Buscar

CG 1 - Resumo Aula 04

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Prévia do material em texto

AULA 4 – BALANÇO PATRIMONIAL – GRUPO DE CONTAS
	Se demonstrássemos um Balanço Patrimonial cujo Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido fosse uma mistura de Bens, Direitos e Obrigações, possivelmente vocês teriam dificuldades em analisá-lo.
	Por isso, vocês devem agrupar as contas que tenham as mesmas características, ou seja, segundo os prazos de realização de recebimentos e pagamentos.
	A Lei das Sociedades por Ações agrupou o Balanço Patrimonial, seguindo o grau de Liquidez decrescente, vejamos, por exemplo, esta estrutura:
BALANÇO PATRIMONIAL EM 31/12/20X7
Empresa........................................................
	ATIVO						PASSIVO
CIRCULANTE					CIRCULANTE
Caixa				.................		Fornecedores		......................
Banco C/Movimento		.................		Empréstimos		......................
Estoques			.................		Salários a Pagar	.....................
NÃO CIRCULANTE				NÃO CIRCULANTE
 - Realizável a Longo Prazo				 - Exigível a Longo Prazo
Empréstimos Concedidos Sócios............		Financiamentos	......................
 - Investimentos
Obras de Arte			..................
Ações de Outras Cias		..................
Imóveis Alug. a Terceiros	..................
 - Imobilizado
Veículos			..................
Móveis e Utensílios		..................
 - Intangível						PATRIMÔNIO LÍQUIDO
Marcas e Patentes		..................		Capital			....................
							Reservas de Lucros	....................
TOTAL			..................		TOTAL		....................
	Agora que você já viu uma estrutura patrimonial vamos entender a lógica de agrupamento destas contas.
			GRUPO DE CONTAS
As contas do Ativo serão agrupadas de acordo com o seu grau de liquidez decrescente (capacidade de se transformar em dinheiro mais rapidamente), sendo assim primeiro teremos o grupo circulante, que é aquele de maior liquidez, vejamos:
Ativo Circulante – serão agrupadas as contas que já são dinheiro (Caixa e Banco), mais aquelas que se converterão em dinheiro, até o término do próximo exercício social, ou seja, sua realização ocorrerá no curto prazo.
Não Circulante – serão agrupadas as contas que se transformarão em dinheiro mais lentamente, em prazo superior ao término do próximo exercício social.
Veja que neste grupo existem subgrupos:
	 - Realizável a Longo Prazo – neste subgrupo serão agrupadas as contas relativas aos direitos, que levarão mais tempo para serem recebidos, ou seja, sua realização ocorrerá em prazo superior ao término do próximo exercício social.
	 - Investimentos – serão classificadas as contas que não fazem parte da atividade operacional da empresa, não se destinam ao objetivo principal.
	 - Imobilizado – são as contas necessárias a manutenção da atividade principal da empresa (operacional). São necessárias para o seu funcionamento.
	 - Intangível – engloba neste subgrupo os direitos que tenham por objeto bens incorpóreos, destinados a manutenção da empresa, como por exemplo, as Marcas e Patentes e os Direitos Autorais.
Você poderá observar que as contas do Passivo também seguem o grau decrescente, porém conforme as datas de seu vencimento, ou pagamento. Primeiro serão agrupadas as contas que serão pagas mais rapidamente, até aquelas que nem deverão ser pagas.
Passivo Circulante – você deverá agrupar as contas que serão pagas mais rapidamente, que tenham vencimento até o término do próximo exercício social.
Não Circulante – este grupo terá subgrupo, qual seja:
	 - Exigível a Longo Prazo – que engloba as contas que serão pagas num prazo mais longo, vencimento superior ao término do próximo exercício social.
Patrimônio Líquido – neste grupo você classificará as contas que não deverão ser pagas, pois pertencem aos donos do capital da empresa. São os recursos dos proprietários/acionistas aplicados na empresa, como também os lucros oriundos do resultado da empresa, que pertencem aos donos da empresa, muito embora não sejam, normalmente, distribuídos totalmente a eles.
Para melhor entender estes conceitos de Circulante e Não Circulante, vocês devem entender a lógica de Curto e Longo Prazos no Balanço Patrimonial:
CURTO PRAZO – vencimentos de direitos (Ativo Circulante) e obrigações (Passivo Circulante) até o término do próximo exercício social.
LONGO PRAZO – vencimentos de direitos (Ativo Não Circulante – Realizável a Longo Prazo) e obrigações (Passivo Não Circulante – Exigível a Longo Prazo), com prazos superiores ao término do próximo exercício social).

Outros materiais