Buscar

GESTÃO EFICIENTE UMA PROPOSTA PARA UM ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Antonio Manhani, Aluno de Gestão Empresarial EAD- Fatec Polo Araçatuba
Luciana Passos Marcondes, Professora e orientadora de Gestão Empresarial EAD- Fatec Polo Araçatuba
GESTÃO EFICIENTE: UMA PROPOSTA PARA UM ESCRITÓRIO DE CONTABILIDADE
Introdução
O setor de serviços já detém a maior participação no PIB dos países desenvolvidos e em muitos dos países em desenvolvimento. Além disso, é o setor que atualmente, mais emprega mão-de-obra. Os serviços hoje no Brasil representam mais de 55% da economia brasileira, ou seja, mais da metade da produção e dos empregos brasileiros provém de serviços. Possui como foco três principais dimensões: a) os clientes atuais e potenciais; b) os funcionários; e c) a interação cliente-prestador de serviço. Somente quando estas três dimensões são bem atendidas é que a empresa pode alcançar os resultados desejados (OLIVEIRA, 2016). 
O objetivo deste estudo foi elaborar uma proposta de gestão eficiente para um escritório contábil na cidade de Andradina – SP que ofereça melhoria contínua dos serviços, controlando a qualidade. Materiais e métodos. Este estudo partiu de um projeto Interdisciplinar proporcionando o contato com práticas profissionais associadas a conceitos teóricos descrevendo o ambiente organizacional da empresa, sob a perspectiva de todas as disciplinas contempladas no curso de gestão Empresarial- EAD. Para tanto, optou se pela pesquisa bibliográfica com enfoque descritivo. Escolheu-se para desenvolver da proposta um escritório de contabilidade na cidade de Andradina-SP
1 Gestão eficiente Contábil
As empresas precisam fazer os lançamentos de suas vendas e compras, bem como suas despesas, em um programa para que com base nestes lançamentos possa ter meios para lançar no site oficial da receita, para emitir o “DAS”(DOCUMENTO DE ARRECADAÇÃO DO SIMPLES NACIONAL) ou “DARF”(DOCUMENTO DE ARRECADAÇÃO DE RECEITAS FEDERAIS), do posto fiscal, para emitir o “GARE” (GUIA DE ARRECADAÇÃO ESTADUAL) e para isso pagam Honorário para um escritório de Contabilidade para que cuidem de toda parte burocrática para emissão e lançamento.
2 Gestão eficiente do Direito Empresarial
Para a Contabilidade é primordial o conhecimento do Direito Empresarial, como também a definição de cada Ramo do Direito, bem como a relação entre eles. Por isso, é necessário este conhecimento, ele é essencial para o empresário, e ainda mais para a área contábil.
3- Gestão eficiente da Comunicação Empresarial
A Comunicação Empresarial é essencial para a empresa prestadora de serviços contábeis, pois seu uso é continuo. É constituída por 04 elementos: quem fala ou transmite (Emissor); o que fala (Mensagem); como fala (Meio utilizado); quem escuta (Receptor). Vários são os meios utilizados atualmente, não sendo somente o telefone, como também outros meios como, e-mail, redes sociais, portais, zap.
4- Gestão Financeira eficiente 
A gestão financeira para um escritório de contabilidade é útil para auxiliar ou maximizar ações junto aos clientes, para uma melhor gerência das suas atividades empreendedoras, visando uma melhor saúde financeira da empresa. É crucial toda ajuda aos clientes visando a tê-los como clientes, pois ajudamos a mantê-lo clientes, preocupando-nos com o êxito empresarial deles, que por sinal, será o nosso também.
5. Gestão Logística
A logística faz parte de nosso cotidiano, seja em nossa casa, em nosso trabalho, nas ruas, na escola, pois usamos e nem percebemos. Um dos objetivos mais importantes da logística é conseguir criar mecanismos para entregar os produtos ao destino final num tempo mais curto possível, reduzindo os custos. A logística é influenciada, diretamente, pelos custos associados a suas atividades. Para a Contabilidade, quando se tem que executar serviços de forma ordenada, numa sequência, é uma forma logística de dar esta combinação.
6. Gestão do Planejamento de Marketing
Planejamento de Marketing, ou planejamento em si, nada mais é que se pensar em realizar algo, num determinado tempo futuro, com etapas pré-determinadas. O portfólio é uma coleção de todo o trabalho em andamento na organização relacionado com o alcance dos objetivos do negócio. Toda organização tem um portfólio, mesmo que não reconheça especificamente. Consiste nos trabalhos que estão em andamento na empresa, estejam estes trabalhos relacionados de alguma forma entre si ou não. 
Na contabilidade, não é diferente, pois há clientes de diversos segmentos, embora possa escolher um desses segmentos para ser o carro chefe ou área de atuação com maior ênfase, é o chamado portfólio.
Conclusões
Conclui-se que quanto mais clientes são atendidos, maior a lucratividade do escritório, é preciso se organizar para controlar as pendências, reduzir o tempo de reuniões, fazer o recebimento ágil de documentos fiscais, organizar os documentos de forma fácil, pois a organização de documentos fiscais permite agilizar o seu trabalho e evitar perdas acidentais, evitar horas adicionais de trabalho, identificar possíveis desperdícios e criar procedimentos inovadores.
Referências bibliográficas
OLIVEIRA, R.P. Governança corporativa na prática: integrando acionistas, conselho de administração e diretoria executiva na geração de resultados. São Paulo: Atlas, 2016.

Outros materiais