Buscar

Portfólio modelo plano de aula

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

NOME: Camila Epifanio de Paula
RU: 1542956
POLO: PAP Piraquara Edusol
	Disciplina: Ciências
	Série/ano: 4º ano
	Duração da aula: Aproximadamente 7 aulas (será dada uma aula por semana)
	
	Conteúdo
	Objetivos
	Estratégia
	Recursos
	Avaliação
	Ciências naturais:
Terra (esferas inorgânicas).
Ecossistema.
Ciclo biogeoquímico.
Ciclo da água.
Ciclo do oxigênio.
Ciclo do nitrogênio.
Ciclo do carbono.
Camada de ozônio.
Raios lasers.
 
	Mostrar as diferenças entre as substâncias e matérias, sendo eles naturais ou produzidos pela humanidade e fazer a associação dos ciclos da matéria e do fluxo da energia da terra, fazendo com que reconheçam a importância da preservação do ecossistema.
Reconhecer os ciclos biogeoquímicos, as manifestações, as interações e as transformações de matéria e energia do ecossistema. 
Perceber que o ecossistema, os seres vivos estabelecem relações entre si e com o meio (água, solo, ar, etc) através de interações e transformações de matéria e energia.
	Propor inicialmente, uma conversa com os alunos, sobre a metodologia que será estudada, sobre a inclusão do aparelho celular em sala de aula como ferramenta pedagógica.
Formar grupos de até cinco alunos e solicitar que cada grupo crie um blog.
 Propor aos alunos que pesquisem sobre o planeta Terra e as esferas inorgânicas que o formam, coletando informações para uma futura confecção de cartaz
Com o aparelho celular, os alunos iram acessar o site Ponto Ciência para ver como é a confecção de um terrário, para cada grupo montar o seu.
Fazer com os alunos uma observação do terrário fazendo-os perceber o ciclo do oxigênio ali presente.
Propor aos alunos que escrevam um texto falando sobre o que aprenderam sobre o ciclo do oxigênio e postem no blog do grupo.
Com o uso do aparelho celular, pedir para que os alunos pesquisem receitas de massa de pão e em seguida, peça para que se sentem com um ou mais colegas, e comparem os ingredientes de cada receita.
Preparar com os alunos uma das receitas da pesquisa, para que eles observem a produção de gás carbônico durante o processo de fermentação realizado pelos fungos (leveduras).
Propor aos alunos que escrevam um relatório sobre o que eles aprenderam a respeito do ciclo do carbono e postem no blog, contendo imagens referentes ao assunto.
Retomar com os alunos a observação do terrário, destacando o ciclo do nitrogênio por meio da composição de matéria orgânica, através da ação dos fungos e bactérias do solo.
 Com o aparelho celular, pedir para que os alunos assistam ao vídeo sobre o ciclo do nitrogênio, para que eles possam observar como ocorre o ciclo do nitrogênio e, problematizar sobre o tema.
Reorganizar os grupos e entregar uma cartolina, solicitar que por meio de desenhos e recortes de imagens, façam um esquema do ciclo do nitrogênio.
Apresentar imagens de protetores solar para os alunos, mostrando a respeito da quantidade de radiação solar refletida e absorvida ou utilizada nos ecossistemas e com o uso do celular, os alunos realizaram a pesquisa sobre o que são radiação solar, os termos raios UVA e UVB nos protetores solares. 
Ainda usando o aparelho celular, pedir que os alunos assistam ao vídeo: Buraco na camada de ozônio, para que eles possam observar a importância desse gás na atmosfera e quais as causas da destruição desse gás, bem como as conseqüências desta e responder as questões.
Propor uma produção de texto individual, falando a respeito dos pontos positivos e negativos da radiação solar em nosso planeta, com postagem no blog.
Com o aparelho celular, pedir que os alunos acessem o site ‘‘mundo estranho’’ e leiam o texto sobre raio laser, para responder as questões dirigidas. 
	Aparelho celular.
Cartolina.
Revistas para recortes.
Tesoura.
Cola.
Recipiente transparente de boca larga. 
Areia.
Terra.
Pedriscos.
Carvão vegetal.
Plantas pequenas.
Animais pequenos (formiga, joaninha).
Filme plástico para fechar o terrário.
Ferramentas de jardinagem.
Telas de arame ou náilon. 
	Ver se o aluno compreendeu e obteve conhecimento sobre as diferenças entre as substâncias e matérias, tanto as naturais, quantos as humanizadas, sabendo fazer de forma coesa a associação dos ciclos da matéria e do fluxo de energia da terra.
Se o aluno obteve um bom conhecimento sobre a importância de se preservar o ecossistema.
Reconhecem-se os ciclos biogeoquímicos, suas manifestações e interações, as transformações da energia do ecossistema.
 Reconhece-se que no ecossistema os seres vivos estabelecem relações com o meio (água, solo e ar) por meio das interações e das transformações da matéria e energia.
 
	Referências:
Vídeos: Buraco na camada de ozônio: https://www.youtube.com/watch?v=GNIu9fwW_Go 
Ciclo do nitrogênio: https://www.youtube.com/watch?v=FgWJZuWRLug&feature
Confecção do terrário: http://www.pontociencia.org.br/experimentos/visualizar/terrario-um-ecossistema-em-miniatura/512 
Texto: Como funciona o raio laser: http://mundoestranho.abril.com.br/tecnologia/como-funciona-o-raio-laser/

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais