Buscar

APOL GEOGRAFIA AGRÁRIA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

APOL – GEOGRAFIA AGRÁRIA
Questão 1/5 - Considere a seguinte citação: 
"[...] através dos gêneros de vida, os geógrafos agrários desenvolveram investigações sobre os tipos de agricultura, prevalecendo as atenções sobre as paisagens rurais, os regimes agrários, os tipos de produção, enfim os gêneros de vida vinculados aos agricultores e criadores". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: JUNIOR, Antonio Tomaz. As correntes na Geografia Agrária brasileira, Terra Livre, São Paulo, Ano 26, v. 02. n. 35. p. 35-52, jul./dez., 2010. 
Conforme os conteúdos do livro-base Geografia Agrária sobre os tipos de geografias agrárias desenvolvidas no início da Geografia como disciplina, analise as alternativas a seguir:
I. A partir da institucionalização da Geografia, não houve caminhos múltiplos seguidos pela Geografia Agrária. Assim, desde o início, as concepções sobre os espaços rurais seguem a mesma definição e abordagem.
II. Os estudos geográficos que se centravam na realidade do campo obtiveram distintas aproximações teóricas. Desde estudos essencialmente naturais até os que evidenciavam a construção do espaço geográfico agrário por meio das ações antrópicas.
III. As diferentes aproximações teóricas e concepções sobre os estudos do campo geraram distintas nomenclaturas para a definição do espaço analisado, algumas delas são: rural, agrária e agrícola.
IV. Mesmo distante de uma definição clara no que se refere a uma aproximação teórica sobre os estudos agrários, pode-se afirmar que esse tema percorre toda a trajetória epistemológica da Geografia. 
São corretas apenas as afirmativas:
	A	I e IV
	B	II e IV
	C	I, II e III
	D	I e III
	E	II, III e IV
Questão 2/5 - Leia o seguinte fragmento de texto: 
“(...) o cultivo da cana-de-açúcar, cultura ligada à agricultura capitalista, ao agronegócio, sendo altamente poluente e predatória para os recursos naturais e para a sociedade, por colocar em risco a produção de alimentos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: THOMAZ, Fernanda. O modelo socialista de cooperativa de produção agrícola (CPA-MST): contradições e avanços – estudo de caso de Copava. Dissertação (Mestrado em Geografia Humana), Universidade de São Paulo. São Paulo, 2010. Disponível em: < http://www.reformaagrariaemdados.org.br/sites/default/files/2010_FernandaThomaz.pdf>. Acesso em 09 abr. 2017. 
A partir dos conteúdos do livro-base Geografia Agrária sobre a agricultura capitalista, analise as sentenças abaixo e assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas.
( ) A agricultura capitalista ou agronegócio visa o lucro, a propriedade da terra e todas as formas de cultivo.
( ) A agricultura capitalista deve ser vista como o modelo mais sustentável e coerente para o desenvolvimento da sociedade, já que consegue diminuir os custos na produção e aumentar os lucros.
( ) Em países subdesenvolvidos é comum que a terra seja destinada à produção agrícola baseada na monocultura.
( ) A indústria e a agricultura familiar são parceiras na produção e é possível afirmar que essa parceria faz parte da agricultura capitalista. 
Agora marque a alternativa que apresenta a sequência correta:
	A	F – F – V – V
	B	V – F – V – V
	C	F – F – V – F
	D	V – V – F – F
	E	F – V – V– V
Questão 3/5 - Leia o seguinte fragmento de texto: 
“(...) a agricultura familiar, apesar de ainda manter certa relevância, vem perdendo dinamismo quando confrontada com os dados do conjunto das atividades produtivas do sistema agroalimentar, porque, em decorrência das transformações estruturais do sistema capitalista que impactaram a agricultura, houve um desmonte das unidades familiares de produção e isso fez com que aspectos analíticos mais importantes, dinâmica do trabalho e geração de renda, ultrapassem os limites restritos das unidades produtivas agrícolas”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: MATTEI, Lauro. Sistema familiar de produção: algumas questões para o debate. Revista de Ciências Humanas, Florianópolis, EDUFSC, n.35, p. 205 -223, 2004. 
