Buscar

MECÂNICA RESPIRATÓRIA1

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

MECÂNICA RESPIRATÓRIA
Possuindo as funções homeostáticas que asseguram a manutenção da vida, o sistema respiratório é responsável pelas trocas gasosas entre o ar e o meio interno, pela regulação do pH do meio interno, pela vocalização, pela proteção contra irritantes e patógenos inalados. O sistema respiratório é constituído, basicamente, pelas subdivisões em zona condutora, a qual abrange os órgãos que são responsáveis por transportar O2 até os alvéolos, e em zona respiratória: composta pelos órgãos que efetuaram as trocas gasosas.
Tendo como principal via de condução a traqueia, a via aérea condutora inclui o nariz, a nasofaringe, a laringe, traqueia, os brônquios e os bronquíolos. Além disso, a zona condutora é revestida por células secretoras e muco, bem como por células ciliadas. O muco age em conjunto com os cílios presentes no epitélio dessa zona: o muco é carregado para cima ,no sentido da laringe, através dos movimentos ciliares, a fim de remover as partículas. Já a zona respiratória compreende as estruturas revestidas por alvéolos . As paredes alveolares contêm fibras elásticas, além de serem revestidas por células epiteliais, os pneumócitos tipo I e tipo II. Esse último é responsável por sintetizar o surfactante pulmonar, reduzindo a tensão superficial nos alvéolos, sobretudo, nos de menor diâmetro. Mas alguns bebês podem nascer com a Síndrome de angustia respiratória neonatal , a qual é caracterizada pela falta do surfactante ,causando atelectasia dos pequenos alvéolos.
Há ainda a presença de duas pleuras, camadas serosas , as quais revestem os pulmões, garantindo que esse não fique em atrito com a caixa torácica . Entretanto, se houver uma entrada de ar nesse sistema , o pulmão acaba por se descolar da caixa torácica e ‘retrai-se’ ‘completamente, dificultando a respiração. Tal quadro é chamado de pneumotórax .
O músculo inspiratório mais importante é o diafragma . Também são músculos inspiratórios : os intercostais,o esternocleidomastódeos e os escalenos. Geralmente, a expiração é um processo passivo. Mas em exercícios ou em doenças, como a asma, em que é aumentada a elasticidade das vias aéreas, os músculos expiratórios são recrutados para desempenhar a expiração, são eles: músculos abdominais e intercostais internos. Os diferentes padrões da respiração são classificados da seguinte forma: Eupneia é a respiração normal, pode ser associada ao VC, Hiperpneia , a qual é o aumento da frequência respiratória) Hiperventilação ( crescimento da frequência respiratória sem o aumento do metabolismo) e Hipoventilação é o seu antagonista, apneia é a parada respiratória, dispneia é a dificuldade de respirar , enquanto que a taquipneia é a respiração rápida 
Os volumes pulmonares podem ser classificados em: VOLUME CORRENTE (VC), o qual é o volume inspirado ou expirado numa respiração normal, em repouso; VOLUME DE RESERVA INSPIRATÓRIO (VRI), o qual é o volume inspirado além do VC; VOLUME DE RESERVA EXPIRATORIO (VRE), o qual é o volume expirado após o VC e o VOLUME RESIDUAL (VR), que é o volume permanecente nos pulmões depois de uma expiração máxima. 
As capacidades pulmonares se subdividem em: Capacidade inspiratória; a capacidade funcional residual(CRF) ,capacidade vital , capacidade pulmonar total. A CRF pode ser medido por dois métodos: pletismografia corpórea e diluição do hélio.
Tanto o pulmão quanto a caixa torácica têm as capacidades de complacência (descreve a distensibilidade pulmonar) e elasticidade (descreve a capacidade de resistir a essa expansão pulmonar). Normalmente, tais propriedades são imprescindíveis para a atividade do sistema respiratório ideal, mas há alterações da complacência pulmonar : Enfisema pulmonar ( aumento da complacência pulmonar, perda das fibras elásticas alveolares) e Fibrose ( diminuição da complacência pulmonar).
	A vias aéreas são controladas pelos seguintes fatores: densidade do ar, comprimento das vias aéreas, diâmetros das vias, além do sistema nervoso parassimpático e simpático que também alteram as vias aéreas.

Outros materiais