Buscar

AV CONSULTORIA INTERNA DE RH

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Avaliação: GST0341_AV » CONSULTORIA INTERNA DE RH
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: CAMILA GONÇALVES DE OLIVEIRA
	Professor:
	JOAO LUIZ CARVALHO ROCHA DE OLIVEIRA
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,0    Nota de Partic.: 0   Av. Parcial 2  Data: 14/06/2017 16:00:30
	
	 1a Questão (Ref.: 201512848989)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Como se aplica o tipo de consultoria - Consultoria Artesanal?
		
	
Resposta:
	
Gabarito: Usam-se metodologias e técnicas administrativas procurando atender ao caso específico da empresa com experiências abordadas com resultados aplicados em outras empresas pelo consultor externo.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512484126)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Além do conhecimento técnico sobre o assunto a abordar, é primordial que o consultor interno reúna algumas habilidades específicas. Cite no mínimo três destas características.
		
	
	
Gabarito: Aplicar conhecimentos, visão global e sistêmica, trabalho em equipe, liderança, motivação e gestão de conflitos.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512345812)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O serviço de consultoria ao cliente se realiza por meio do diagnóstico e processo de intervenção técnica. Os objetivos do serviço de consultoria são, exceto:
		
	
	Formular e propor soluções
	 
	Decidir e aplicar soluções sem consultar o cliente
	
	Recomendar ações pertinentes
	
	Todas as respostas estão corretas
	
	Identificar as necessidades do cliente
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201512518544)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Estudamos os tipos de consultoria organizacional, e sua importância no contexto empresarial. Assinale a única alternativa que responde plenamente ao conceito de Consultoria Autônoma
		
	
	realizada por profissional não integrante do quadro da empresa na qual exerce suas atividades profissionais, atuando sob condição de contrato de prestação de serviço específico ou projeto.Normalmente , as firmas de consultoria, os consultores autônomos ou os que atuam em ¿network¿ realizam suas atividades como consultoria ou como consultores externos contratados pelas empresas interessadas.
	 
	atividade exercida por profissional qualificado que atua de forma independente, ou seja, sem vínculo empregatício com a organização-cliente, para a realização de consultoria em um determinado projeto. Muitos profissionais devidamente credenciados na profissão trabalham como consultores autônomos, dispondo de escritórios próprios ou home offices.
	
	exercida por profissional que se especializa em aconselhamento gerencial a executivos ou gestores, individualmente ou em grupo, ou em conduzir projetos especiais de consultoria (mentoring, counselling, coaching) no âmbito restrito de uma determinada empresa.
	
	é a atividade que visa, de forma metódica, pesquisar, identificar, analisar, formular e propor soluções para situações-problema referentes à estratégia, à estrutura, às atividades operacionais e administrativas de empresas privadas ou entidades estatais. Usualmente é exercida por empresas do ramo em que atuam vários profissionais especializados nas diferentes áreas da administração.
	
	praticada por profissionais especializados que atuam como parceiros de empresas de consultoria organizacional, sendo contratados para realizar determinados projetos. Existe uma variação de consultoria associada que é conhecida como consultoria em network, ou rede de consultores autônomos que podem vir a constituir um grupo ad hoc (para esse caso) e realizar em parceria um projeto ou trabalho de consultoria, sob a liderança de um dos profissionais do grupo e devidamente aceito pelo cliente. Uma vez concluído o projeto, o grupo se desfaz, voltando cada um à sua autonomia original.
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201512840013)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	Diagnóstico empresarial é o levantamento e análise das condições de uma empresa com a finalidade de se avaliar qual é o seu grau de saúde ou eficiência. Pode-se afirmar que o objetivo de um processo de diagnóstico em consultoria é : I - possibilitar o entendimento sistemático da organização, para que tenha uma base para o desenvolvimento de intervenções consistentes e assim orientar o rumo das ações, apontando soluções para os problemas encontrados. II - avaliar o funcionamento da organização para descobrir fontes de problemas e áreas de melhoramento; III - analisar preferencialmente os fatores externos para elaboração de plano de ações de melhoria. Está CORRETO o que se afirma em:
		
	 
	I e II.
	
	Somente II.
	 
	Somente I.
	
	II e III.
	
	Somente III.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201512345385)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Orlickas, afirma que ainda que o papel de RH tenha passado por grandes transformações nos últimos anos, muitas organizações ainda continuam mantendo o antigo modelo de Administração de Pessoal. Segundo ela, a empresa que quiser conquistar perenidade, crescer, ou até mesmo somente continuar no seu mercado de atuação, precisará rever a forma como gerencia seus talentos. Considerando o quadro elaborado pela autora, no campo modelo que envolve as POLÍTICAS a atuação da Consultoria Interna de RH deverá ser:
		
	
	Independente para que o consultor poder implantar as mudanças que forem necessárias.
	
	Implícita, informal e relacionada aos objetivos estratégicos da organização.
	
	Explícita, formalizada e não necessariamente relacionada aos objetivos estratégicos da organização.
	 
	Explícita, formalizada e relacionada aos objetivos estratégicos da organização.
	
	Implícita, informal e não necessariamente relacionada aos objetivos estratégicos da organização.
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201512487728)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A evolução no modelo de Gestão de RH desde a Administração de Pessoal mostra que, atualmente, a consultoria interna de RH é o modelo mais adequado às modernas organizações. Em qual opção encontra-se a característica deste modelo, considerando a "Concepção sobre o Emprego das Pessoas":
		
	
	As pessoas são valorizadas pela hierarquia.
	
	Pessoas são alocadas de acordo com suas especializações profissionais.
	 
	Valorização das competências pessoais e do capital Intelectual.
	
	Valorização da Especialização e Experiência das pessoas.
	
	Valorização somente da Experiência.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201512345361)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Segundo Orlickas, o processo de implantação de uma consultoria interna de RH terá maior probabilidade sucesso se seguir algumas etapas. Aquela que se refere à Aplicação do Job Rotation se caracteriza por:
		
	 
	Implantar plano sistemático de rotatividade dos Consultores Internos pelas diversas áreas da empresa, no sentido de evitar que se perca a identidade funcional tendo em vista que o Consultor é funcionário da área de RH e parceiro do cliente.
	
	Gerir as exceções do trabalho do consultor irá proporcionar maior agilidade nas ações ao invés de, a todo o momento, ele precisar consultar a direção de RH haja vista que a implantação de novo modelo de trabalho exige a revisão dos produtos de RH.
	
	Iniciar um processo de simplificação dos trâmites administrativos e operacionais visando à renovação do sistema, composta pela criação de um banco de dados e pelo investimento em software e hardware.
	
	Minimizar os conflitos por meio da conscientização de todos os funcionários da empresa. Em diferentes medidas, todos devem receber as informações referentes à necessidade, ao objetivo e às conseqüências desse processo.
	
	Pesquisar a atuação de organizações de ponta que se destacam pela sua forma de gerir pessoas por meio da participação em grupos informais de RH, associações de classe, palestra e conferências visando aprender com outros modelos e analisando o que deve ser adaptado à empresa.
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201512840050)
	Pontos:0,5  / 0,5
	Na formação do profissional que atuará como Consultor Interno de RH tem como objetivo torná-lo multifuncional, para que tenha condições de adquirir uma visão generalizada da sua área, podendo então atuar de forma estratégica por todos os pontos de RH. Para isso, pode-se utilizar diversas formas, entre elas o job rotation, que consiste:
		
	 
	na rotatividade dos consultores internos pelas diversas áreas da empresa, no sentido de evitar que se perca a identidade funcional, permitindo que o consultor enriqueça a sua atuação conhecendo outras áreas da empresa.
	
	Na participação em grupos de estudo e de trocas de informações e experiências entre empresas que tenham o mesmo porte e segmento.
	
	Na conscientização do seu papel na empresa e das metas que deve alcançar para atingir o objetivo da área.
	
	Na formação comportamental do consultor por meio de vivências com outros profissionais que atuam no mesmo papel.
	
	Na capacitação externa, feita em entidades específicas.
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201512403403)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Dentre as perspectivas desafiadoras para a Consultoria Interna de RH, estudiosos e pesquisadores no campo da organização empresarial prenunciam que no futuro próximo a própria função de RH poderá assumir uma atuação cada vez mais voltada para consultoria interna, desenvolvendo atividades:
		
	 
	voltadas à formulação das políticas de gestão de pessoas e para a definição do estilo de liderança empresarial condizente com os novos tempos.
	
	dedicadas à criação de novos modelos de planejamento e controle da qualidade dos processos de produção.
	
	desde a formulação de mecanismos de controle de pessoal até às políticas de formulação de preços.
	
	voltadas para a criação de novas áreas de tecnologia de informação dentro das organizações facilitando o alcance dos objetivos.
	
	voltadas para a criação de novas áreas operacionais dentro das organizações facilitando o alcance dos objetivos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes