Buscar

Desafios e Possibilidades na Educação

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

OPPEF
1 O confronto entre a realidade das escolas públicas brasileiras e o que os acadêmicos estudam... como podemos pensar em construir uma escola pública de qualidade.... Cite pelo menos duas possibilidades em seu texto argumentativo. 
R: A escola não pode ficar submissa a um sistema de ensino que preestabeleça sem campo de ação, precisa promover a participação, a crítica e a formação de seus alunos, professores, comunidade escolar. É necessário construir uma escola inclusiva, cidadã, solidaria e de qualidade para as crianças e os jovens. Nossos governantes tem o compromisso de implantar políticos que sejam capazes de proporcionar uma estrutura escolar que garante direito de todos ao acesso, é um direito assegurado por lei, temos que exigir esse direito.
2) A interdisciplinaridade deve estar presente nas atividades de História e Geografia... cite os recursos pedagógicos que podem compor as etapas de um projeto e explique como usar pelo menos um. 
R: A interdisciplinaridade é a integração das muitas ciências com possibilidade de enriquecer e ultrapassar a construção de muitos elementos que compõem o conhecimento, sem fragmentá-las nos diferentes campos do saber. O recurso pedagógico se compõe dos seguintes recursos Escritos, Filmes, Representações gráficas, Mapas, Plantas e Maquetes, Pesquisa e Estudos do Meio. Ex: FILMES- recurso que pode ser usado na sala de aula, abrindo horizontes e ampliando a visão de mundo das crianças. Para que seja efetivo de fato, os professores precisam conhecer essa linguagem, que envolve movimento, expressão oral e corporal, cores, músicas etc. Os filmes podem servir de mediação para o desenvolvimento das noções de tempo e de espaço na abordagem de problemas sociais, econômicos e geopolíticos, por isso devem ser selecionados com objetividade e ligação com temas de estudos. O professor pode discutir com a turma o assunto que será abordado com antecedência, ou relacionar alguns itens e questões a serem observados no filme para uma discussão posterior.
3) ao realizar um estágio numa escola do ensino fundamental o acadêmico deverá.... Cite duas dessas aprendizagens e explique R:.  APRENDIZAGENS COMO O PROJETO POLITICO-PEDAGOGICO:  esse é um dos documentos mais expressivos da escola, pois está vinculado a questão pedagógica e ao trabalho coletivo da escola, contendo nele as decisões e os vários momentos de planejamento da instituição.  APRENDIZAGENS DE APROFUNDAMENTO: é o diagnóstico da escola. Normalmente ele está contido no plano escolar e aponta as necessidades dela. Seria interessante conhecê-lo, como também checar seus encaminhamentos, ou seja, verificar as ações empreendidas que permitem perceber as transformações e as permanências propostas. Aprendizagem do contexto: local da escola, situar fisicamente, analisar a comunidade. O professor poderá utilizar o plano escolar para analisar dados que mostram características da escola, da comunidade e do bairro.
4) os conteúdos didáticos a serem desenvolvidos nas instituições escolares estão organizados no currículo. Cite-as e escolha uma delas para explicar suas principais características. 
R: Atividades permanentes, Atividade sequenciada ou sequência didática, Atividades ocasionais, Projeto. EX: projeto -  uma das características que qualificam um bom projeto e a possibilidade que ele oferece de compartilhar objetivos com um grupo, e aqui é que se localiza toda a diferença entre projetos didáticos e sequências didáticas. São sequências de ações organizadas por um determinado propósito e que terminam na elaboração de um produto final compartilhado com o grupo de alunos. Sua duração pode variar conforme o objetivo, o desenrolar das várias etapas, o desejo e interesse pelo assunto tratado.
5) Muitas crianças reclamam da escola, dizem que ela é chata e declaram... A música de Paula Toller  e Dunga.. Que mudanças poderiam ser feitas nas instituições escolares. 
R: A música não mostra que a criança precisa de respostas e com as interações com o mundo e com as pessoas é o caminho mais fácil para a criança construir seu modo de agir de pensar e obter respostas então todas as modalidades organizativas do tempo didático podem levar a aprendizagem significativas. As atividades permanentes, sequenciadas, ocasionais, projeto e inclusive a organização física do espaço mais voltada para os interesses e a autonomia das crianças vão proporcionarem ambiente rico instigante e ao mesmo tempo são novas ideias para projetar através da observação da necessidade e questionamentos do grupo. O que temos que fazer é contribuir para que a criança viva sua infância com alegria, brincando e descobrindo o mundo porque é assim que ela aprende, por meio de pesquisa e debate.
