Buscar

Trabalho para a faculdade UCAM Distúrbio da aprendizagem

Prévia do material em texto

Rosa dos Santos do Nascimento - Matricula nº 16.970
Psicopedagogia Clínica e institucional 
Distúrbio da aprendizagem
Quando falamos em distúrbio de aprendizagem, temos que pensar em muitas doenças que afetam o nosso cérebro, nosso corpo etc. Nós seres humanos que não nos enquadramos em nenhum distúrbios, ou patologias, somos considerados normais e os chamados de anormais são pessoas que apresentam alguns distúrbios ou patologia, mas pensemos que ninguém quer nascer ou desenvolver algum tipo de patologia. Os distúrbios muitas vezes são de origem neurológica, psicológicas, ou podemos dizer, que envolve também fonoaudiólogo, otorrinolaringologista, etc. Então vamos citar alguns distúrbio que afetam o aprendizado. A discalculia, disgrafia, hiperatividade e déficit de atenção. É sabido que é grande o número de alunos com distúrbio de aprendizagem, estima-se em 40% ou mais, isso requer muita atenção dos pais, responsáveis e profissionais que lidam com as crianças. A melhor maneira de ajudá-las é conhecer os distúrbios, seus tratamentos, ter informações a esse respeito para ajudá-los. Então vamos conhecer:.
Disgrafia
A discalculia é quando a criança tem dificuldade de aprender tudo que esteja direta ou indiretamente ligado a questões que envolvem números, como probleminhas, aplicações e conceitos matemáticos.
Disgrafia 
A disgrafia ocorre quando o aluno apresenta dificuldade na elaboração da linguagem escrita. A criança pode encontrar dificuldades para desenvolver suas habilidades na área mencionada e que, em muitos casos, pode vir acompanhada de uma dislexia.
Hiperatividade 
Muito falada na sociedade e, na mesma intensidade, levada a equívocos por parte do senso comum, a hiperatividade é marcada pela falta de atenção. A criança 
hiperativa não consegue prender a atenção em tudo e também quer realizar várias tarefas ao mesmo tempo. O hiperativo é muito agitado e não consegue ficar parado. 
Fonte: https://neurosaber.com.br/artigos/principais-disturbios-de-aprendizagem/
Déficit de atenção
Esse déficit é caracterizado pela falta de atenção, mas não é algo voluntário. Lembre-se que isso também é um distúrbio de aprendizagem. Nesse caso, a criança não consegue fixar sua atenção ao que está sendo ensinado.
Tratamentos
Para todos esses casos há tratamentos adequados que têm por objetivo desenvolver a habilidade de aprendizagem da criança e minimizar de forma considerável o distúrbio que a impossibilita, momentaneamente, de ter uma fruição de conteúdos de forma eficiente.
É importante lembrar que o acompanhamento só deve ser feito com profissionais capacitados para lidar com o caso.
Vale reiterar que o distúrbio de aprendizagem deve ser acompanhado também pelos pais, em reuniões escolares. Converse com os professores para saber do rendimento da criança.
É normal que qualquer aluno tire uma nota baixa, mas a continuidade dessa situação pode mostrar algo que precisa ser analisado de forma mais minuciosa, como o distúrbio de aprendizagem. Somente um especialista pode fornecer o diagnóstico.
Lembre-se: tratamento é sempre a melhor saída para o desenvolvimento de seu filho!
    
Parte superior do formulário

Continue navegando