Segundo os conteúdos do livro-base da disciplina de Geografia Agrária acerca da organização da propriedade camponesa da terra e a sua Unidade Familiar de Produção (UFP), assinale a alternativa correta:
A	A Unidade Familiar de Produção opera através da divisão de rendimentos entre os produtores, assegurando o princípio de uma sociedade mais justa e igualitária.
B	A propriedade camponesa se organiza sobre a extração de mais valia em que o aumento do valor de um bem acontece após a sua aquisição.
C	A produção na propriedade camponesa acontece com o fim de atender as demandas do mercado e da família, visando auferir maior lucro para que haja investimentos em novos bens de produção.
D	Existe um equilíbrio entre o trabalho exercido pelos camponeses e o aproveitamento da produção, pois não é objetivo da UFP a obtenção da mais valia, a produção acontece até suprir a necessidade familiar.
E	A organização da UFP acontece pela dinâmica exercida entre os investimentos advindos da produção anterior e a soma do que foi gerado pela terra. O objetivo final da UFP é a acumulação dos rendimentos com o propósito de manter a constante rotatividade do capital, bem como a produção contínua.
Questão 4/5 - Atente para o trecho de texto abaixo: 
"Na Alemanha a influência de Alexander Von Humboldt e Carl Ritter levaram a uma Geografia Naturalista. Na França onde se destacou os trabalhos de La Blache, com a abordagem da paisagem que já agregava o elemento humano, porém não o elemento humano de cunho social, caracterizando ainda as abordagens dos elementos naturais de forma predominante". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: DENEZ, Cleiton Costa.; FAJARDO, Sergio. O espaço sob a ótica da Geografia Agrária: breves considerações, Revista Geonordeste. Ano. XXIII, n. 2, p. 96 - 114, 2012. 
Levando em consideração os conteúdos do livro-base Geografia Agrária sobre a dicotomia Natureza e Sociedade e sua influência para os estudos agrários em Geografia, assinale a alternativa correta:
A	O início dos estudos geográficos agrários se deu no séc. XX, período em que a dicotomia sociedade e natureza emerge para a evolução da disciplina Geografia Agrária.
B	As abordagens com perspectivas mais naturalistas ou mais humanas, oriundas da Geografia clássica alemã, atingem diretamente os estudos agrários, os quais tomarão como ponto de partida esses dois caminhos distintos.
C	Apesar das diferentes abordagens apresentadas na Geografia clássica alemã, a Geografia Agrária seguiu exclusivamente uma corrente: a naturalista.
D	Epistemologicamente, os estudos agrários em Geografia somente são realizados a partir da Geografia crítica marxista.
E	Humboldt e Ritter, fundadores dos estudos geográficos, apresentavam a mesma abordagem analítica, a humanista, que percorreu toda a trajetória dos estudos agrários até a atualidade.
Questão 5/5 - Atente para o fragmento de texto abaixo: 
"[...] apenas com uma visão panorâmica das formas em que o capital avança no meio rural, podemos perceber que suas lógicas da reprodução no campo hoje impactam de forma considerável em populações ou que mantinham uma relação entre a subsistência e a exploração da natureza marcada pelo equilíbrio". 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em MONTENEGRO, Jorge. Povos e Comunidades tradicionais, desenvolvimento e descolonialidade: articulando um discurso fragmentado. Revista OKARA: Geografia em debate, João Pessoa/PB, v.6, n.1, p. 163-174, 2012. 
Segundo os conteúdos do livro-base Geografia Agrária sobre os grupos humanos que caracterizam os ‘novos sujeitos sociais no campo’, assinale a alternativa correta:
	A	Quilombolas e Ruralistas
	B	Povos e Comunidades tradicionais
	C	Agropecuários e Sem terras
	D	Camponeses e Latifundiários
	E	Latifundiários e Comunidades tradicionais

Outros materiais