Buscar

APOL DIDÁTICA

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 5 páginas

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Didática
Considere o seguinte fragmento de texto: 
“Benjamim Bloom foi quem, em 1968, complementou os estudos de aprendizagem para o domínio. Para ele, o uso destas ‘estratégias de aprendizagem para o domínio’ está diretamente relacionado à sua capacidade de reconhecer como o aluno alcançou esse domínio. Essa aptidão, por outo lado, está diretamente relacionada à capacidade de especificação dos objetivos de ensino em termos de comportamentos observáveis, sejam eles cognitivos, afetivos ou psicomotores”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: VEIGA, Ilma. Técnicas de Ensino: Novos Tempos, Novas Configurações. Campinas: Papirus, 2006, p. 88. 
Bloom traçou uma estratégia de aprendizagem para o domínio, que expõe o método de ensino do aprender a fazer. Sua proposta percorre um caminho, conforme exposto no livro-base Didática. Relacione, numerando corretamente, cada etapa deste caminho a suas características: 
Caracterização da população e do contexto.
Ensino socioindividualizado.
Pós-teste.
Especificação dos objetivos e das atividades.
Validação do programa. 
(  ) Faz um pré-teste para saber quais os conhecimentos dos alunos sobre o que será trabalhado.
(  ) Instruções programadas, sempre respeitando o aluno e seu ritmo.
(  ) Atividades complementares, que servem para o enriquecimento, sendo sempre realizadas sob orientação do professor.
(  ) Serve para mensurar o desempenho do discente e verificar se ele está apto para a próxima etapa.
(  ) Nesta etapa procede-se à avaliação do material instrucional para garantir melhores resultados em novas aplicações.
Assinale a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	1 – 4 – 2 – 3 – 5
Você acertou!
Caracterização da população e do contexto - Faz um pré-teste para saber quais os conhecimentos dos alunos sobre o que será trabalhado.
Ensino socioindividualizado - Atividades complementares, que servem para o enriquecimento, sendo sempre realizadas sob orientação do professor.
Pós-teste - Serve para mensurar o desempenho do discente e verificar se ele está apto para a próxima etapa.
Especificação dos objetivos e das atividades - Instruções programadas, sempre respeitando o aluno e seu ritmo.
Validação do programa - Nesta etapa procede-se à avaliação do material instrucional para garantir melhores resultados em novas aplicações. (Livro-base, p.41).
	
	B
	2 – 4 – 1 – 5 – 3
	
	C
	4 – 1 – 2 – 3 – 5
	
	D
	5 – 4 – 3 – 2 – 1
	
	E
	1 – 4 – 3 – 2 – 5
Questão 2/5 - Didática
Leia o fragmento de texto a seguir: 
“A Didática é o principal ramo de estudo da Pedagogia. Ela investiga os fundamentos, as condições e os modos de realização da instrução e do ensino. A ela cabe converter objetivos sociopolíticos e pedagógicos em objetivos de ensino, selecionar conteúdos e métodos em função desses objetivos”. 
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIBÂNEO, José Carlos. C. Didática. São Paulo: Cortez, 1992, p.25. 
De acordo com os estudos da disciplina e o livro-base Didática, a importância da didática para a educação é reconhecida historicamente. Como ela é entendida nos meios educacionais hoje? Assinale a alternativa correta.
Nota: 0.0
	
	A
	Como sinônimo de métodos de ensino nas escolas que transmitem os conhecimentos sistematizados, com técnicas específicas para cada disciplina.
	
	B
	Disciplina de caráter instrumental, que oferece os meios necessários para manejar, com maior ou menor diretividade, o comportamento do aluno em sala de aula.
	
	C
	É uma área do conhecimento, com objeto de estudo próprio, que busca compreender o processo de ensino-aprendizagem em suas múltiplas determinações, à luz do contexto social.
Essa resposta encontra-se nas reflexões das páginas iniciais do livro (p. 11-12). A Didática deixou de ser considerada como disciplina instrumental ocupada apenas com o fazer e passou a ser entendida como uma área do conhecimento, com objeto de estudo próprio, qual seja o processo de ensino e suas relações, além disso, terá de se transformar numa disciplina que busca compreender o processo de ensino em suas múltiplas determinações, para intervir nele e reorientá-lo na direção política almejada.
	
	D
	Uma disciplina que ensina a fazer planejamentos pautados no ensino tradicional, com regras e critérios preestabelecidos, enfatizando a transmissão do conhecimento.
	
	E
	É um guia de ação própria como um manual para ser seguido em sala de aula, enfatizando o manejo em sala de aula e técnicas de ensino específicas.
Questão 3/5 - Didática
Considere o trecho do texto a seguir:  
“O elemento principal da abordagem tecnicista não é o professor, nem o aluno, mas a organização racional dos meios. O planejamento e o controle asseguram a produtividade do processo”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: BEHRENS, Marilda Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 4. ed. Curitiba: Champagnat, 2010, p.48. seguir sobre a abordagem didática do aprender a aprender:
Com base nos conteúdos abordados nas aulas e no livro Didática, leia as afirmativas a seguir sobre a abordagem didática do aprender a aprender:
I. Fundamenta-se numa visão existencialista e, como consequência, vê a educação como condição necessária para o desenvolvimento do homem.
II. A abordagem deste processo didático está no redescobrir o conhecimento, sendo o aspecto central o aprender o método para aprender.
III. John Dewey é um dos teóricos que se coloca contra esta perspectiva do aprender a aprender.
IV. O centro deste processo está no professor, que ensina o aluno o método de aprender.
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	III e IV, apenas.
	
	B
	I, II e III, apenas.
	
	C
	II e IV, apenas.
	
	D
	II, apenas.
	
