Buscar

Pojeto nº 01 Pesquisa de dois Projetos que apliquem Agentes/Multiagentes(SMA)

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

*
*
Pojeto nº 01
Pesquisa de dois Projetos que apliquem Agentes/Multiagentes(SMA) 
Ânderson Ranquetat de Lara
Aluno do Curso: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Professor: Iverton Adão da Silva dos Santos
Tópicos Especiais em Computação Aplicada
*
*
Nome do Projeto: Elaborando fragmentos do método O-MaSE com o apoio do Medee Framework
Local: Universidade de São Paulo/Escola Politécnica
Integrantes: Sara J. Casare, Jaime S. Sichman, Felipe Cardoso Resende, Anarosa A. F. Brandão
Ano : 2014
Link na Web: http://www.ic.ufal.br/evento/cbsoft2014/anais/autosoft_v1_p.pdf
SIICUSP 2014 – 22º Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP
*
*
INTRODUÇÃO
	Um sistema multiagente é um sistema composto por múltiplos agentes interagindo entre si e com um ambiente. Um agente é uma entidade computacional que possui comportamento autônomo que lhe permite decidir suas próprias ações. A decisão de qual ação será feita é determinada pelo agente, tendo em consideração as mudanças acontecidas no ambiente em que atua e o desejo de alcançar seus objetivos. A ideia principal em um sistema multiagente é que um comportamento global inteligente pode ser alcançado a partir do comportamento individual dos agentes. 	Sistemas multiagentes podem manifestar auto-organização e outros paradigmas de controle e comportamentos complexos, mesmo quando as estratégias individuais de todos os seus agentes são simples. Tópicos em que SMA são uma boa solução de software incluem comércio on-line, resposta a desastres e modelagem de estruturas sociais.
*
*
	O Medee Framework, trabalho de doutorado do PPGEE-EPUSP, foi concebido para fornecer à indústria de software suporte para o acompanhamento controlado do desenvolvimento de sistemas multiagentes. Seu principal objetivo é apoiar o método engenheiro na tarefa de compor um método adequado a cada situação de projeto, criando assim meios para controlar o processo de desenvolvimento desta classe de sistemas. Esta área da engenharia é conhecida como Engenharia de Métodos Situacionais e tem sido cada vez mais difundida na indústria de software, tendo como meta a qualidade do produto a ser desenvolvido. 
	Este projeto consiste no estudo da metodologia de desenvolvimento orientado a agentes O-MASE (Organization-Based Multiagent Software Engineering) e, posteriormente, na sua fragmentação utilizando como apoio o Medee Framework. Os fragmentos gerados serão incluídos no repositório do Medee, que possui 64 fragmentos catalogados.
*
*
OBJETIVOS
	O objetivo principal do projeto é fragmentar a metodologia O-MASE e usar os fragmentos gerados para popular o repositório do Medee Framework, incentivando o seu uso como um recurso para apoiar o desenvolvimento de sistemas multiagentes como solução de software.
*
*
MATERIAIS E MÉTODOS
	A primeira etapa consistiu no estudo de conceitos relacionados ao desenvolvimento do projeto, tais como engenharia de software orientado a agentes, engenharia de métodos situacionais para SMA, SMA, processo de desenvolvimento de software e fragmentação de métodos usando o Medee Framework.
	Concluída a primeira etapa foi iniciado o estudo do método O-MaSE seguido de sua fragmentação, que foi realizada seguindo-se o Medee Delivery Process, que é um processo do Medee Framework para guiar a fragmentação de métodos existentes de forma padronizada para serem depositados no repositório do Medee e posteriormente usados na composição de novos métodos.
*
*
*
*
MÉTODO DE O-MASE
	O SMA foi modelado usando a metodologia O-MaSE. Esta metodologia permite modelar SMA a partir da abordagem organizacional e é focada em objetivo do SMA e não em cada agente de forma isolada.
	
*
*
	O meta-modelo O-MaSE define um conjunto de análise, design e conceitos de implementação e um conjunto de restrições entre eles. Seus fragmentos do método associado definem um conjunto de produtos de trabalho, um conjunto de atividades que produzem produtos de trabalho e os artistas dessas atividades. As diretrizes de construção do método definem como fragmentos de método podem ser combinados para criar métodos compatíveis com O-MaSE. Para ajudar a criação de métodos compatíveis com OMaSE, há um ambiente de desenvolvimento, o agentTool III2 (aT³), que fornece editores, ferramentas de verificação e geradores de código.
*
*
MÉTODO MEDEE FRAMEWORK
	A estrutura do método Medee permite compor métodos sob demanda de acordo com uma situação particular de projeto SMA, os chamados métodos situacional, combinando as vantagens de ambos os métodos AOSE e modelos de organização do agente.
	 Este framework fornece um repositório chamado Medee método repositório, que é preenchida com fragmentos de método.
	
