Logo Passei Direto

A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
55 pág.
Apanhadão Sociologia e educação

Pré-visualização | Página 1 de 17

Sociologia e educação 
Questão 1: A frase transcrita é de Émile Durkheim (1858-1917), considerado o fundador da sociologia científica. A partir dela, responda: 
•Qual é o conceito ao qual essa frase está fazendo referência? 
R: Traz uma definição para o conceito de Fatos Sociais. 
b) Qual é a relação desse conceito com o papel da escola no contexto do pensamento de Durkheim? 
R: A percepção da existência de tais fatos foi fundamental na definição do principal objeto de estudo da 
Sociologia e, consequentemente, em sua constituição como área do conhecimento científico. 
Questão 2: Florestan Fernandes diz ... O pensamento do teórico brasileiro Florestan Fernandes condiz mais com o de Durkheim ou o de Marx? Justifique.
 
R: Condiz mais com Durkheim que teorizava que a educação, para ele significaria o processo necessário de socialização, pelo qual aprendemos a ser membros de uma sociedade. Ele considerava que eram justamente 
as regras sociais que deveriam ser ensinadas às crianças. Em seu livro Educação e Sociol ogia, ele dizia que é uma ilusão acreditar que podemos educar nossos filhos como queremos, pois havendo f alhas nesse processo de socialização eles correriam o risco de não se enquadrarem na sua sociedade, o que faria com que sofressem as consequências por não estarem em condições de viver de acordo com as regras daquela sociedade. Nesse sentido, a educação adequada seria aquela própria ao meio moral que cada um compartilha. 
Questão 3: Entre os importantes temas que se apresentam aos estudiosos da educação no mundo.. .diante do exposto eleja uma das 3 visões da autora (Whitaker) e indique quais são suas implicações para o contexto da educação escolar. 
R: A visão do caos apocalíptico é uma visão de f uturo pautada na desesperança e no pessimismo. É a ideia de que o fim está próximo e de que nada adianta. Essa postura aterrorizada e aterrorizante é muito conveniente para a manutenção do sistema, pois o medo do caos g era paralisia, e a sensação de que nada pode ser f eito para melhorar as condições de vida das pessoas causa conformismo e acomodação, que são péssimas para toda a vida social e, sobretudo, para o cotidiano escolar, que f ica numa situação de terra arrasada impactando na indisciplina, depredação do espaço físico e do material pedagógico. Por causa disso, nada de ensino e nem de aprendizagem. 4)Louis Althusser (1918-1990) e altamente conhecido como um teórico das ideologias...diante disso explique: a)Althusser pode ser considerado um teórico reprodutivista?Por q uê? R:Sim, porque ele acreditava q eu espaço escolar e a própria educação consiste na reprodução da sociedade em que ela se insere. 
b)Para Althusser a escola é um aparelho ideológico do Estado?Por quê? R: Sim é o mais importante para a classe dominante, porque a ideologia burguesa busca cada vez mais na for ça de trabalho, habilidades específicas e diversificadas.Segundo Althusser, cada vez mais, no sistema capitalista, estas habilidades vem sendo desenvolvidas em um lug ar fora da produção: pelo sistema educacional e outras instâncias e 
instituições, fato q ue não acontecia em épocas anteriores. No sistema feudal, por exemplo, o indivíduo era 
formado em seu local de trabalho. 
 
Questão 1: A frase transcrita é de Émile Durkheim (1858-1917), considerado o fundador da sociologia científica. A partir dela, responda: 
a) Qual é o conceito ao qual essa frase está fazendo referência? 
R: Traz uma definição para o conceito de Fatos Sociais. 
b) Qual é a relação desse conceito com o papel da escola no contexto do pensamento de Durkheim? 
R: A percepção da existência de tais fatos foi fundamental na definição do principal objeto de estudo da 
Sociologia e, consequentemente, em sua constituição como área do conhecimento científico. 
Questão 2: Florestan Fernandes diz ... O pensamento do teórico brasileiro Florestan Fernandes condiz ma is com o de Durkheim ou o de Marx? Justifique. 
 
2 
R: Condiz mais com Durkheim que teorizava q ue a educação, para ele significaria o processo necessário de socialização, pelo qual aprendemos a ser membros de uma sociedade. Ele considerava que eram justamente 
as regras sociais que deveriam ser ensinadas às crianças. Em seu livro Educação e Sociologia, ele dizia q ue é uma ilusão acreditar que podemos educar nossos f ilhos como queremos, pois havendo f alhas nesse 
processo de socialização eles correriam o risco de não se enquadrarem na sua sociedade, o que faria com que sofressem as consequências por não estarem em condições de viver de acordo com as regras daquela 
sociedade. Nesse sentido, a educação adequada seria aquela própria ao meio moral que cada u m compartilha
Multipla escolha: 
Questão 1 - Os aparelhos ideológicos do Estado...
C)Nas famílias, nas escolas, nas igrejas, nos sistemas jurídicos e 
político, nos meios de comunicação 
Questão 2 - Considerando o cenário atual da educação...marque alternativas q contem melhore s relações categoria e preocupação teórica: 
C) 1b,2A,3C 
Questão 3 - Em relação ao contexto atual da educação no Brasil e no mundo...Julgue as seguinte afirmativas e assinale a correta: 
D)As new tecnologias criam new espaços de conhecimento, ampliando as possibilidades de educação, que não fica mais restrita a escola. 
Questão 4 - A coerção exercida pela sociedade sobre os indivíduos ocorre no meio moral, afirmava Durk. Segundo ele a educ. assumiria significado moral importante, uma vez que: 
C)A Ed. Caberia preservar a coesão mo ra, sendo o processo educacional direcionado para transmitir costumes e regras. 
Questão 5 - Considerando o contexto social e intelectual do surgimento da soc., assine a opção incorreta: 
C) A urbanização f oi um fator importante para a formação da sociedade moderna e, de certo modo foi fruto da industrialização. 
Questão 6 - Pode-se dizer que a educação, para Dur é um processo de: 
C)Socialização dos indivíduos. 
Questão 7 - Karl, W eber e Dur, considerados f undadores da ciências sociais...Nesse sentido assinale a alt. Correta a respeito de interpretações e conceitos elaborados pelos referidos autores: 
A)Marx, ao trabalhar a esf era dos vlrs, elaborou o conceito de cap. Simbólico, W eber, nas sua cr itica a modernidade, referiu- se ao 
“desencantamento do mundo”, Durkheim ao analisar a determinação da sociedade sobre o individuo, formulou os conceitos de consciência coletiva e fato social. 
8)”Tudo esta agora sendo permanentemente desmontado, mas sem perspectiva de alguma 
Questão 8 – Tudo está agora sendo permanentemente desmontado, mais sem perspectivas de alguma permanência....hábitos e verdades aut oevidentes” Essa definição feita por Baum an corresponde ao conceito de:
B) Modernidade líquida
8)”Tudo esta agora sendo permanentemente desmontado, mas sem perspectiva de alguma permanência....hábitos e verdades aut oevidentes” Essa definição feita por Baum an corresponde ao conceito . 
Questão 9 - Para Marx e Engels, a educação no sistema capitalista tem por finalidade
:B)Perpetuar a exploração das classes sociais mais pobres 
Questão 10 -De acordo com a concepção teórica sociológica q ue se convencionou chamar de reprodutivista, existem variasdireções...considerando esta afirmação é correto afirmar que: 
C)I,II,IV 
Questão 11 - Não basta saber que Eva viu a uva...o que significa dizer q ue freire:
Página123456789...17