Buscar

Aula 07

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 07 – Desenvolvimento Humano dos Sete aos Onze Anos – Parte I
Desenvolvimento Biossocial
A fase escolar, entre os sete e os onze anos de idade da criança, é uma época de novos desafios para elas, porque são os anos em que suas potencialidades e fragilidades estarão expostas no ambiente escolar dos primeiros anos do fundamental. A maioria das crianças em idade escolar é bastante saudável. Em geral, nos países desenvolvidos, as crianças entre sete e onze anos são os seres humanos mais saudáveis de todos, com menor probabilidade de vir a falecer, de contrair doenças graves ou de sofrer lesões físicas. Mesmo os acidentes e os maus tratos sérios, que são as principais causas de mortalidade e morbidez durante esses anos, ocorrem muito menos do que nos anos pré-escolares ou na adolescência. Entretanto, as crianças se tornam mais conscientes de suas limitações e as dos outros.
A frequência escolar e o desempenho estável são aspectos importantes nesta fase, no sentido de tornar cada criança capaz de dominar o currículo básico. A prevenção destes problemas deve ser preocupação relevante de todo o educador. No Brasil este fato é prioritário, na medida em que as fases de idade posteriores têm sido vulneráveis ao abandono escolar.
Desenvolvimento das Habilidades
Toda habilidade motora envolve diversas aptidões, algumas exigindo apenas prática, outras envolvendo dimensões corporais, desenvolvimento cerebral ou talento. Por exemplo, o tempo de reação é um componente de diversas habilidades atléticas, mas as reações rápidas exigem um desenvolvimento mental que só é alcançado na adolescência. A coordenação entre mãos e olhos, o equilíbrio e a noção de movimento são outras capacidades fundamentais que ainda estão se desenvolvendo durante os anos escolares. Crianças de doze anos são melhores que as de seis em todas essas aptidões. No que se refere à diferença de gênero, um aspecto a ressaltar é o de que enquanto os meninos tendem a ter uma força maior nos braços, as meninas têm maior flexibilidade geral, por isso as meninas levam vantagem em esportes como ginástica e os meninos têm vantagem em futebol. Entretanto, na maior parte das atividades físicas não há fortes diferenças nesta faixa de idade.
Em relação aos aspectos culturais, a política nacional também afeta o desenvolvimento das habilidades motoras. As diferenças hereditárias (diferenças genéticas) também são fundamentais. Algumas crianças, por mais que tentem, nunca conseguem arremessar nem chutar uma bola com força e precisão quanto outras, fato que os pais, os professores, os treinadores e os companheiros de equipe às vezes esquecem. Os programas esportivos precisam incluir todos, talentosos ou não, para que as crianças vivam com alegria, sejam meninos ou meninas, gordos ou magros, talentosos ou desajeitados. O mesmo é válido para as habilidades finas. Algumas crianças escrevem naturalmente com mais capricho do que outras, e essas são as crianças com menos habilidades naturais.
Os adultos precisam proporcionar motivação e tempo extra para as crianças com menos habilidades naturais. Para a verificação do desenvolvimento cerebral durante os anos escolares, geralmente são utilizados testes de aptidão que focalizam o uso da linguagem, a capacidade de raciocínio e a memória. Esses testes são medidas de desempenho que é definido como o comportamento que um sujeito apresenta em circunstâncias reais e que é possível ser medido. A aptidão, que é definida como potencial inato para a aprendizagem, geralmente é medida por testes de inteligência, os denominados testes de QI (quociente de inteligência). Tais testes são utilizados na previsão do desempenho escolar. Por exemplo, uma discrepância de dois anos entre a aptidão e o desempenho é um indicador de que existem problemas de aprendizagem.
Gardner criou a teoria das inteligências múltiplas na qual descreveu, inicialmente, sete inteligências distintas e, posteriormente, acrescentou mais uma. Segundo o autor, toda pessoa pode ter aptidão (Por exemplo, uma pessoa pode ser um escritor capaz em função de sua habilidade linguística, mas pode se perder ao dirigir um automóvel, por ter habilidade espacial fraca. Assim, quando os testes de inteligência medem, por exemplo, somente as capacidades linguística e lógico-matemática, a pontuação não reflete o verdadeiro potencial nem as capacidades que a criança tem.) básica para cada tipo de inteligência, mas cada um de nós é mais forte em algumas delas do que em outras.
Distúrbios de Aprendizagem
Os problemas de atraso no desenvolvimento cognitivo podem ocorrer de forma total ou parcial. Entre esses problemas temos a dislexia e a discalculia como veremos a seguir.
Dislexia
É a dificuldade com a leitura. As crianças que apresentam dislexia parecem brilhantes e felizes durante os primeiros anos escolares, dão respostas espontâneas a perguntas às vezes difíceis, e realizam, normalmente, seus trabalhos. Entretanto, à medida que o tempo passa, fica evidente que estão lendo com grande dificuldade e por muitas vezes adivinham até mesmo palavras simples e explicam o que acabaram de “ler” falando sobre as figuras. Crianças com dislexia têm problemas de leitura e de escrita e, muitas vezes, também de aritmética, porque podem confundir acima e abaixo, esquerda e direita.
A dislexia pode fazer parte de uma deficiência de linguagem mais geral. Supõe-se que a maioria dos casos de dislexia são resultados de um problema neurológico no processamento dos sons e da fala. A dislexia caracteriza-se por uma incapacidade de reconhecer que as palavras consistem de unidades menores de som, que são representadas por letras impressas. Imagens cerebrais revelaram diferenças nas regiões cerebrais ativadas durante tarefas fonológicas em leitores disléxicos comparados com leitores normais. Em um desses estudos, para realizar tarefas linguísticas, meninos disléxicos utilizaram uma área cerebral cinco vezes maior que a utilizada por meninos que não sofrem de dislexia. 
Discalculia
A discalculia é a dificuldade de fazer cálculos, ela é um distúrbio de aprendizagem muito frequente. Este distúrbio aparece, geralmente por volta dos oito anos, quando mesmo operações numéricas simples como 3+3=6 são memorizadas em um dia e esquecidas no outro.
Há, ainda, o transtorno de desenvolvimento pervasivo que se caracteriza por deficiência nas capacidades de comunicação e de interação social e pela presença de interesses e atividades repetitivos e estereotipados.
TDAH
O transtorno de hiperatividade e déficit de atenção (TDAH) é aquele em que a criança tem grande dificuldade de se concentrar por mais de alguns instantes de cada vez e, na verdade, está quase constantemente em movimento. Este distúrbio se caracteriza por persistente desatenção, distração, impulsividade, baixa tolerância à frustração e excesso de atividade no momento e no lugar errados, como por exemplo, na sala de aula. Embora os sintomas possam diminuir com a idade, é comum que as crianças com TDAH sejam problemáticas para os adultos e rejeitadas pelos colegas. A medicação, a terapia psicológica e as mudanças nos ambientes familiar e escolar podem ajudar algumas crianças.
Crianças acometidas de TDAH costumam desviar o olhar, fazer perguntas irrelevantes, levantar-se para pegar um copo de água, sentar, agitar-se, contorcer-se, tamborilar na mesa, sacudir as pernas e levantar-se de novo, insistir que precisa ir ao banheiro se um adulto tentar contê-la. Muitas vezes essa necessidade de distração e diversão é acompanhada de excitação e impulsividade. A criança tem grande dificuldade de concentrar-se para ler e recordar uma passagem de um livro, por exemplo.

Outros materiais