6) observe o registro feito pela professora Geiger... A professora Geiger recentemente revisou suas anotações e outros registros relacionados. A partir do exposto explique o significado do registro das observações e reflexões) observe o registro feito pela professora Geiger... A professora Geiger recentemente revisou suas anotações e outros registros relacionados. A partir do exposto explique o significado do registro das observações e reflexões
R A observação, o registro e a reflexão torna a professor escritor de sua pratica, intelectual da educação, alguém que pode se reconhecer como um sujeito capaz de intervir e transformar a realidade em que atua, buscando, pesquisando, se educando. É uma tarefa difícil, mas talvez seja a resposta para construirmos uma educação transformadora, ao tornar a reflexão uma possibilidade de ser fazer ciências da educação. A observação e o registro, tem a caracterização da unidade escolar e elaboração de roteiro, de observação da pratica da escola de ensino fundamental, considerando as dimensões do educar e cuidar de forma indissociável, recuperando a função social desse nível de ensino. Reflexão oportuniza a troca de experiências entre os acadêmicos, o confronto de ideias, a reflexão constante, o aprendizado mutuo sobre os saberes e fazeres na construção da pedagogia, comprometida, comprometida com a qualidade social. Pois segundo Madalena Freira, os caminhos do processo de construção da reflexão são muitos e cada um faz o seu. Portanto, a tarefa de observar, refletir e pensar na teoria oportunizara o registro sobre a pratica cotidiana.
7) Marcia da costa, supervisora escolar, assumiu a coordenação. Para solucionar a situação, Márcia devera preparar um plano de trabalho: O planejamento escolar pode ser visto como parte integrada do processo organizacional?
R: O planejamento escolar é visto como parte integrante do educacional consiste numa atividade de precisão, ação a ser realizada, indicando definições necessárias a atender; objetivos a atingir dentro das possibilidades, procedimentos e recursos a serem empregados; tempo de execução e formas de avaliação. O processo e exercício de planejar referem-se a uma antecipação da pratica, de modo a prever, programas e ações e os resultados desejados, constituindo-se numa atividade necessária a tomada de decisão. Sem planejamento a gestão corre ao saber das circunstâncias, as ações são improvisadas os resultados não são avaliados é a forma de como a supervisora encontrou na escola, um quadro bem desafiador. O planejamento escolar faz parte do processo organizacional, constitui uma forma de ação, que busca organizar coletivamente as comunidades tendo neste processo a participação do supervisor escolar, coordenador pedagógico e do orientador educacional como grandes articulações do processo de reflexão, participação e organização, para que se possa cumprir a tarefa de aprendizagem no ambiente escolar.
8) O aluno do ensino fundamental, assim como todos nós, vive o mundo em tempo real...
R: O principal eixo temático proposto é a História local e do cotidiano o que possibilita estudar as histórias de vida das crianças, a construção das identidades e as relações nos grupos sociais próximos. As noções do tempo e espaço devem estar sempre presentes nos processos dos primeiros anos. A partirdo segundo ano podemos ir ampliando o espaço a criança e suas raízes, a comunidade, o lugar, o bairro, modo de viver. No terceiro ano compreender outras linguagens e os lugares da cidade, combinar a noção de cidadania e participação dos alunos para que se sintam sujeitas de a história partir dos problemas locais como meio ambiente, trânsito, violência, e ampliar para as cidades de cada município brasileiros. Os três eixos básico são: a intenção a humildade, a totalidade o respeito pelo outro.
9) durante uma atividade de observação numa sala de aula de uma escola do Ensino.... Roberto observa uma aula de 4° ano de Ensino Fundamental... para garantir a assertividade da questão, aponte:
R: A formação inicial de professores é e deve ser constituídas como base para o exercício da atividade docente, em que os futuros professores podem construir saberes, adquirir uma postura reflexiva e investigar a própria pratica o estágio tem um papel fundamental neste processo, pois pode possibilitar a elaboração e compartilhamentos de conhecimentos entre os futuros professores, um espaço de vivencia de inovações didáticas é um lugar impar para o desenvolvimento de uma docência de qualidade, onde encontramos uma oportunidade de reflexão da pratica docente, onde nos tornamos reflexivo, critico, humano, investigativo e protagonista de nossa pratica.
