Buscar

RESUMO SIMPLES - PCN MATEMATICA

Prévia do material em texto

Inicialmente os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) de Ensino da Matemática destinado aos terceiro e quarto ciclos do Ensino Fundamental faz uma breve contextualização histórica do ensino da Matemática no país e no mundo. Muitas mudanças aconteceram com relação à forma como a matemática era aplicada nas escolas ao longo dos anos que se passaram, tanto no país quanto no mundo, mostrando que estas mudanças tem seus reflexos até hoje no quando de ensino das escolas. 
Muitas destas mudanças foram incorporadas e até hoje são discutidas em prol da melhoria da qualidade do ensino nas escolas, sendo que muitas mudanças já foram feitas, e outras ainda insistem em permanecer, o que mostra que é necessário sempre um debate que atualize estas questões em favor de um ensino de qualidade. 
O ensino da matemática no Brasil vem enfrentando um quadro um tanto quanto delicado, como citado, sendo um ponto importante a desqualificação profissional, as condições de trabalho dos professores (sendo este problema recorrente em todo o país e em todas as demais áreas de ensino), as politicas educacionais defasadas ou inexistentes e a falta de conhecimento aprofundado sobre as práticas pedagógicas, que na sua grande maioria, são executadas superficialmente. Mesmo com muitos esforços para a solução destes problemas, percebemos que é necessário um movimento que seja capaz de efetivar estas mudanças, não ficando elas apenas no campo das ideias, mas da efetivação de uma prática que favoreça que estas mudanças aconteçam.
Para que estas mudanças aconteçam e se efetivem, é necessário que o olhar - seja das autarquias responsáveis pela formação do profissionais e orientação do trabalho escolar, seja do profissional, no dia a dia da escola, se torne um olhar capacitador, que estimula a mudança e acredita no potencial dos indivíduos envolvidos neste processo, sejam eles os professores, os profissionais envolvidos da escola, e até mesmo as crianças. O PCN ainda traz alertas gerais que fazem referencia à escolha dos conteúdos, a privação da experenciação e do conhecimento prévio da criança e o não uso de recursos didáticos.
No trecho denominado “O conhecimento matemático” o PCN trata amplamente das principais características do ensino da matemática, caracterizando seus objetivos, seu campo de conhecimento e sua complexidade enquanto campo científico e do saber, construído e acumulado durante anos, e a importância do ensino da matemática para a formação ampla do cidadão, sendo esta utilizada nas mais diversas formas pelo individuo ao longo da sua vida. 
Em seguida, vemos a matemática sendo associada à formação da cidadania dos indivíduos, como um componente fundamental para que a no futuro a criança possa ter os subsídios necessários para que alcance o mercado de trabalho e que possa permanecer e evoluir dentro dele. O campo da matemática está diretamente associado aos avanços tecnológicos, o que estabelece uma ligação direta entre estes dois polos. Os saberes matemáticos então irão contribuir e dar a base necessária para a solução de problemas, a interpretação de dados, a formação de argumentos, o trato com os dados e números em geral, entre outros.
Por meio dos temas transversais, que compreendem ao todos seis áreas, sendo eles: Ética, Orientação, Meio Ambiente, Saúde, Pluralidade Cultural e Trabalho e Consumo, a Matemática deverá ser trabalhada em associação com estes temas, articulando seus conhecimentos com os campos e dando sua contribuição para a compreensão dos mais diversos aspectos presentes na sociedade.
Dando continuidade, o PCN trata da aprendizagem e do ensino da matemática no ensino fundamental, aspecto este de extrema importância para a formação dos profissionais da pedagogia que exerceram a função de educadores, e serão então os responsáveis por intermediar este contato entre o saber cientifico e a aprendizagem das crianças. 
A atividade matemática está cotidianamente presente no dia a dia das crianças, fazendo com que elas desenvolvam algumas habilidades que são estão relacionadas diretamente à matemática. Mas o que percebemos é que a matemática tem sido ensinada apenas pela reprodução de formulas, com ações engessadas que não permitem que a criança evolua, tendo um rendimento apenas dentro de um padrão pequeno. Muitos professores, além de desestimularem a aprendizagem, superestimam as crianças, impedindo que ela construa o seu conhecimento de forma mais ampla, permitindo que o aluno compreenda a ligação direta que a matemática tem com o seu cotidiano. O professor deve ter uma relação direta com a matemática, com seus processos de construção e compreensão, permitindo assim que ele seja um veiculo de transmissão do saber que favoreça a aprendizagem da criança. No mais, a relação aluno professor, e também a relação inversa é de extrema importância, pois o professor é aquele que direciona a aprendizagem, funcionando como um mediador neste processo. 
As relações aluno/aluno também devem ser sempre consideradas no ensino da matemática, o trabalho coletivo, a colaboração mútua, que é tratada nos temas transversais, deve ser um aspecto a ser sempre considerado no ensino da matemática. Um ambiente colaborativo e estimulador faz com que a criança construa mais significativamente sua aprendizagem. 
Para que esta aprendizagem se concretize, o PCN nos diz que não existe um caminho único e nem uma forma única de se ensinar. Cabe ao professor criar os instrumentos e através da sua percepção descobrir as melhores formas e os melhores caminhos para que a aprendizagem aconteça, sendo cauteloso e observador nas suas experimentações, afim de encontrar as melhores soluções para o contexto de ensino sob o qual se relaciona. Recursos como a tecnologia devem, no contexto social atual, serem incorporados ao ensino, afim de equipar a criança de instrumentos que permitiram que ele efetive o saber cientifico de forma mais atual. A tecnologia hoje é fundamental no dia a dia das pessoas, sendo pelo simples uso de telefones, calculadoras, rádios, eletrodomésticos, entre tantos outros, e aprender sendo situado neste campo deve ser algo fundamental nas escolas.
Os jogos também são instrumentos de ensino que permitem que a criança aprenda até nos seus momentos de laser. A gama de jogos educativos que existem hoje superam em grande número os que havia a pouco tempo atrás, sejam eles os de manuseio em sala de aula, como quebra cabeças, dominós, sejam eles tecnológicos. Estes jogos podem contribuir dos mais variados aspectos, sejam eles de aprendizagem ou de relacionamento interpessoal.
As finalidades do ensino de Matemática indicam, como objetivos do ensino fundamental, levar o aluno a: 
Identificar os conhecimentos matemáticos como meios para compreender e transformar o mundo a sua volta; 
Fazer observações sistemáticas de aspectos quantitativos e qualitativos do ponto de vista do conhecimento; 
Resolver situações-problemas, sabendo validar estratégias e resultados, desenvolvendo formas de raciocínio e processos, como deduções, indução, intuição, analogia, estimativa; 
Estabelecer conexões entre temas matemáticos de diferentes compôs e entre esses temas e conhecimentos de outras áreas curriculares; 
Sentir-se seguro da própria capacidade de construir conhecimentos matemáticos; 
Interagir com seus pares de forma cooperativa, trabalhando coletivamente na busca de soluções para problemas propostos.