela e adiciona o reagente de Coombs. Se a amostra mudar de cor, indica um teste positivo. Ou seja, o anticorpo da mãe (que é Rh negativo) se ligou ás hemácias do filho (que é Rh positivo) e, com isso, os anticorpos do reagente se ligaram aos anticorpos anti-Rh da mãe ligados nas hemácias do filho, gerando resultado positivo. No método indireto, o sangue da mãe é utilizado, onde pega-se o soro dela e adiciona hemácias aleatórias que são Rh+. Depois, faz a lavagem e adiciona o reagente de Coombs. Se a amostra mudar de cor, o resultado é positivo. Ou seja, o anticorpo anti-Rh da mãe se ligou ás hemácias Rh+ e, com isso, os anticorpos do reagente se ligaram aos anticorpos da mãe, ligados ás hemácias. 
8. Para realizar a contagem diferencial de células TCD4 e TCD8 terá que usar o citômetro de fluxo, onde são utilizados imunomarcadores para identificar as células T e B. Depois, passa a amostra no aparelho e este fará a separação das duas células (cada célula vai estar marcada com uma cor diferente, o que resulta na separação por cor). Exclui-se a célula B e utiliza somente a T, fazendo imuno marcação para TCD4 e TCD8. O citômetro vai separar as duas pela cor e, com isso, identica-se a quantidade de células que o paciente tem. Esse exame deve ser realizado em paciente com HIV, já que o vírus age sobre as células TCD4, podendo fazer o controle do estado do paciente. 
9. Plasma é a parte líquida do sangue não-coagulado, possuindo os fatores de coagulação. Soro é a parte líquida do sangue coagulado, não possuindo fatores de coagulação. Nos testes hematológicos, para realização do hemograma, o sangue total é utilizado (sangue com anticoagulante). Para testes imunológicos e bioquímicos, o soro é usado. 
10. No hemograma A, o número global dos leucócitos está normal. Porém, a porcentagem de bastões se encontra aumentada, ocasionando a baixa porcentagem dos linfócitos. Essa alta de bastões indica processo infeccioso, onde o organismo está reagindo produzindo mais netrófilos bastões (célula jovem) para combater essa infecção bacteriana. 
No hemograma B, o paciente apresenta uma leucocitose intensa. Esse número alto de leucócitos é indicativo de leucemia. Como os valores percentuais de neutrófilos e linfócitos não se encontram fora dos valores de referência, fica difícil identificar se é uma leucemia mielóide ou linfóide, sendo necessárias técnicas específicas e análise da distensão sanguínea no microscópio para identificar corretamente o tipo de leucemia, que neste caso pode ser identicada como crônica (devido o número de células). QUESTÃO COM ''MEIO CERTO''. 
11. 
A) Ascaris lumbricoides
B) Ancilostomídeo
C) H. Nana
D) Trichuris

Outros materiais