*
*
REPOSITÓRIO DE MÉTODO MEDEE
	A estrutura do método Medee oferece um repositório de método que cobre as fases de desenvolvimento diferentes, como requisitos, análise, projeto, implementação, bem como os principais componentes de uma aplicação SMA, como agentes, ambientes, interações e organizações. Este repositório tem sido proveniente de vários AOSE métodos e modelos de organização do agente, como Gaia, Tropos, Ingenias, PASSI, Prometheus, O MaSE, MOISE e ópera.
*
*
PROCESSO DE ENTREGA DE MEDEE
	O processo de entrega de Medee define três fases para fragmentar e compondo métodos SMA. Na primeira fase, o método elemento captura de fase, a abordagem de desenvolvimento. SMA é analisado, modelado e capturado e armazenado como uma coleção de elementos SPEM na camada Medee elemento. 
	Na segunda fase, a fase de elaboração de fragmento do método, os elementos do SPEM capturados na fase anterior são ampliados para alcançar uma padronização necessária para poderem ser agrupados com método fragmentos obtidos de diferentes abordagens de desenvolvimento SMA. Os fragmentos gerados nesta fase são armazenados na camada Medee fragmentos. Nomes dos fragmentos começam com MMF para padronização e eles devem ser categorizados considerando a taxonomia semiótica [Casare et al., 2013] MMF defende Medee método fragmento. A taxonomia semiótica fornece um conjunto de critérios para categorizar fragmentos de método SMA tendo em conta seu significado, uso, estrutura, e assim por diante.
	Na terceira fase, a fase de composição método situacional, os fragmentos gerados na fase anterior são usados para construir uma nova abordagem de desenvolvimento SMA, combinando fragmentos de método de metodologias diferentes, ou são usados para reformular a metodologia original em termos de fragmentos do método SMA.
*
*
ELEMENTOS DE CAPTURA SPEM
*
*
ELABORAÇÃO DE FRAGMENTOS
Requisitos de MMF se reúnem com O-MaSE
*
*
MMF analisa o problema com O-MaSE		MMF analisa a solução com O-MaSE
*
*
RESULTADOS
	A fragmentação do O-MaSE resultou na criação de sessenta e sete elementos de método (quinze tarefas, doze papéis, orientação de vinte e cinco e quinze produtos de trabalho) e fragmentos de método de 16 dezesseis (seis fragmentos de atividade, seis fragmentos de iteração, três fragmentos de fase e fragmento de um processo). Estes fragmentos serão armazenados em de Medee método Repository para que ele pode ser usado construir métodos situacional.
	O processo de fragmentação foi abordado em um artigo completo que foi apresentado no Workshop AutoSoft - Autonomous Software Systems, em 28 de setembro de 2014.
*
*
Método base do O-MaSE
*
*
CONCLUSÕES
	O uso do Medee Delivery Process para fragmentar métodos é interessante visto que ele produz fragmentos padronizados que podem ser agrupados independentemente da origem de cada fragmento.
	A geração de fragmentos a partir das metodologias existentes é um passo importante para a utilização da engenharia de métodos situacionais para desenvolver sistemas mais complexos, incluindo SMA, pois possibilita uma maior variedade de combinações de fragmentos para desenvolver metodologias que se apliquem a um projeto específico.
Os fragmentos gerados neste trabalho foram depositados no repositório do Medee e servirão como base para a construção de métodos situacionais para o desenvolvimento de SMA. A fragmentação foi validada com a reconstrução do próprio método usando os fragmentos criados.
*
*
REFERÊNCIAS
Casare, S.J. 2012. Medee: A Method Framework for Multiagent Systems, Tese de Doutorado, Universidade de São Paulo, Brazil.
 Casare, S. J. ; Brandão, Anarosa A. F. ; Guessoum, Z; Sichman, J. S. . Medee Method Framework: a situational approach for organization-centered MAS. Autonomous Agents and Multi-Agent Systems (Dordrecht. Online), v. 28, p. 430- 473, 2014.
DeLoach, S.A., & García-Ojeda, J.C. 2010. O-MaSE: a customizable approach to designing and building complex, adaptive multiagent systems. Intl Journal on Agent Oriented Software Engineering (IJAOSE), 4(3), p. 244-280.
Garcia-Ojeda, J.C., Deloach, S. 2010. The O-MaSE Process: a Standard View. Proceedings of Workshop FIPA Design Process Documentation and Fragmentation Working Group (DPDF WG) at Multiagent Logics, Languages, and Organisations Federated Workshops (MALLOW 2010), Lyon, France, p. 55-66.
Harmsen A.F. 1997. Situational Method Engineering. Moret Ernst & Young
Resende, F. C.; Casare, S. J. ; Brandao, Anarosa A. F. ; Sichman, J.S. . Fragmenting O-MaSE using the Medee Framework. In: 5th Workshop on Autonomous Software Systems - AutoSoft, 2014, Alagoas. Anais do 5th Workshop on Autonomous Software Systems - AutoSoft. Alagoas: UFAL, 2014.
Wooldridge, M. 2009. An introduction to Multiagent Systems, Wiley & Sons, 2nd edition.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais