Buscar

História Moderna da Formação do Sistema Internacional

Prévia do material em texto

Parte superior do formulário
		
		
	 
	 Fechar
	Avaliação: CEL0486_AV_201512734306 » HISTÓRIA MODERNA: DA FORMAÇÃO DO SIST. INTERNAC.
	Tipo de Avaliação: AV
	Aluno: 201512734306 - FRANCISCO SANDRO DE BRITO MARTINS
	Professor:
	ADRIANA DE SOUZA CARVALHO
	Turma: 9001/AA
	Nota da Prova: 6,5    Nota de Partic.: 2   Av. Parcial 2  Data: 14/06/2017 13:27:00
	
	 1a Questão (Ref.: 201512898761)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Para convergir maiores poderes em mãos, o Estado monárquico buscou o controle sobre questões de ordem fiscal, jurídica e militar. Em outros termos, o rei deveria ter autoridade e legitimidade suficientes para criar leis, formar exércitos e decretar impostos. Com esses três mecanismos de ação, as monarquias foram se estabelecendo por meio de ações conjuntas. Como foi o quadro das alianças na construção do absolutismo?
		
	
Resposta: Em primeiro lugar, nesse sentido de alianças, quando se fala de Idade Moderna, sem dúvida, é a aliança entre a Monarquia e a burguesia, classe social que se estabelec como tal nessa época, as duas instâncias com interesses próprios, se unem para chegar a seus objetivos: as monarquias, além de legitimidade, controle político e econômico; as burguesias, garantias de poder expandir o comércio para outras áreas, como a África e o Novo Mundo. Outro exemplo é a aliança das Monarquias com a Igreja, mais especificamente no caso dos descobrimentos, para as monarquias, significava mais súditos e para a Igreja, mais fiéis (obs.: a Igreja como parceira das monarquias, facilitaria o domínio os povos além-mar no que se refere a aculuração). E pra finalizar podemos citar o exemplo de alianças entre monarquias, o que era muito comum, seja pra evitar guerras, selar paz ou mesmo busca de aumento de poder. Como exemplo temos o casamento entre Luís XVI da França com Maria Antonieta, da Áustria.
	
Gabarito: Com o apoio dos comerciantes, os reis criaram exércitos mercenários que tinham caráter essencialmente temporário. Ao longo dos anos, a ajuda financeira dos comerciantes tratou de formar as milícias urbanas e as primeiras infantarias. Tal medida enfraqueceu a atuação dos cavaleiros que limitavam sua ação militar aos interesses de seu suserano. A formação de exércitos foi um passo importante para que os limites territoriais fossem fixados e para que fosse possível a imposição de uma autoridade de ordem nacional.
	
	
	 2a Questão (Ref.: 201512868106)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Um ótimo exercício de compreensão dos processos históricos é, sem dúvida, a comparação.  Compare a Revolução Inglesa e a Revolução Francesa.
		
	
Resposta: Rev. Inglesa: Não teve participação popular, mas foi guiada por nomes como Cromwell, que viram no rei um traídor de seu país, o que o levou (o rei) à morte. Foi singular até então, pois nenhuma outra revolta tinha condenado um rei, até então creditado como estabelecido no trono, por vontade divina. É considerada também uma revolução burguesa, a primeira delas. Influenciou outras revoluções. Rev. Francesa: Teve participação popular, ainda que orientada pela burguesia, que, buscando vantagens em seus interesses econômicos, se revoltou contra a Monarquia, o que fez os acontecimentos levaram-no à guilhotina. É muito lembrada pelas ideais de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, embora esses ideais não não alcançassem todo o povo francês.
	
Gabarito: O aluno deve escolher bases, como motivações, lideranças, caracterísicas e trabalhar estes aspectos em uma e em outra.
	
	
	 3a Questão (Ref.: 201512889366)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	Na Idade Moderna, o Absolutismo monárquico foi característico da Europa. Para fortalecer o próprio poder real, os monarcas europeus
		
	
	socorreram economicamente a decadente burguesia e defenderam o proletariado em sua luta contra os empresários capitalistas.
	
	aproximaram-se da burguesia emergente, transferindo parte do seu poder através das ¿cartas de doação¿, que enfraqueciam a nobreza.
	
	favoreceram os ideais econômicos da Igreja, que condenavam a usura e pregavam o "justo preço", como desejava a burguesia.
	 
	diminuíram o poder da nobreza, que passou a depender economicamente do rei, deste recebendo o governo das províncias e postos de comando no exército.
	
	opuseram-se aos privilégios da burguesia, apoiando os empresários capitalistas em sua luta contra as corporações de artesãos.
	
