Buscar

Estudo dirigido de ecologia UFERSA Modulo III prof. Renan

Esta é uma pré-visualização de arquivo. Entre para ver o arquivo original

brasaoufersa
	UNIVERSIDADE FEDERAL RURAL DO SEMI-ÁRIDO
Disciplina: Ecologia (ANI0014 -1200052)
Professor Renan de Souza Rezende
	
ESTUDO DIRIGIDO:
	A sazonalidade é um evento de pouca modificação na estrutura dos ecossistemas, que ocorre numa escala geológica. ( f )
	Fator limitante é qualquer condição ou recurso dentro dos limites de tolerância de um organismo. ( f )
	Cascata trófica é definida como a ausência de efeito que um nível trófico exerce em demais níveis tróficos através de um nível trófico intermediário.( F )
	Existe uma tendência em aumentar a diversidade com o aumento da latitude em ecossistemas.( f )
	A produtividade primária líquida no oceano aberto é comparável à de florestas tropicais.( f )
	O fluxo de energia é bidirecional, enquanto os elementos ciclam entre os compartimentos bióticos e abióticos. ( f ) 
	As comunidades não apresentam uma faixa de tolerância a variações em seu ambiente físico e químico, enquanto os seus indivíduos, dentro desta população, respondem diferenciadamente aos fatores que estão sujeitos. ( f ) 
	A deciduidade das florestas temperadas é um evento não sazonal. ( f )
	Em geral, os invertebrados são os principais organismos responsáveis pela decomposição de detritos foliares nos ecossistemas, levando-se a biomassa em consideração. ( f )
	A transferência de energia entre os níveis tróficos é um processo que ocorre sem perdas energéticas. ( f )
	O único mecanismo que os organismos produtores possuem para a assimilação de energia é a fotossíntese. ( v )
	Produção primária bruta em vegetais é a quantidade total de energia fixada pela fotossíntese descontada a respiração. ( f )
	A produção secundária não é afetada diretamente pela produção primária. ( f )
	A lei do mínimo de Leibig caracteriza os primeiros níveis tróficos. ( v )
	A lei de tolerância de Shelford não indica os limites máximos de nutriente que os organismos podem viver sem estresse. ( f )
	A biomassa e qualidade energética dos herbívoros é invariavelmente menor do que a das plantas, consumidas por eles. ( v )
	A eficiência de produção de ectotermos é menor do que a de endotermos, que gastam energia na manutenção da temperatura corporal. ( v )
	A eficiência de assimilação em herbívoros é maior que em carnívoros, pois a proteína é mais facilmente digerida que a celulose e lignina. ( f )
	A energia e os nutrientes seguem o mesmo caminho, têm a mesma origem e destino ao longo das cadeias alimentares. ( f )
Questão 1 – Defina comunidade e caracterize o conceito HOLÍSITICO 
e INDIVIDUALISTA de comunidade, indicando qual cientista propôs ambos os conceitos.
Comunidade são grupos de espécies que interagem e ocorrem juntas no mesmo local e ao mesmo tempo(Cain). Holisitico (Clements): as relações ecológicas e evolutivas entre as espécies intensificam as características da comunidade. Individualista (Gleason): características de determinadas espécies que as capacitam para viverem juntas sob determinadas condições físicas e biológicas.
Questão 2 - Cite e conceitue TODOS os atributos (propriedades emergentes) de comunidade ecológica.
Composição: espécies que compõe a comunidade. Dificuldade: novas espécies, espécies que migram, espécies com diferentes estágios de vida. Diversidade: numero de espécies que compõe a comunidade. Dominância e equitabilidade: abundancia relativas das espécies.
Questão 3 - Defina diversidade alfa, beta e gama.
Diversidade alfa: numero de espécies em uma pequena área de habitat homogêneo. Diversidade beta; substituição de espécies de um habitat para outro. Diversidade gama: numero total de espécies observadas em todos os habitats dentro de uma área geográfica. 
Questão 4 - Defina hotspots de diversidade e cite quais/onde são os localizados no Brasil.
Área de mais biodiversidade e ameaçada do mais alto grau. Ex no Brasil: Mata Atlantica e Cerrado.
Questão 5 – Cite e exemplifique pelos menos 5 padrões de biodiversidade global.
Tundras, Desertos, Florestas
Questão 6 – Conceitue extinção local, biológica e ecológica.
Local: desaparece de um local, mas ainda permanece em outro. Biológica: não existe mais na natureza. Ecológica: ainda existe na natureza, mas em numero muito pequeno e incapaz de realizar suas funções ecológicas. 
Questão 7 – Conceitue espécies nativas, exóticas e chaves.
Nativa: espécie natural de determinada área biológica. Exótica: cuja introdução ou expansão de área de ocorrência ameaça a diversidade biológica. Chave: espécies com forte interação com as outras cuja remoção leva a extinção ou alteração nos outros organismos presentes da comunidade.
Questão 8 – Conceitue teias de Conectividade, Fluxo de Energia e Funcionais.
Conectividade: realçam as relações de alimentação entre as espécies. Fluxo de energia: conexão entre espécies é dada pelo fluxo de energia entre o seu consumidor e um recurso. Funcionais: se refere a influência
de determinadas espécies sore as taxas de crescimento de população de outras espécies. 
Questão 9 – Cascata trófica descendente e ascendente.
Descendente: onde um predador afeta um nível trófico inferior através do consumo direto de um nível trófico intermediário. Ascendente: onde um nível de base afeta um nível superior de forma indireta. 
Questão 10 - Defina e exemplifique resiliência e resistência ecológica.
Resiliência: velocidade com que a comunidade retorna ao seu estado anterior após ter sido perturbado. Resistência: descreve a capacidade inicial de uma comunidade evitar uma perturbação. 
Questão 11 – Explique a figura a baixo.
Figura 1: baixa resistência e baixa resiliência. Figura 2: alta resistência e baixa resiliência. Figura 3: baixa resistência e alta resiliência. Figura 4: alta resistência e alta resiliência. 
Questão 12 – Defina e exemplifique 3 modelos conceituais da sucessão ecológica
1° |Facilitação: Espécie aumento a probabilidade de uma segunda espécie se estabelecer em determinado local
2° Inibição: determinadas espécies impedem o estabelecimento local de outros
3° Tolerância: É caracterizada pela capacidade de dispersão e tolerância as condições físicas do ambiente. 
13 – Defina e exemplifique sucessão primaria e seundária.
Primaria: ocorre em sistemas sem legado biológico, inicia-se com a colonização do substrato por microoganismo e lenta formação do solo. Secundaria: ocorre em sistemas com legado biológico após perturbação como fogo, furacões. 
Questão 14 – Defina e exemplifique a hipótese da razão de recursos de Tilman.
Competição por recursos limitados podem levar a diferenças na composição das comunidades. Por exemplo, comunidade de plantas que se adaptaram para viverem em diferentes habitats. 
Questão 15 – Defina e exemplifique o mecanismo de "mortalidade compensatória" de Jansen.
Quando uma espécie é dominante em determinado local, impossibilita outras espécies de se desenvolver. Quando essa espécie morre dá espaço a outras espécies menores de se desenvolverem. Por exemplo, determinada espécie de arvore domina um ambiente e outras espécies de sementes não conseguem se desenvolver de forma satisfatória, quando essa arvore morre então, essas sementes tem a possibilidade de se desenvolver pois a predação de espécies maiores está pequena.
Questão 16 – Defina e explique os 3 conceitos de clímax.
Monoclimax: acreditava-se que a sucessão resultava em uma única comunidade clímax que era determinada pelos fatores climáticos da região. Policlimax; reconhece a validade de vários tipos de vegetação como sendo comunidades clímax dependendo das condições locais. Climax-padrão: composição de qualquer uma das comunidades depende das condições particulares de cada ponto.
Questão 17 – Defina e explique os tipos de clímax-padrão.
Climáticos fatores físicos dominantes que determina suas composições de espécies. Ex: fogo. Clímax transitório: decorrentes de mudanças sanzonais extremas. Ex: comunidades que se estabelecem em lagoas temporárias. Clímax cíclico: espécie a so germina sob a espécie b, que so germina sob a espécie
c. 
Questão 18 – Quais são os 3 fatores que regulam a decomposição?
Lixiviação: dissolução de compostos solúveis organicos e inogarnicos dos detritos. Condicionamento: colonização das folhas por microorganismos. Fragmentação: transformação das folhas em particulas menores. 
Questão 19 – A figura abaixo mostra a concentração de nutrientes (mg L-1), em relação ao tempo, na água de um córrego que passa dentro de uma floresta intacta e na água de um córrego que passa em uma região desmatada, na floresta experimental de Hubard Brook, EUA. As setas mostram o momento do desmatamento. (4,0)
	Qual foi o objetivo do trabalho? b. Explique os resultados obtidos.
	Mostrar o nível de nutrientes presentes nas aguas após as florestas serem desmatadas.
	Contatamos que o nível de Calcio não se modifica de forma drástica após a floresta ser desatadas. O Potássio em compensação sofre danos que não são revertidos no espaço dos três anos observados no estudo. A concentração de Nitrato sobre muito logo após o desmatamento e com o passar dos anos fica oscilando.
Questão 20 – Explique o caminho da energia através do nível trófico
a
c
b
d
e
	A energia entra no nível trófico e é utilizada para três coisas diferentes.
	Uma parte dessa energia é excretada
	Uma parte maior dessa energia é assimilada
	Outra parte da energia é usada para respiração
	A energia qeu foi assimilada é utilizada para produção de nutrientes que é convertido em forma organiza e inorgânica e volta ao estado de energia para ser novamente absorvido pela biomassa.

Teste o Premium para desbloquear

Aproveite todos os benefícios por 3 dias sem pagar! 😉
Já tem cadastro?

Outros materiais