A maior rede de estudos do Brasil

Grátis
11 pág.
APOL DE 1 A 4 AVALIAÇAO E RETENÇAO E GESTÃO DA TECNOLOGIA

Pré-visualização | Página 1 de 3

Questão 1/5 - Avaliação e Retenção de Talentos nas Organizações
De acordo com o que foi estudado sobre as emoções, analise as sentenças e marque (V) para as verdadeiras ou (F) para as falsas. Em seguida, assinale a alternativa que contém a sequência correta.  (   ) Uma emoção é um estado mental e fisiológico associado a uma ampla variedade de sentimentos, pensamentos e comportamentos. (   ) A emoção é um impulso neural que move um organismo para a ação e se diferencia do sentimento, porque, conforme observado, é um estado psicofisiológico. (   ) O sentimento não refere-se à experiência subjetiva da emoção. (   ) O sentimento é a emoção filtrada pelos centros cognitivos do cérebro, especificamente o lobo frontal,  produzindo uma mudança fisiológica em acréscimo à mudança psicofisiológica.
	
	A
	V – V – F – V.
	
	B
	V – V – V – V.
	
	C
	F – F – V – V.
	
	D
	V – F – V – F.
Questão 2/5 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Leia parte do texto a seguir: 
“Dados consolidados do IBGE publicados em pesquisa do DEPECON/ FIESP revelam que a participação da indústria no PIB Brasileiro que foi de 27,20% em 1985 caiu para 13,25% em 2014, ou seja, voltamos aos índices de industrialização dos anos 50. [...] Quanto à gestão da inovação, periodicamente uma ideia revolucionária escapa das páginas da Harvard Business Review e torna-se parte do zeitgeist (espírito de uma época). Nos anos noventa o termo da moda foi “reengenharia”. Hoje, a palavra-chave é “inovação disruptiva”. Mas afinal o que significa Inovação Disruptiva?”
 Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em http://exame.abril.com.br/negocios/dino/inovacao-disruptiva-e-sua-relevancia-para-o-brasil-em-tempos-de-desindustrializacao-dino890103016131/
Acessado em 15 de Fevereiro de 2017. 
Considerando o fragmento do texto, os conteúdos abordados na Rota 1 sobre a natureza da inovação e o livro-base Gestão da Inovação e do Conhecimento, marque X na resposta correta.
	
	A
	Considerada como uma quebra de paradigmas e que altera a forma que a empresa atua no mercado.
	
	B
	É a melhoria contínua de um produto, serviço, processo ou modelo de gestão a qual traz retorno de curto prazo.
	
	C
	É o retorno do investimento de grandes projetos que trazem melhorias efetivas para os processos produtivos da empresa.
	
	D
	É a criação de novas estruturas empresariais mais capazes de gerar alto valor agregado aos produtos e serviços.
	
	E
	São pequenas modificações nos produtos já existentes no mercado, fáceis de copiar e de baixo custo.
Questão 3/5 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Leia o fragmento do texto a seguir:  
“Diante da rápida transformação do setor financeiro com o avanço das fintechs (startups financeiras), o Banco do Brasil decidiu dar um passo mais consistente para se arejar internamente e estimular a inovação. A empresa criou o LABB, Laboratório Avançado Banco do Brasil, instalado em pleno Vale do Silício. A iniciativa tem só seis meses. Ali, são incubadas ideias e projetos para melhorar a atuação do BB no mercado: intraempreendedorismo puro. “Precisamos ser mais dinâmicos e abertos”. Estar aqui é um passo grande para isso”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em RIATO, Giovanna. “Banco do Brasil abre um lab no vale do silício para aprender a inovar, lá longe e aqui”, 29 de Dez de 2016. Link: http://projetodraft.com/o-banco-do-brasil-abre-um-lab-no-vale-do-silicio-para-aprender-a-inovar-la-longe-e-aqui/. Acesso em 15 de Fev 2017.
Considerando o fragmento do texto, os conteúdos abordados na Rota 1 e  livro-base Gestão da Inovação e do Conhecimento, sobre a compreensão do que é inovação, analise as afirmativas a seguir:
 I. A empresa considerou a abertura de um laboratório no Vale do Silício a oportunidade de criar inovação para seu mercado.
II. A concorrência das startups financeiras foi vista como uma oportunidade de crescimento aos negócios da empresa.
III.A instalação de um laboratório no Vale do Silício é considerada uma quebra de paradigmas para esse tipo de negócio.
IV. Instalar um laboratório em um local voltado para inovação representa uma decisão operacional da empresa.
 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I e III, apenas.
	