	E
	I e II, apenas.
Você acertou!
As afirmativas I e II são corretas. A abordagem do “aprender a aprender” fundamenta-se numa visão existencialista, e como consequência vê a educação como condição necessária para o desenvolvimento do homem. Sua abordagem está no redescobrir o conhecimento, sendo o aspecto central o aprender o método para aprender. A afirmativa III está incorreta pois John Dewey é o proponente do método utilizado nesta abordagem didática. E a afirmativa IV está incorreta pois o centro deste processo está no aluno.
 (Livro-base, p.37)
Questão 4/5 - Didática
Leia o trecho do texto a seguir:
“Dependendo das circunstâncias e do momento histórico, a didática pode ser considerada como a ciência do ensino, a arte do ensino, uma teoria da instrução, uma teoria da formação ou mesmo uma tecnologia para dar suporte metodológico às disciplinas curriculares. De alguma forma, esteve sempre ligada às questões postas pelos processos de ensino, compreendidos como instrumentos de poder, a serviço de interesses diferentes e contraditórias finalidades”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: PIMENTA, Selma G. Pimenta et all. A construção da didática no GT Didática – análise de seus referenciais. Revista Brasileira de Educação v. 18 n. 52 jan.-mar. 2013. p. 143-144. Disponível em:  www.scielo.br/pdf/rbedu/v18n52/09.pdf. . Acesso em: 08/02/2015
Com base nas aulas e no livro Didática, leia as afirmativas a seguir sobre as diferenças entre o ensino de didática tradicional e o ensino de didática atualmente.
I. A didática desde seu principio dedicou-se a pensar a formação do aluno e a sua relação com o professor, sendo que sua concepção técnica de organização da sala e dos alunos surgiu na modernidade.
II. A didática tradicional ressaltava aspectos práticos: como elaborar cartazes, escrever no quadro, ordenar uma turma. E isso se deve pelo interesse em que o professor dominasse a técnica, que ele fosse neutro, afastado das questões políticas e da realidade do aluno.
III. A didática moderna se dedica à elaboração das melhores técnicas de ensino e transmissão de conhecimento, não considerandoo contexto histórico em que está inserida, mas analisando seu processo de desenvolvimento e pensando apenas neste.
IV. A didática moderna compreende a impossibilidade de neutralidade do professor. Seu foco está na prática mais crítica do professor, em pensar a importância de sua formação didática, pensar em como organizar os conhecimentos e como levar os alunos a organizarem-se em sala de aula.
São corretas as afirmativas:
Nota: 20.0
	
	A
	II e III, apenas.
	
	B
	I e II, apenas.
	
	C
	II e IV, apenas.
Você acertou!
As afirmativas II e IV estão corretas. A afirmativa I está incorreta pois a didática tradicional ressalta aspectos práticos: como elaborar cartazes, escrever no quadro, ordenar uma turma. E isso se deve pelo interesse em que o professor dominasse a técnica, que ele fosse neutro, sem participação política, afastado das questões políticas e da realidade do aluno. A didática era compreendida também como uma técnica de manejo de classe e como um curso de ensino ao professor de técnicas de ensino e por isso a afirmativa II está correta. A afirmativa III está incorreta pois os aspectos elencados como pertencentes à didática moderna pertencem na verdade as características da didática tradicional, sendo que a didática moderna compreende a impossibilidade de neutralidade do professor, assim seu foco está na prática mais crítica do professor, em pensar a importância de sua formação didática, pensar em como organizar os conhecimentos e como pode levar os alunos a organizarem-se em sala de aula, o que faz a Afirmativa IV correta.  (LIVRO-BASE, p.1427 e Aula 1 – vídeo 3)
	
	D
	III e IV, apenas.
	
	E
	I, II e IV, apenas.
Questão 5/5 - Didática
Atente para a seguinte citação: 
“O sinal mais indicativo da responsabilidade profissional do professor é seu permanente empenho na instrução e educação dos seus alunos, dirigindo o ensino e as atividades de modo que estes dominem os conhecimentos básicos e as habilidades, capacidades físicas e intelectuais, tendo em vista prepará-los para enfrentar os desafios da vida prática no trabalho e nas lutas sociais pela democratização da sociedade”.
Após esta avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: LIBÂNEO, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez, 2006. p.47.
Libâneo defende o ensino na pedagogia crítico-social dos conteúdos desde a década de 1980. Considerando os temas abordados nas aulas e no livro-base Didática, leia as sentenças a seguir sobre essa pedagogia, assinalando V para as afirmativas verdadeiras, e F para as falsas:
I. ( ) Seu enfoque principal está na democratização do acesso à educação e na permanência da classe trabalhadora na escola.
II. ( ) O processo de transmissão-assimilação está em segundo plano para este grupo pois visa à formalização de práticas.
III. ( ) Para este autor a teoria decorre da prática, a aprendizagem se dá a partir do domínio da teoria.
IV. ( ) A prática é guiada pela teoria, valoriza-se o pensamento sobre a ação.
Agora, marque a sequência correta:
Nota: 20.0
	
	A
	V - F - F - V
Você acertou!
As afirmativas I e IV estão corretas. O enfoque principal da “pedagogia crítico-social dos conteúdos” está na democratização do acesso à educação e na permanência da classe trabalhadora na escola. Sua prática é guiada pela teoria, valoriza o pensamento sobre a ação. A afirmativa II está incorreta pois do ponto de vista didático seu ensino orienta-se pelo eixo da transmissão- assimilação ativa dos conhecimentos.
(Livro-base, p. 20)
	
	B
	F - V - V - F
	
	C
	F - F - V - V
	
	D
	V - F - V - F
	
	E
	V - V - V - F

Outros materiais

Materiais relacionados

Perguntas relacionadas

Perguntas Recentes