Buscar

provas objetiva e discursiva contabilidade publica

Prévia do material em texto

Questão 01
É o Princípio que pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas. 
 O presente conceito corresponde a qual dos princípios contábeis estabelecidos pela Resolução 750/93 do Conselho Federal de Contabilidade (CFC)?
	D	Princípio da Competência.
Questão 02
A Constituição de 1988, em seu art. 165, determina que leis de iniciativa do Poder Executivo estabeleçam o Plano Plurianual, as diretrizes orçamentárias e os orçamentos anuais. 
 Analise as proposições abaixo e assinale a alternativa com a sequência correta. 
 ( ) O Plano Plurianual (PPA) é um plano de médio prazo, com validade de quatro anos. 
 ( ) A Lei Orçamentária Anual (LOA) é um plano de curto prazo, com validade para um exercício financeiro. 
 ( ) O Plano Plurianual correspondente a um plano por meio do qual se procura ordenar as ações do governo que levem ao alcance dos objetivos e das metas fixados para um período de três anos. 
 ( ) A lei do Orçamento Geral, sob forma de projeto, deve ser encaminhada, no âmbito federal, até quatro anos antes do encerramento dos exercícios financeiros. 
	A	V – V – F – F
Questão 03
O Princípio que se refere ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas. 
 O presente conceito corresponde a qual dos princípios contábeis estabelecidos pela Resolução 750/93 do Conselho Federal de Contabilidade - CFC?
	C	Princípio da Oportunidade.
Questão 04 
A Lei Orçamentária Anual (LOA) é também chamada de: 
B Lei Anual ou Lei de Meios.
Questão 05
Leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa que descreve corretamente o conceito de empenho.
	B	O ato emanado de autoridade competente que cria para o Estado obrigação de pagamento, pendente ou não de implemento de condição.
Questão 06
O orçamento público constitui-se em importante instrumento de planejamento, representando o montante de receitas previstas e de dispêndios de recursos aplicados em determinado período, pois, conforme determina o art. 3º. Da Lei n. 4.320/1964, a Lei orçamentária compreenderá todas as:
	C	Receitas.
Questão 07
Assinale a alternativa que contempla corretamente as lacunas da sentença a seguir: "__________ são decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de saída de recursos ou redução de ativos ou incremento em passivos, que resultam em decréscimo do patrimônio líquido e que não sejam provenientes de distribuição aos proprietários da entidade”.
	B	Despesas.
Questão 08
Os sistemas contábeis dentro da Contabilidade Aplicada ao Setor Público são estruturados de forma a evidenciar, identificar, mensurar e avaliar os atos e fatos de gestão.
Assinale a alternativa correta. 
Para um melhor entendimento das informações contidas no balanço orçamentário, comparar as receitas previstas com as realizadas, podendo ocorrer excesso de arrecadação ou insuficiência de arrecadação.
No caso de Insuficiência de arrecadação, significa que:
		B	A receita prevista suplanta as receitas arrecadadas.
Questão 09
Os sistemas contábeis dentro da Contabilidade Aplicada ao Setor Público são estruturados de forma a evidenciar, identificar, mensurar e avaliar os atos e fatos de gestão.
Segundo o Conselho Federal de Contabilidade, o registro contábil deve ser feito pelo método das partidas:
	D	dobradas.
Questão 10
De acordo com as Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, a Demonstração do Resultado Econômico (DRE) evidencia o resultado econômico das ações realizadas no setor público, compreendendo a seguinte estrutura: 
 Considere (V) para verdadeiro ou (F) para falso nas proposições abaixo e assinale a alternativa que apresenta a sequência correta. 
 ( ) Receita econômica dos serviços prestados e dos bens ou dos produtos fornecidos. 
 ( ) Custos e despesas identificados com a execução da ação pública. 
 ( ) Resultado econômico apurado. 
 ( ) Investimentos incluem “os recursos relacionados à aquisição e à alienação de ativo não circulante.
	C	V – V – V – F
Questão 11
Nos termos do art. 103 da Lei nº 4.320/1964, o balanço financeiro é um quadro com duas seções, que são:
	A	ingressos e dispêndios.
Questão 12
Com relação ao art. 101 da Lei nº. 4.320/1964, os resultados gerais do exercício serão demonstrados no:
	C	balanço Orçamentário, balanço financeiro, balanço patrimonial e na demonstração das variações patrimoniais.