10) na organização de sua rotina, a professora Ana Lucia, do 1º ano. Justifique se a adequação ou não...
R: A adequação pois as crianças precisam aprender sobre a função social desses recursos, em como construir a noção de tempo gradativamente mediados por parceiro experiente que ajudara na construção dessa noção e com foco nesses objetivos, ampliando seu referencial espacial e temporal a medida que se desenvolve. Portanto se partimos da sua realidade concreta, presente quando ela tem seis anos no 1º ano será mais fácil progredimos conceitualmente com ela para um entendimento mais complexo e abstrato. O trabalho não será por ensaio e erro mediato pela presença de professora que intencionalmente vai provocar esse conhecimento. É uma proposta muito interessante para se trabalhar em sala de aula, adequada os conteúdos e ao mesmo tempo a interdisciplinaridade nas aulas, as crianças precisam aprender sobre a função social desse recurso bem como construir a noção de tempo gradativamente, mediado por um parceiro experiente que ajudara a construção dessa noção e com foco nesses objetivos. Ex: a professora está usando corretamente o calendário como recurso de sua aula e daí trabalha conteúdos variados tornando sua aula interessante. Ao descobrir quantos dias falta para um determinado evento está professora também trabalha com o grupo a matemática, marcar datas importantes no calendário, como 21 de setembro dia da arvore, ela também estará trabalhando meio ambiente e desperta nos alunos o interesse pela pesquisa e usando o calendário para saber quem são os aniversariantes do mês.
11) A Pipa...A partir da constatação de que muitas crianças, durante os intervalos.
R:O projeto parte de uma plano de ação onde se propõe algum e,e uma intervenção pedagógica que tem um sentindo claro, e uma necessidade de aprendizagem de situações –problemas reais e diversificados como no texto a pipa que foi constatado a partir de algum que interessava aos alunos (sonhos,desejos e necessidades) o professor não deu apenas uma atividades comum de colorir ou para desenhar uma pipa mais a partir de uma investigação de sondagem sobre o conhecimento das crianças acerca do assunto pipa ele envolveu toda escola,professores,comunidade e pais em um projeto.(Planejamento )Podemos observar a pratica da interdisciplinaridade ao integra aos conteúdos, superando a fragmentação das disciplinas ao incluir pesquisas de obra de arte, levando as a conhecer a região onde moram sobre como era antes e os riscos de empinar pipa Etapas de um projeto: Fundamento  ; localização; eixo integrador; justificativa; objetivos; temáticas; estrutura e recursos; avaliação; conclusão.*Sondagem inicialmente,  em rodas de conversas, foram levantadas e registradas em muitas folhas de papel, os conhecimentos das crianças sobre o assunto.*Trabalho em conjunto (socialização) as crianças maiores passaram pelas salas apoiando e ajudando os menores.*Ampliando conhecimento- Foram propostas situações didáticas que alternaram o empinar e o comtemplar.*Comparam realidades-realidades tratadas por pintores, com realidade vivida por elas.*Alternativas para contornar dificuldades como o risco de se empinar pipa nas condições atuais, comparação com as características da vida cotidiana das crianças do passado e possíveis alternativas para contornar as dificuldades presentes. *Envolvimento da família-pais que foram a escola ajudar as crianças a confeccionar pipas da forma que conheciam e contaram suas historias.*Confronto com a realidade – questões como o perigo do cerol, risco de brincar na rua.*Questão de gênero – Solicitaram as crianças que posicionassem sobre as brincadeiras de meninos e meninas.atualmente onde tiveram caloroso debates e também discutiram sobre gênero, se empinar pipa e brincadeira de menina e menino (execução, realização).portanto através dessas pratica os alunos tiveram aprendizagem significativas, foram ativos na construção de seus conhecimento, desenvolvendo a sua autonomia.
12) De acordo com Hernandez (1988) os projetos de trabalho constituem um planejamento...