	B
	I, II e III, apenas.
	
	C
	II e IV apenas.
	
	D
	II, III e IV, apenas.
	
	E
	III e IV, apenas.
Questão 4/5 - Avaliação e Retenção de Talentos nas Organizações
De acordo com Robbins (2002) no estágio III do processo de conflitos: as intenções encontram-se num “estágio” entre as percepções, as emoções e o comportamento. Quanto às intenções primárias na administração de conflitos é correto dizer que na intenção de colaborar a manifestação seria qual? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Situação na qual cada uma das partes de um conflito está disposta a abrir mão de qualquer coisa.
	
	B
	Situação que as partes conflitantes pretendem satisfazer os interesses dos envolvidos.
	
	C
	Desejo de fugir de um conflito ou tentar suprimi-lo.
	
	D
	Disposição de uma das partes em conflito colocar os interesses do oponente acima dos seus próprios.
Questão 5/5 - Avaliação e Retenção de Talentos nas Organizações
No processo de conflitos há reflexões relevantes sobre a vantagem e a desvantagem da mediação (Lewicki e Binker, 1996). Assinale a alternativa que apresenta uma desvantagem.
	
	A
	As partes podem melhorar o relacionamento.
	
	B
	As partes devem determinar, com mais frequência, as questões que realmente são importantes.
	
	C
	As partes enfraquecem e podem transmitir a ideia de que não conseguem resolver, sozinhas, o conflito que se estabeleceu.
	
	D
	O clima organizacional como um todo pode ser melhorado.
Questão 1/5 - Avaliação e Retenção de Talentos nas Organizações
“Refere-se ao desenho e à descrição de cargos e à avaliação do desempenho humano”. Qual é o subsistema da administração de recursos humanos foi citado no enunciado acima? Assinale a alternativa correta.
	
	A
	Provisão.
	
	B
	Aplicação.
	
	C
	Manutenção.
	
	D
	Desenvolvimento.
Questão 2/5 - Gestão da Tecnologia e da Inovação
Leia o trecho do texto a seguir: 
“Design thinking é uma abordagem que busca a solução de problemas de forma coletiva e colaborativa, em uma perspectiva de empatia máxima com seus stakeholders (interessados): as pessoas são colocadas no centro de desenvolvimento do produto – não somente o consumidor final, mas todos os envolvidos na ideia (trabalhos em equipes multidisciplinares são comuns nesse conceito). [...] A razão de sua existência é a satisfação do cliente (interno ou externo), dádiva que só pode ser alcançada quando conhecemos em profundidade suas necessidades, desejos e percepções e mundo”. 
Após essa avaliação, caso queira ler o texto integralmente, ele está disponível em: https://endeavor.org.br/design-thinking-inovacao/. Acessado em 15 de Fevereiro de 2017. 
Considerando o fragmento do texto e os conteúdos abordados na Rota 03 sobre o tema: design thinking, analise as afirmativas a seguir.
 I. A empresa que deseja utilizar o design thinking precisa ter colaboradores capacitados e atentos para identificarem as necessidades do mercado.
II. Atualmente a utilização do design thinking é restrito as grandes companhias devido aos altos custos de implementação.
III. O design thinking é uma ferramenta útil para o desenvolvimento de novas ideias que solucionam problemas do cotidiano.
IV. A aplicação das práticas do design thinking independe das necessidades dos clientes porque é uma ferramenta interna de resolução de problemas. 
São corretas as afirmativas:
	
	A
	I, II e IV, apenas.
	
	B
	II e III, apenas.
	
	C
	III e IV, apenas.
	
	D
	I e III, apenas.
	
	E
	I e IV, apenas.
Questão 3/5 - Avaliação e Retenção de Talentos nas Organizações
O seguinte conceito: “Abrange o treinamento e o desenvolvimento de pessoas e o organizacional” trata-se de qual subsistema