Questão 13
Dentro do passivo, tem o patrimônio líquido que é composto pelos seguintes grupos de contas: 
Considere (V) para verdadeiro ou (F) para falso nas afirmativas abaixo e depois escolha a alternativa que apresenta a sequência correta: 
( ) Capital social;
( ) Reservas de capital; 
( ) Reservas de lucros; 
( ) Resultados acumulados
B	V – V – V – V 
Questão 14
O Princípio que pressupõe a simultaneidade da confrontação de receitas e de despesas correlatas. O presente conceito corresponde a qual dos princípios contábeis estabelecidos pela Resolução 750/93 do CFC? 
Assinale a alternativa CORRETA:
B	Princípio da Competência. 
Questão 15
De acordo com os números indicados no balanço orçamentário, ocorre a identificação de cada item: 
Considere (V) para verdadeiro ou (F) para falso nas afirmativas abaixo e depois escolha a alternativa que apresenta a sequência correta: 
( ) Receitas realizadas: demonstra as receitas arrecadadas no período; 
( ) Dotação inicial: identifica o valor dos créditos iniciais constantes da Lei Orçamentária Anual (LOA);
( ) Saldo da dotação: corresponde à diferença entre a dotação atualizada e as despesas empenhadas.
A	V - V - V 
Questão 16
Assinale a alternativa que contempla corretamente as lacunas da sentença a seguir:"__________são decréscimos nos benefícios econômicos durante o período contábil sob a forma de saída de recursos ou redução de ativos ou incremento em passivos, que resultam em decréscimo do patrimônio líquido e que não sejam provenientes de distribuição aos proprietários da entidade.
 B	Despesas. 
Questão 17
Leia a afirmação abaixo e escolha a alternativa que complete corretamente a lacuna: “O ___________ é prévio, ou seja, precede a realização da despesa, está restrito ao limite do crédito orçamentário e apresenta as seguintes modalidades: ordinário; global; e estimativo”.
 A	Empenho. 
Questão 18
Assinale a alternativa que contempla corretamente as lacunas da sentença a seguir: ____________: é o repasse dos recursos arrecadados pelo agente arrecadador para os cofres do tesouro municipal, estadual ou federal, observando-se o Princípio da Unidade de Caixa.
 D	recolhimento;
Questão 19
O momento do fato gerador coincide, na maioria dos casos, com a fase da:
C	liquidação da despesa orçamentária.
Questão 20
Acerca do Plano Plurianual, é correto afirmar tratar-se de uma lei de periodicidade. 
Assinale a alternativa Correta:
D	Quadrienal.
Questão 21
A Lei Orçamentária Anual (LOA), expresssa, em termos numéricos, o valor máximo da despesa para cada item do orçamento. Assinale a alternativa Correta:
B	Receita é prevista e a Despesa é fixada. 
Questão 22
As alterações verificadas no patrimônio consistem nas variações.
Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença acima:
D	qualitativas e quantitativas.
Questão 23 
“É projetado para longo prazo; implica maior interação entre a organização e os seus ambientes interno e externo; é sistêmico e envolve a organização como um todo”. De qual tipo de planejamento o texto se refere? Assinale a alternativa que corresponde à resposta CORRETA. 
B 	Estratégico
Questão 24 
Com relação ao Balanço Financeiro, se os ingressos forem maiores que os dispêndios, ocorrerá um: 
A superávit;
Questão 25 
Analise as afirmativas, classificando-as em V (verdadeiro) ou F (falso), sobre os tipos de créditos orçamentários e escolha a alternativacorreta com a sequência correta: (AFCE/TCU/2006) 
( ) Os créditos suplementares são destinados a reforço de dotação orçamentária. 
( ) Os créditos especiais são destinados às despesas para as quais não haja dotação orçamentária específica. 
( ) Os crédito extraordinários são autorizados por lei e destinados a despesas de caráter não urgente. 
( ) Os créditos adicionais suplementares e especiais são autorizados por lei e abertos por decreto executivo. 
A V, V, F, V.
Questão 26 
Com a entrada em vigência das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, todas as entidades que se encontram no campo de aplicação das referidas normas deverão avaliar, na data do encerramento do exercício, se há qualquer indicação de que um ativo possa estar avaliado em descompasso com a imparidade (impairment), sendo que se há alguma indicação de que um ativo possa ter sofrido desvalorização, as entidades deverão considerar, no mínimo, as seguintes fontes de imparidade.... Assinale a alternativa CORRETA: 
D externas e internas
Questão 27 
Plano de curto Prazo, com validade para um exercício financeiro. O presente conceito corresponde a qual Lei? Assinale a alternativa CORRETA: 
B Lei Orçamentária Anual (LOA)
Questão 28
Assinale a alternativa que contempla corretamente as lacunas da sentença a seguir: _________________: são aqueles que foram enpenhados e que não foram liquidados nem, por consequência, pagos. 
A Restos a pagar não processados.
Questão 29 
Com relação a Resolução CFC - Conselho Federal de Contabilidade nº. 750/1993 contido na Resolução nº. 1.111/2007 do CFC – Conselho Federal de Contabilidade, Art. 10, Parágrafo único. 
Qual é o princípio que pressupõe o emprego de certo grau de precaução no exercício dos julgamentos necessários às estimativas em certas condições de incerteza, no sentido de que ativos e receitas não sejam superestimados e que passivos e despesas não sejam subestimados, atribuindo maior confiabilidade ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais. Assinale a alternativa CORRETA: 
B Princípio da prudência
Questão 30 
O Princípio que se refere ao processo de mensuração e apresentação dos componentes patrimoniais para produzir informações íntegras e tempestivas. O presente conceito corresponde a qual dos princípios contábeis estabelecidos pela Resolução 750/93 do Conselho Federal de Contabilidade - CFC? Assinale a alternativa CORRETA: 
C Princípio da Oportunidade. 
Questão 31 
A Demonstração dos Fluxos de Caixa (DFC) tem como finalidade? Assinale a alternativa que completa corretamente a sentença acima: 
A oferecer mais informações aos usuários da informação acerca da origem e destinação dos recursos financeiros das entidades públicas. 
Questão 32 
As Receitas Correntes podem ser classificadas em: Assinale a alternativa CORRETA: 
B originárias e derivadas
Questão 33 
Com a entrada em vigência das Normas Brasileiras de Contabilidade Aplicada ao Setor Público, todas as entidades que se encontram no campo de aplicação das referidas normas deverão avaliar, na data do encerramento do exercício, se há qualquer indicação de que um ativo possa estar avaliado em descompasso com a imparidade (impairment), sendo que se há alguma indicação de que um ativo possa ter sofrido desvalorização, as entidades deverão considerar, no mínimo, as seguintes fontes de imparidade: Assinale a alternativa CORRETA: 
 B Externas e internas
Questão 34 
Em relação à execução da receita, é possível avaliar se ocorreu excesso ou insuficiência de arrecadação, sendo: excesso quando a receita arrecadada é maior que a previsão inicial atualizada. Quando ocorre a INSUFICIÊNCIA DE ARRECADAÇÃO? 
Ocorre a insuficiência de arrecadação quando a receitas previstas suplantam as receitas arrecadadas. 
Questão 35 
O orçamento deriva do processo de planejamento da gestão. A administração de qualquer entidade pública ou privada, com ou sem fins lucrativos, deve estabelecer objetivos e metas para um período determinado, materializados em um plano financeiro, isto é, contendo valores em moeda, para o devido acompanhamento e avaliação da gestão. Em observância ao princípio da legalidade e de acordo com a perspectiva contábil, como é visto o orçamento? 
Em observância ao princípio da legalidade, o orçamento no setor público tornar-se uma peça de planejamento, pois na perspectiva contábil vemos o orçamento como a previsão das receitas e a fixação das despesas a serem realizadas pelo Estado.
Questão 36 
“As notas explicativas são parte integrante das demonstrações contábeis. Contêm informações adicionais em relação à apresentada no corpo dessas demonstrações e oferecem descrições narrativas ou segregações e aberturas de itens anteriormente divulgados, além de informações acerca de itens que não se enquadram nos critérios de reconhecimento nas demonstrações contábeis.” (MANUAL DE CONTABILIDADE APLICADA AO SETOR PÚBLICO - PARTE V - http://www.tce.ro.gov.br/arquivos//Downloads/IEP-MCASP -19-08-12-22-00-19.pdf ) De acordo com os estudos realizados, que tipo de informações podem conter as notas explicativas? Cite pelo menos 2 (duas): 
As informações que as notas explicativas podem conter são: mudanças de critérios de avaliação de estoques; critérios utilizados na elaboração das demonstrações contábeis; fatos relevantes que afetaram os resultados da entidade; aplicação de normas contábeis e estimativas realizadas.
