Buscar

APOL pratica profissional:artes visuais -tridimensional

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 4 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

“A partir do século XX, a escultura, ou melhor dizendo, a arte tridimensional continua forte, agora com um campo vasto de possibilidades. A história da arte nos possibilita detectar algumas nuances que nos ajudam a compreender esse novo rumo do pensar a escultura, da investigação dos variados materiais e da exploração do espaço”. 
No que diz respeito ao contexto histórico mencionado acima e de acordo com o conteúdo abordado no livro-base Entre cores, formas e labirintos: arte tridimensional, relacione os artistas elencados abaixo, com as respectivas características apresentadas na sequência, acerca de suas produções pictóricas:
1AugusteRodi
2.UmbertoBoccioni
3.VladimirTatlin
4Picasso
(  ) Artista que integrou o cubismo sintético e produziu a obra Violão, que foi produzida em folhas de metal earame.
(    ) Artista que pode ser considerado o “pontapé inicial” para a transformação da escultura tradicional.
( ) Artista futurista que acreditava que a escultura deveria unir forma e ambiente.
(    ) Artista construtivista que pretendia transformar as construções pictóricas em objetos reais.
(    ) Artista que tem sua obra ligada à raiz clássica e a um processo que estabelece o equilíbrio como norma. 
Agora, selecione a sequência correta:
	
	A
	3 – 4 – 2 – 1 – 2
	
	B
	4 – 2 – 1 – 3 – 3
	
	C
	4 – 1 – 2 – 3 – 1
	
	D
	2 – 4 – 1 – 1 – 3
	
	E
	1 – 2 – 4 – 3 – 2
“Segundo as palavras de Duchamp, a ‘escolha do ready-made é sempre baseada na indiferença visual e, ao mesmo tempo, numa ausência total de bom ou mau gosto” [...]; ela não reflete uma postura arbitrária, sendo, ao contrário, o resultado de uma atenção cuidadosa à procura de um estado estético que não pode ser sustentado nem negativa nem afirmativamente. O ready-made não é, portanto, um objeto qualquer tomado do mundo, e nem mesmo um elemento cujo aspecto entra em confronto com os padrões predominantes no universo artístico”.
Segundo o fragmento de texto e o conteúdo do livro-base Entre cores, formas e labirintos: arte tridimensional, sobre o trabalho de Duchamp, podemos afirmar que o artista:
	
	A
	pedia que o observador pensasse sobre o que definia a singularidade da obra de arte em meio às pinturas e esculturas que realizava.
	
	B
	partia da premissa que o artista executa a obra, além de inseri-la no contexto da arte.
	
	C
	tinha uma atitude provocativa, negando a técnica e as habilidades artísticas.
	
	D
	concebeu a obra Monalisa, seu primeiro ready-made enviado para uma exposição.
	
	E
	integrou o movimento impressionista, que transformou objetos do dia a dia em arte.
“Os trabalhos de arte, nessa concepção, são simplesmente objetos materiais e não veículos portadores de ideias ou emoções. Um vocabulário construído de ideias como despojamento, simplicidade e neutralidade, manejado com o auxílio de materiais industriais – vidro, aço, acrílico etc. –, é o núcleo do programa da minimal art”.
A partir da leitura do trecho acima e do conteúdo abordado no livro Entre cores, formas e labirintos: arte tridimensional, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as Verdadeiras e F para as Falsas, no que diz respeito às obras de David Smith (1906–1965) e Anthony Caro (1924–2013):
( ) Smith e Caro gostavam de provocar a impossibilidade e criaram grandes desenhos no espaço, com materiais geralmente pesados e duros, linhas leves e cores fortes compondo formas ao ar livre.
( ) Smith e Caro foram chamados de pintores-construtores, por não se fixarem nos materiais tradicionais, investigando e se aventurando nos diferentes materiais e ferramentas usadas.
( ) Smith criou linhas curvas e sinuosas, conseguindo desenvolver formas delicadas com aço e ferro, como um desenho mesmo, mas que foge do figurativo.
( ) Smith vislumbrava formas e criava com audácia, sem nenhuma preocupação narrativa. Suas obras foram chamadas de novas esculturas.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – F – F – F
	