R: aprendizagem se dá por meio da descoberta e a estrutura didática de norteia pela observação, associação e expressão e o papel do aluno é um executor de tarefas. Os projetos de trabalho são possibilidades de se resinificar os espaços de aprendizagem de forma que eles venham contribuir para a formação de sujeitos ativos, reflexivos e participantes, assim aprendendo novos conteúdos, que poderão ser aprofundados e sistematizados em módulos de aprendizagem, que por sua vez irão repercutir sobre as situações e intervenções dos alunos em outros momentos da vida escolar.
13) leia a poesia de Madalena freire (2010). Escolhas e práticas educativas, A cada encontro: o imprevisível...explique.
R: De forma poética Madalena Freire nos leva a pensar na aula como um momento de encontro no qual alunos e professores tornam-se autores de uma História que vai sendo escrita a cada ano, com cada grupo, e o enredo vai se desvelando dia a dia, nas conquistas que combinam conhecimento, convivência, afetividade, generosidade, contribuição, troca, imprevistos, duvidas e a certeza do compromisso pelo trabalho com, para e pelo outro, pois como a autora cita, somos geneticamente sociais. Inclusão histórica, relação entre concreto e abstrato, relação entre o presente e o passado, agente de mudança, cultura, relação entre o próximo e o distante.
14) para fazenda (1993) é importante considerar a necessidade... conceitue justifique.
R: Da ação pessoal do professor ao dialogar com as famílias, Desta feita, é importante considerar a necessidade de se assumir uma nova postura diante do conhecimento, ou seja, o ponto de partida e chegada de uma prática interdisciplinar depende da ação do diálogo que acontece entre as disciplinas e os sujeitos da ação (FAZENDA, 1993).Em outras palavras, podese dizer que a interdisciplinaridade integra horizontalmente os conteúdos, superando a fragmentação deles e aponta para a construção de um currículo mais vivo, articulado e participativo
15) - As concepções de crianças, aprendizagem, de ensino e professor foram discutidas.
R: Ao longo da história diferentes concepções do desenvolvimento foram estudadas pela psicologia e consideramos interessante, uma vez que não pratica dos estágios os acadêmicos podem identificar diferentes concepções como: concepção inatista o professor seria apenas alguém que espera a criança se desenvolver, e como num passe de mágica as coisas vão acontecendo. “Sozinha ela aprende tudo”, até para se alfabetizar parece que ela tem estalo. Concepção ambientalista a percepção de criança e de alguém que precisa ser adaptável ao ambientee precisa de um adulto a seu lado para molda-la. A partir disso as intervenções na aprendizagem são entendidas como uma programação de atividades. Concepção interacionista leva em consideração os aspectos biológicos e ambientais para desenvolvimento humano, no entanto os fatores biológicos permitem a criança agir sobre o mundo que também a influenciam na construção de suas características biológicas. É na interação com o mundo e especialmente com as pessoas que a criança construirá seu modo de agir, pensar e se tornar sujeito. É uma interação recíproca, que por sua vez possibilita nossas aprendizagens. Esse processo é continuo e conjunto, envolvendo as crianças, adultos, familiares e professores. 
16) Segundo Madalena Freire (1995): O educador lida com a arte de educar. Diante do exposto por Madalena Freire e dos estudos apresentados elabore ...
R: No processo de formação do educador e de extrema importância o desenvolvimento da observação do registro da reflexão. O professor torna se decifrador do mundo dano significado ao que ouve e ao que vê ao registrar e tornar seu registro com exercício de estudo teórico e prático em um processo contínuo e reflexivo de seu cotidiano e por meio de planejamento da organização do tempo que professor busca melhor organizar sua pratica colocando o aluno no centro da atenção pedagógica, e contatando com sua participação ativa no processo de seu desenvolvimento. Tanto na formação quanto na elaboração de um processo didático e essencial a observação, o registro e a reflexão.
17) -Leia a situação apresentada e identifique o que se pede. A Escola Estadual de Ensino Fundamental Maria Angelis, na periferia. Lixo
R: O projeto e um trabalho de modalidade organizativa do tempo didático que visa: compartilhar objetivos mediante um propósito educacional; elaborar um produto final que possa ser partilhada,divulgando;a organização/planejamento de etapas de trabalho onde todos devem se envolver; comprometer todos os envolvidos, pois suas idéias,intenções e desejos estão circulando pelo projeto, constituindo e estruturando o projeto, promover o trabalho cooperativo, ampliar conhecimento de um determinado saber.