Questão 37
“As receitas correntes e as receitas intra-orçamentárias correntes devem ser distribuidas, em uma das oito origens de receita, nos termos do Manual da Receita Nacional (Brasil, 2008ª)” Quais são as oito origens da receita? 
Receita tributária, Receita de Contribuições, Receita Patrimonial. Receita Agropecuaria, Receita Industrial, Receita de Serviços, Transferencia Corrente e Outras Receitas Correntes.
Questão 38
Segundo o autor ASSUMPÇÂO, 2013: “Demonstração das variações patrimoniais trata-se do demonstrativo que tem por finalidade evidenciar todas as alterações ocorridas no patrimônio, positivas ou negativas, indicando ainda o resultado patrimonial do exercício”. Defina variações qualitativas e quantitativas segundo o referido autor: 
Variações Qualitativas: Consistem nas alterações que NÃO RESULTAM em aumento da situação liquida da entidade, alterando somente a substancia patrimonial. 
Variações Quantitativas: Consistem nas alterações que RESULTAM no aumento da situação liquida da entidade, aumento de patrimônio.
Questão 39
Conforme consta na resolução CFC n°1.133/2008, o balanço orçamentário é a demonstração que evidencia: 
a) Receitas e despesas orçamentárias, detalhadas em níveis relevantes de analise; 
b) Confronta o orçamento inicial e suas alterações com a execução; c) Demonstra o resultado orçamentário 
d) A integração entre o planejamento e a execução orçamentaria. 
Como deve ser feita a divulgação do balanço orçamentário? 
A divulgação do balanço orçamentário deve ocorrer em publicação na imprensa oficial em qualquer das suas modalidades, devendo também ocorrer à remessa dos órgãos de controle interno e externo, a associação e a conselhos representativos, além de ficar a disposição da sociedade para acesso, dentro dos prazos indicados na legislação, e ainda ser publicado em meios de comunicação eletrônicos de acesso publico.
Questão 40
De acordo com ASSUMPÇÃO, 2013: “Para melhor entendimento na elaboração dos orçamentos e também com vistas a padronização, a legislação estabelece alguns princípios norteados que ditam regras e estabelecem limites, devendo ser observados por todos os entes da Federação por ocasião da preparação das propostas orçamentárias”. Cite os oito proncipios orçamentários: 
Unidade, Universalidade, Anualidade, Equilíbrio, Especificação, Publicidade, Exclusividadee Não Afetação das Receitas.
Questão 41
Segundo o referido autor: “O campo de aplicação da contabilidade publica está limitado as esferas do governo, compreendendo os governos federal, estadual, distrital e municipal, bem como suas autarquias, fundações empresas publicas e sociedade de economia mista dependentes, desde que sujeitas ao orçamento fiscal e de seguridade social, submetendo -se assim, aos ditames da contabilidade publica, nesta compreendida a Lei n° 4.320/1964 e demais dispositivos legais” Quais as características de empresa estatal dependente? 
Empresa controlada que receba entre o controlador recursos financeiros para pagamento de despesas com o pessoal ou de custeio em geral ou de capital, excluídos, no ultimo caso, aqueles provenientes de aumento de capital de participação acionária.
Questão 42
Para realizar a avaliação dos elementos componentes do patrimônio publico, serão considerados:
E Os estoques pelo preço médio ponderado.
Questão 43
A Contabilidade Pública:
Deve evidenciar, em seus registros, o montante dos créditos orçamentários vingentes, a despesa empenhada e a despesa realizada, à conta dos mesmos créditos, e as dotações disponíveis.
É disciplina que aplica na Administração Publica as técnicas de registros e apurações contábeis em harmonia com as normas gerais do direito financeiro.
É um conjunto de agentes econômicos que estabelece metas especificas para um determinado período, comanda recursos e traça decisões com relação às ações econômicas
Aplica normas de escrituração contábil, registra a previsão da receita, fixação das despesas e as alterações introduzidas no orçamento.
