Buscar

CASOS CLÍNICOS BIOQUÍMICA PARTE II

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

IBMR – ESTUDOS EM ANÁLISES CLÍNICAS
PROF. DANIEL MACHADO
CASOS CLÍNICOS BIOQUÍMICA CLÍNICA
1. Ele foi internado na emergência do hospital: Um tabagista de 32 anos de idade apresentou uma dor súbita no tórax (angina de peito sem esforço). Pelo exame clínico foi constatado xantoma dos tendões das mãos e espessamento dos tendões de Aquiles. Havia um histórico familiar marcante de doença cardíaca. (Principio de infarto: angina de peito)
a) Interpretação: Hipercolesterolemia familiar (resolvido com statinas da vida)
b) Exames solicitados: CK e CKMb (marcador de infarto) e miosina. 
2. Uma mulher de 66 anos de idade foi admitida na ala de cardiologia após sofrer um infarto do miocárdio. O nível de glicose plasmática estava em 189 mg/dL. No dia seguinte, a glicose estava apenas pouco elevada, em torno de 117 mg/dL. Qual a interpretação e quais medidas tomar?
(Glicose alta: metabolismo de estresse ( Resposta fisiológica do corpo)
a) Interpretação: A alta de glicose na corrente sanguínea se deu a liberação de glicose do estoque do organismo
b) Medidas a tomar: Internar e acompanhar a paciente para ver se continua a diminuição. 
3. Um homem com 60 anos de idade foi admitido em uma unidade de terapia intensiva com trauma múltiplo decorrente de acidente rodoviário. No terceiro dia, ele ainda era incapaz de comer. Sua glicemia sangüínea em jejum era de 121 mg/dL e ele teve cetonúria elevada (++++). Interpretação e quais medidas tomar.
a) Interpretação: Paciente possivelmente diabético
b) Medidas a tomar: Dar insulina e acompanhar.
4. Uma menina de 15 anos de idade foi admitida ao departamento de emergência. Ela estava confusa e a sua expiração tinha odor de acetona. Ela apresentava sinais de desidratação e língua seca. (Diabetes mal controlada)
a) Exames solicitados: Glicose, gasometria, sódio e potássio e ureia e creatinina (marcador renal).
b) Interpretação e quais medidas tomar: Diabete crônica que evoluiu pra problema renal. Tratamento: Soro.
Uma mulher de 65 anos de idade foi sofreu uma gastrectomia. Após a cirurgia, ela foi submetida à reposição intravenosa de líquido. Apesar de calcular cuidadosamente o volume de líquido e a função renal normal, a paciente desenvolveu hiponatremia devida à sobrecarga de água. Um rápido início de hiponatremia pode causar convulsões ou coma devido a edema cerebral. Interpretação e quais medidas tomar.
Retirada do estomago; Fazer sódio e potássio e acompanhar.
Uma menina de 8 anos de idade foi encaminhada para um nefrologista após ter apresentado edema na face e tornozelos ao longo de 2 semanas. A fita teste na urina mostrou uma presença elevada de proteína (++++). Interpretação e quais medidas tomar.
Retenção de líquidos, lesão renal, ocasionando em proteinúria.
Diabetes que gerou problema renal.
Fazer exame de ureia e creatinina. 
3. Um homem com 25 anos de idade foi admitido inconsciente no hospital, depois de um acidente de motocicleta. Ele apresentava sinais de choque e com fratura craniana e diversas lesões nos membros. O paciente apresentou oligúria, débito urinário inferior a 20 mL/hora. (lesão por trauma devido ao acidente)
a) Exames solicitados: Ureia e creatinina/Sodio e potássio.
b) Interpretação: Lesão e/ou insuficiência renal.
Uma mulher com 37 anos de idade e uma história clínica de diabetes tipo 1 há 12 anos veio para uma consulta de rotina no ambulatório. Sua glicemia era de 210 mg/dL e a pressão arterial estava aumentada. Uma medida de albumina na urina revelou uma concentração de 40 mg/L, indicando microalbuminúria. Interpretação e quais medidas tomar. (Diabetes: Hipertensão renal crônica)
Diabetes mal controlada com lesão renal crônica. Deve ser internada e ser tratada com inibirores da ECA, diialise e controlar a diabetes.
Um comerciante de 45 anos de idade foi realizar exames de rotina médica nos quais foi encontrado um significativo aumento do fígado. Os testes revelaram: bilirrubina 0,9 mg/dL, TGO 434 U/L, TGP 198 U/L, ALP 300 U/L, GGT 950 U/L e albumina 40 mg/L. Interpretação e quais medidas tomar. 
Cirrose (problema) hepática. Dosar o colesterol total e frações, Hepatite e proteína C reativa.

Outros materiais