	B
	V – F – V – V
	
	C
	V – F – V – F
	
	D
	F – V – F – V
	
	E
	F – V – V – F
“Um dos maiores experimentadores nestes vários campos de possibilidades foi certamente Joseph Kosuth, que passaria a afirmar categoricamente que ‘ser um artista agora significa questionar a natureza da arte’. Não são poucos os que, na década de 1960, engajaram-se precisamente no âmbito daquilo que passou a se chamar ‘arte conceitual’. Mas Kosuth é possivelmente o artista e escritor que anunciou mais explicitamente este novo campo, tanto sob a forma de texto, como sob a forma de intrigantes obras que imbricavam objeto de arte, linguagem e conceito – reunindo por vezes um objeto, uma representação do mesmo objeto, e uma verbalização escrita acerca deste mesmo objeto. A obra de arte e a ‘ideia da obra de arte’ aparecem desta maneira unidas explicitamente – em campos distintos, mas reunidos em uma mesma presentificação”. 
A partir da leitura do trecho de texto acima e do conteúdo abordado no livro-base Entre cores, formas e labirintos: arte tridimensional, relacione a obra dos artistas da arte conceitual com sua respectiva característica:
1)PieroManzoni
2)JosephKosuth
3)SolLeWitt
4)MarcelDuchamp
(   ) Artista que afirmava que a arte conceitual deveria ser apresentada com o mínimo de recursos materiais, valorizando o que encaminhasse melhor a ideia e não o aspecto físico.
(   ) Artista foi o primeiro a adentrar no campo da arte conceitual, antes mesmo de seu anúncio nos anos 1960.
(   ) Artista que criou um pedestal mágico para transformar qualquer um em escultura. Todos que subissem no pedestal podiam tornar-se arte e sentir transcender-se do espaço cotidiano.
(   ) Com um objeto corriqueiro do dia a dia, como a cadeira, mesclado à sua foto e à palavra, o artista indaga a própria natureza da arte, pois coloca em foco o questionamento de que se tudo agora pode ser arte.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	2 – 3 – 4 – 1
	
	B
	1 – 4 – 2 – 3
	
	C
	4 – 1 – 3 – 2
	
	D
	3 – 4 – 1 – 2
	
	E
	1 – 2 – 4 – 3
“Para o construtivismo, a pintura e a escultura são pensadas como construções — e não como representações —, guardando proximidade com a arquitetura em termos de materiais, procedimentos e objetivos. O termo construtivismo liga-se diretamente ao movimento de vanguarda russa e a um artigo do crítico N. Punin, de 1913, sobre os relevos tridimensionais de Vladimir Evgrafovic Tatlin (1885–1953)”. 
De acordo com o excerto de texto e o conteúdo do livro-base Entre cores, formas e labirintos: arte tridimensional, sobre o Construtivismo Russo, leia as sentenças a seguir, assinalando V para as VerdadeirasF para as Falsas:
(  ) A matéria “real” no espaço “real” era a concepção idealizada pelos construtivistas.
(  ) Os construtivistas evitavam o uso da madeira, do vidro, do metal, do arame e do plástico.
(  ) O construtivismo russo foi uma corrente de vanguarda artística liderada por Pablo Picasso.
(  ) Os construtivistas russos focavam os processos que tinham como suporte os materiais industriais e as técnicas da engenharia.
Agora, marque a sequência correta:
	
	A
	V – V – F – F
	
	B
	F – F – V – V
	
	C
	F – V – F – V
	
	D
	V – F – V – F
	
	E
	V – F – F – V

Outros materiais