Está correto apenas o contido em:
D I, II e IV.
Questão 44
Segundo a Lei nº. 4320/1964, o balanço patrimonial demonstrará o patrimônio das entidades publicas classificado em grupos. Não faz parte desses grupos:
C Receitas Correntes
Questão 45
Segundo a Lei nº. 4320/1964, o balanço patrimonial demonstrará o patrimônio das entidades publicas classificado em grupos. Faz parte desses grupos:
C Ativo Financeiro, Passivo Financeiro, Ativo Permanente e Passivo Permanente.
Questão 46
De acordo com o contido na Lei 4320/1964, são consideradas fontes de abertura de créditos adicionais, EXCETO:
E O superávit da execução orçamentária.
Questão 47
De acordo com o contido na Lei 4320/1964, são consideradas fontes de abertura de créditos adicionais:
E O superávit financeiro apurado em balanço patrimonial do exercício anterior, as provenientes de excesso de arrecadação, as resultantes de anulação parcial ou total de dotações orçamentárias ou de créditos adicionais e o produto de operações de credito autorizadas.
Questão 48
Não são recursos disponíveis para fins de abertura de créditos suplementares e especiais, de acordo com a legislação:
E O superávit financeiro apurado em balanço financeiro.
Questão 49
Leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa que descreve corretamente o conceito de LANÇAMENTO.
	B	Relação individualizada dos contribuintes, descriminando a espécie, valor e o vencimento do imposto de cada um.
Questão 50
Leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa que descreve corretamente o conceito de LIQUIDAÇÃO.
	B	Verificação do implemento de condição, ou seja, verificação objetiva do cumprimento contratual.
Questão 51
Leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa que descreve corretamente o conceito de ARRECADAÇÃO.
	B	Momento em que os contribuintes comparecem perante os agentes arrecadadores a fim de liquidarem suas obrigações com o estado.
Questão 52
Leia as sentenças abaixo e assinale a alternativa que descreve corretamente o conceito de PAGAMENTO.
	B	Emissão do cheque ou ordem bancaria em favor do credor.
Questão 53
Numere a segunda coluna de acordo com a primeira, em seguida assinale a alternativa que traz a seqüência correta.
1. Despesas Correntes	( )Pagamentos de salários
2. Despesas de capital		( )Receitas tributarias, industriais
3. Receitas correntes 		( )Investimentos e inversões financeiras.
4. Receita de capital 		( )Constituição de dívidas, alienação de bens
	B	1, 3, 2, 4.
Questão 54
Consideram-se restos a pagar:
	B	As despesas legalmente empenhadas e não pagas no exercício.
Questão 55
Consideram-se restos a pagar processados:
	B	As despesas legalmente empenhadas, liquidadas,porem não foram pagas.
Questão 56
Consideram-se restos a pagar não processadas:
	B	As despesas legalmente empenhadas, porém não foram liquidadas e nem pagas.
Questão 57
Uma determinada prefeitura possui um imóvel que está alugado para a iniciativa privada. Num determinado momento resolve, através de leilão, vender o referido imóvel. As receitas provenientes do aluguel e da venda do imóvel deverão ser contabilizadas como:
	C	Receita Patrimonial e receita de alienações.
Questão 58
Certa prefeitura recebeu em 05/03/2005 uma verba do governo federal no valor de R$30.000,00 para a construção de escola municipal rural. Como o processo de licitação demorou 4 meses para ser concluído, a prefeitura aplicou o dinheiro em renda fixa, pelo prazo de 120 dias. No final do período da aplicação, ela resgatou um montante de R$31.560,00. O valor dos juros recebido deverá ser contabilizado como:
D Receita Corrente – receita patrimonial
Questão 59
O balanço financeiro, materializado através do anexo 13 da Lei nº. 4.320/1964, evidencia:
	E	As receitas arrecadadas, tanto aquelas que são orçamentárias, quanto aquelas que são extraorçamentárias.
Questão 60
A Demonstração do Fluxo de Caixa pode ser elaborada através do método direto e indireto evidenciando a movimentação dos seguintes grupos:
	B	Das operações, dos investimentos e dos financiamentos.

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Materiais recentes

Perguntas Recentes