18) durante a realização de um estágio numa escola...elabore um texto explicando...
Observação: Serve para desenvolve um olhar aprimorado sobre a profissão, saber como e o que observar, renovando-se os conceitos, levando as questões de conflito entre a teoria e pratica para uma discussão com colegas e mestres no intuito de alinhar as informações. Registro: Este serve para acompanhar cada etapa observada e discorrer de uma análise mais profunda da profissão. Ele narra os fatos e permite a reflexão vinculando os conhecimentos adquiridos na graduação. Ao observar, leia os documentos da instituição para compreender seus aspectos de regência, e não se deve dar a intromissão, a ser invasor da escola, mas que se deve compreender a instituição como um todo e suas problemáticas podendo até propor intervenção de melhorias. O registro proporciona ao docente a capacidade de crítica, da análise e por isso quanto mais enriquecido a descrição melhor será a identificação dos progressos e retrocessos do ensino na área pedagógica tendo como referencial os conteúdos teóricos.
19- No artigo 3º, parágrafo único, das diretrizes curriculares nacionais para o curso de pedagogia, Resolução CNE-CP01 15/05/2006 a uma indicação de que a formação do licenciado em pedagogia tenha como centralidade........ (Pagina 10)
R: O curso de pedagogia tem uma fundamentação legal que conduz a exigência de uma vivencia pratica isto está fundamentada nesta resolução deliberada através das diretrizes que diz que para a formação do aluno e importante que ele tem conhecimento da escola como organização social e que a pesquisa analise e aplicação dos resultados de uma investigação seja usados para o encaminhamento de soluções área educacional. O professor e um profissional que se confronta com situações singulares no seu cotidiano e para superá-las precisa articular conhecimentos teóricos e científicos sobre a pratica com vista a intervir em toda a sua totalidade através da pesquisa e do trabalho coletivo.
Pág. 115 De acordo com a indicação legal para o curso de graduação em pedagogia são instituídas diretrizes definindo princípios e procedimentos a serem adotados no planejamento e avaliação. A docência é uma ação educativa e um processo pedagógico metódico e intencional. Construindo em relações sociais, étnico-sociais e produtivos onde a articulação entre os conhecimentos científicos e culturais serão desenvolvidos. Então a ob
20) De acordo com os parâmetros curriculares nacionais a proposta de história para o ensino fundamental foi concebida.
R: conforme parâmetros curriculares nacionais o conceito ensino de história tem uma grande contribuição nas séries iniciais... a criança deverá expressar ampliar seu vocabulário e o professor trabalhar com inclusão bairro Município localização espacial em recuo do tempo. História é referência precisa ser bem ensinada assim trabalhar conhecimentos humanistas em Vitória é humanizar o homem. E percebemos nas organizações sociais de produção e compreender suas criações professora que me adequar a a linguagem da construção histórica quando o aluno para que este veja sentido consiga estabelecer conexões.
21) as concepções de criança, aprendizagem, de ensino e professor.
R: A educação e um ato político porque a sua pratica não e neutra ela depende de postura politizada. A educação e um direito de todos portanto cabe nossos governantes criar políticas para a inclusão de uma escola mais justas democráticas e igualitária e solidaria promovendo meios de acessos e permanência a escola a relação com a concepção se dá porque a criança e um ser histórico e social e não e um tabula rasa mais passa conhecimento prévio que devem ser considerado pelo professor ao transmitir os contudo sabendo que ele e um mediador no processo de construção dos conhecimento da criança que adquirem este conhecimento através da interação com as pessoas e no meio social em que vive em seu contexto histórico, a escola possui uma função social de preparar cidadão críticos reflexivos não só para atuar na sociedade mais para intervir na realidade como um agente transformador.
 22-Para garantir a assertividade da questão aponte no seu texto dois argumentos que fundamentam o papel e a importância do estágio na formação dos futuros professores. 
R: No sentido de compreender o estágio como via fundamental na formação do professor, é essencial considerar que o mesmo possibilita a relação teoria-prática, conhecimentos do campo de trabalho, conhecimentos pedagógicos, administrativos, como também conhecimentos da organização do ambiente escolar, entre outros fatores. Dessa forma, o objetivo central do estágio é a aproximação da realidade escolar, para que o aluno possa perceber os desafios que a carreira lhe oferecerá, refletindo sobre a profissão que exercerá, integrando o saber, fazer obtendo informações e trocas de experiências. De um modo geral, a realização do estágio permiti, em certo sentido, compreender como os alunos avaliam sua formação, o que evidenciam dessa formação e o que criticam. É possível identificar que a formação inicial os prepara de certa forma para o exercício da profissão e o estágio vem contribuir para o aprofundamento e pratica do apreendido em sala de aula. Essa formação cria expectativas positivas diante da profissão proporcionando a construção de uma concepção de ciência e de ensino das ciências firmada na descoberta, na relação com a sociedade, proporcionou-lhes conhecimento didático e uma abertura à investigação e à reflexão.
23- Cite duas dessas aprendizagens e explique-as. 
R: Aprendizagem de aprofundamento- É o diagnóstico da escola. Normalmente ele está contido no plano escolar e aponta as necessidades dela. Seria interessante conhece-lo, como também checar seus encaminhamentos, ou seja, verificar as ações empreendidas que permitem perceber as transformaçõese as permanências propostas. Aprendizagens como o projeto político-pedagógico- Esse é um dos documentos mais expressivos da escola, pois está vinculado à questão pedagógica e ao trabalho coletivo da escola, contendo nele as decisões e os vários momentos de planejamento da instituição. 
24- Cite recursos pedagógicos que podem compor as etapas de um projeto e explique como usar pelo menos um. 
R: Fundamentos; localização; eixo integrador; justificativa; objetivos; temáticas; estrutura e recursos; avaliação; conclusão. Objetivos: Nesta etapa você pensará a respeito de sua intenção ao propor a pesquisa. Deverá sintetizar o que pretende alcançar com a pesquisa. Os objetivos devem estar coerentes com a justificativa e o problema proposto. O objetivo geral será a síntese do que se pretende alcançar, e os objetivos específicos explicitarão os detalhes e será um desdobramento do objetivo geral.
25- A partir do exposto explique o significado do registro das observações e reflexões sobre a prática docente observada tendo como referência os estudos de Madalena Freire. 
R: Quanto maior a riqueza de informações registradas na escola durante o estágio, melhores serão as possibilidades de reflexão. Os caminhos do processo de construção da reflexão são muitos e cada um faz o seu. Portanto, a tarefa de observar, refletir e pensar na teoria oportunizará o registro sobre a prática cotidiana.
26- Os textos discutidos na disciplina OPPEF indicam possibilidade e caminhos para assegurar a todos o exercício da cidadania e da emancipação social, uma das funções sociais da escola. Cite pelo menos duas possibilidades em seu texto argumentativo. R: Efetivar uma gestão democrática implica na participação de todos os seguimentos da comunidade escolar levando à construção de espaços dinâmicos, marcados pela diversidade e pelos distintos modos de compreender a escola. Diante do exposto, é preciso que a escola repense urgentemente o seu papel em busca de formar cidadãos críticos, participativos e atuantes, orgulhosos de seu saber, capazes de solidarizar com o mundo exterior e serem capazes de enfrentar o mundo do trabalho como realização profissional através de atitudes de humanização e respeito ao próximo. Pensando em um modelo de escola democrática, gestores e docentes devem proporcionar um espaço de interação de saberes e delegação de poder em prol da aprendizagem significativa do aluno. Pensar o trabalho coletivamente significa construir mediações capazes de garantir que os obstáculos não se constituam em imobilismo, que as diferenças não sejam impeditivas da ação educativa coerente, responsável e transformadora. Esse contexto relacional implica em buscar o objetivo comum que é o desenvolvimento integral do aluno e do sucesso da escola através da implantação de um Projeto Político Pedagógico que traduza os interesses e anseios coletivos. É com este olhar que procuramos compreender a ação pedagógica do gestor escolar, através do reconhecimento que a educação é essencialmente um ato de conhecimento e conscientização, mas que por si só, não leva uma sociedade a se libertar dos mecanismos opressores que norteiam a sociedade em gestação. Para tanto, é necessário que o gestor assuma uma postura de compromisso aderindo o desafio da diversidade a serviço da comunidade. 
