Buscar

Texto dissertativo de 20 a 30 linhas sobre a seguinte questão: como as organizações podem desenvolver sua cultura organizacional no âmbito da sociedade moderna? Que tipos de cultura e subculturas podem ser visualizadas em uma realidade como essa?

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Como as organizações podem desenvolver sua cultura organizacional no âmbito da sociedade moderna? Que tipos de cultura e subculturas podem ser visualizadas em uma realidade como essa?
A Cultura Organizacional é a identidade da empresa, o resumo de tudo o que a mesma possui em relação à normatização e planejamento empresarial. Com a cultura definida, a organização possui postura e discernimento quanto às suas atitudes e tomadas de decisão em relação ao ambiente interno e externo.
Na contemporaneidade uma empresa pode e deve sim desenvolver a cultura organizacional na sociedade moderna, basta construir uma cultura sólida e capaz de mantê-la socialmente ativa criando recursos de análise e desenvolvimento de cenários, podemos afirmar que com essa sociedade moderna, à medida que a cultura interna se desenvolve, o engajamento dos funcionários em relação a ela aumenta e dessa forma ela vai se fortalecendo, esse fortalecimento está diretamente atrelado ao desempenho e motivação dos funcionários, pois talentos são retidos, atraídos e os resultados tendem a crescer. 
Hoje em dia podemos visualizar cultura organizacional que busca interagir com o ambiente, adaptando-se a ele, essa personalidade que a organização assume tende a ser proativa atenta às necessidades de mudanças, que se tornam cada vez mais presentes no ambiente organizacional. Dessa forma, a identidade organizacional é muitas vezes reconstruída para se adequar ao mercado. Atualmente visualizamos também a subcultura empresarial, isto é, um departamento ter sua cultura própria, logicamente trazendo muitas das características da sua cultura principal. É importante somente ressaltar que, dependendo da forma como estas pessoas e a direção tratem as diferenças de cultura, podem surgir descontentamentos das outras áreas da empresa. 
De qualquer forma, se por algum motivo qualquer, esta equipe passar a mostrar resultados menos expressivos, com certeza passará a ser cobrada também de forma diferenciada, podendo culminar com a eliminação da subcultura criada, muitas vezes através do desligamento daqueles que a criaram. 
Contudo para muitas pessoas, sua identidade profissional ou organizacional pode ser mais persuasiva e importante do que as identidades atribuídas com base em gênero, idade, etnia, raça ou nacionalidade. A partir daí os objetivos, maneiras de fazer negócio, interações e até mesmo visões coletivas, passam a estar alinhado com essa cultura organizacional presente.

Outros materiais