	
	 4a Questão (Ref.: 201512903532)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	O início da Época Moderna está ligado a um processo geral de transformações humanística, artística, cultural e política. A concentração do poder promoveu um tipo de Estado. Para alguns pensadores da época, que procuraram fundamentar o Absolutismo:
		
	
	História se explica pelo valor da raça de um povo;
	
	Função do Estado é agir de acordo com a vontade da maioria;
	
	A soberania máxima reside no próprio povo.
	
	Fidelidade ao poder absoluto reside na separação dos três poderes;
	 
	Rei reina por vontade de Deus, sendo assim considerado o seu representante na Terra;
	
	
	 5a Questão (Ref.: 201513049950)
	Pontos: 1,0  / 1,0
	A Guerra dos Trinta Anos opôs diversos reinos em disputa pela hegemonia no continente europeu. Suas consequências alterariam profundamente a constituição geopolítica europeia. O marco dessas mudanças foi um fato histórico que selou o fim do conflito, denominado:
		
	
	Paz de Augsburgo.
	 
	Paz de Vestfália.
	
	Tratado de Amiens.
	
	Tratado de Madrid.
	
	Tratado de Versalhes.
	
	
	 6a Questão (Ref.: 201512889033)
	Pontos: 0,0  / 1,0
	O sistema de colonial empreendido pela política mercantilista tinha como objetivo:
		
	 
	garantir o acesso às fontes de matérias-primas e aos mercados consumidores no ultramar, principalmente na África.
	
	restabelecer o modo de produção feudal como forma de exploração colonial;
	
	criar condições para o enfraquecimento do Estado Absolutista;
	 
	alcançar o máximo de auto-suficiência econômica e situá-la vantajosamente no comércio internacional, pela criação de complementos à economia nacional;
	
	evitar conflitos internos, resultantes dos choques entre feudalismo e capitalismo, que entravavam o desenvolvimento dos países europeus;
	
	
	 7a Questão (Ref.: 201513044477)
	Pontos: 0,0  / 0,5
	Sobre a China durante o período da Idade Moderna, assinale a única alternativa que NÃO está correta:
		
	
	no último século em que governou a Dinastia Ming, uma série de problemas climáticos provocou uma grave crise agrária que contribuiu para a desestabilização do Império.
	 
	a expansão do catolicismo no China, sobretudo, como consequência do trabalho dos jesuítas, pode ser relacionada como um dos elementos que contribuíram para a crise no Império, no período da Dinastia Ming.
	
	a Dinastia Qing foi formada após a invasão dos manchu, povo que habitava a região próxima ao nordeste da China, a Manchúria, em meados do século XVII, governando do século XVII até o século XX.
	
	o período de maior desenvolvimento do Império Chinês ocorreu durante a Dinastia Ming, nos séculos XIV a XVII, quando foram construídos a Muralha da China e a Cidade Proibida.
	 
	após uma grande revolta popular a Dinastia Qing foi retirada do poder e foi restaurada a Dinastia Ming na China. Essa Dinastia governou até a eclosão da Revolução Comunista liderada por Mao Tsé Tung, em 1949.
	
	
	 8a Questão (Ref.: 201512829375)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Combatia o absolutismo monárquico, buscando nas teorias contratualistas de vários filósofos, as formas de legitimação do poder fundado no consentimento dos cidadãos e não mais na tradição ou no direito divino dos reis. Dessa forma de pensar nasceram ou se aperfeiçoaram instituições como o voto e da representação, a autonomia dos poderes e a limitação de um poderúnico, central. Estamos falando do:
		
	
	Liberalismo racionalista
	
	Liberalismo contratualista
	
	Liberalismo econômico
	
	Liberalismo científico
	 
	Liberalismo político
	
	
	 9a Questão (Ref.: 201512817908)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	Considere as proposições abaixo e assinale as que se incluem entre as idéias políticas e sociais defendidas pelos escritores iluministas do século XVIII.
I. A razão é o único guia infalível da sabedoria e é o único critério para o julgamento do bem e do mal.
II. A prosperidade de um país está condicionada à acumulação de metais preciosos, ouro e prata.
III. O poder político vem de Deus, que é a fonte única de toda autoridade.
IV. O homem é naturalmente bom e a educação aperfeiçoa as suas qualidades inatas. ]
V. O poder político emana do povo, que deve ter o direito de escolher os seus governantes.
		
	
	I, II e IV
	
	II, III e V
	
	II, III e IV
	
	I, III e V
	 
	I, IV e V
	
	
	 10a Questão (Ref.: 201512829315)
	Pontos: 0,5  / 0,5
	A Revolução Francesa foi influenciada pelos ideais do:
		
	 
	Iluminismo e Revolução Americana
	
	Antropocentrismo e Revolução Espanhola
	
	Teocentrismo e Humanismo
	
	Racionalismo e Teocentrismo
	
	Iluminismo e Despotismo Esclarecido
	
	
	Período de não visualização da prova: desde 05/06/2017 até 20/06/2017.
Parte inferior do formulário

Outros materiais