27- Apresentamos em nossos estudos algumas modalidades para organizar o tempo de ...cite algumas delas e depois escolha uma e apresente duas características em seu texto. Pág. 84 e 85	
R: atividades permanentes- pode ocorrer diariamente, uma vez por quinzena, durante vários meses ou longo do ano escolar, favorecem aproximação das crianças com os conhecimentos da sociedade e da cultura que por elas mesmas não fossem acessadas e um momento planejado, favorece ao intercâmbio de informação entre as crianças e entre os colegas de classe. Marca principal e a regularidade- ex: roda de conversa, momento de leituras e sala de internet, atividade sequenciada ou sequência didática- são atividades planejadas e orientadas com a intenção de oferecer desafios as crianças, para q possam resolver problemas a partir de diferentes proposições e uma sequência com duração limitada a algumas semanas, atividades ocasionais- são ocasiões esporádicas em q algum tema ou conteúdo tenha a necessidade de ser trabalhado sem q haja uma relação direta com o q está sendo desenvolvido nos projetos ex: visitas a recursos naturais, culturais, visitas diversas e campanha sobre saúde e projeto- a possibilidade q ele oferece de compartilhar objetivos com um grupo, onde as sequências são ações organizadas por um determinado propósito e na elaboração de um produto final, compartilhado com o grupo.
28- Quais são as funções do estágio para o estudante de pedagogia? Faça uma dissertativa apontando ao mesmos duas dessas funções?
R: A função do estágio e aproximar o estagiário a realidade escolar na busca de uma formação voltada para articulação volta para a teoria e a pratica oferecendo assim condições para que o acadêmico possa construir sua identidade para futuros professores. As funções do estágio e permitir que os acadêmicos observem o registro, elabore diagnostico pedagógico associando aos conhecimentos estudados ao longo do curso. O curso de pedagogia tem como uma fundamentação legal que conduz a exigência de uma vivencia pratica isto está fundamentado nesta resolução deliberado através das diretrizes que diz que para a formação do aluno e importante que ele tenha conhecimento da escola como organização social e que a pesquisa a análise e aplicação dos resultados de uma investigação sejam usados para o encaminhamento de soluções na área educacional.
29- Na organizaçao de sua rotina, a professora Ana Lucia, do 1º ano, dedica um tempo para o trabalho com o calendario juntoao grupo. ...esta atendendo alguns eixos metodologicos da diciplina de Historia. Aponte e explique quais são os eixos metodologicos.
R: Este e um ser social, faz transformaçoes territoriais para morar, viver, trabalhar e se deslocar conforme seu interesse e suas necessidades.Aqui são mantidos alguns eixos apresentados em historia ,por exemplo,partir do espaco proximo paro o destante, sempre dialogndo entre os dois eixos(espaço e tempo),não se esquecendo do contesto cultural, social e pessoal. A relidade da criança e o ponto de partida, de observação e de construcao de conceitos, marcando o inicio de um processo de producao, confronto e representacao . conforme exclarece a altora:critico do espaco e aquele capas de ler o espaco real e a sua representacao, o mapa.
30- No livro vimos que: Podemos ensinar por meio de projetos todos os assuntos que tragam uma dúvida inicial e a partir do pressuposto levantado. Após a leitura do texto acima, apresente as etapas a serem seguidas na elaboração de um projeto
R: Sonhos  , utopias, desejos e necessidades; planejamento; execução e realização; depuração; apresentação e exposição; avaliação e critica.
31- Encontramos diferentes práticas de estágios apontados pelos autores estudados. Entre elas, citamos o modelo da observação e imitação... explique a pratica de estagio pela aprendizagem por meio da observação e imitação 
R: A pratica de aprendizagem pela imitação e observação é limitada se não for acompanhada de uma recreação e reflexão. O estagio tem por objetivo tão somente a observação e a imitação a partir desse ponto ira se formar um professor capaz de refletir r pensar sobre sua pratica de uma critica mais fundamentada teoricamente. Se torna uma boa referencia porque gera professor de conhecimento e resume a função do professor a ensinar. Mantendo assim uma concepção tradicional do ensino  docente.
33- Currículo onde são descritos em linhas gerais temas escolhidos, no qual são aprofundados e apresentados seus objetivos, conteúdos e orientações didáticas. 
R: Ética, Pluralidade cultural, Meio Ambiente, Saúde, Orientação Sexual e Temas Locais

Outros materiais