Buscar

Aula_6_PETI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes
Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Aula 6 
GESTÃO DE TI
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TI
Fatores críticos da Função Organização de TI
Após o planejamento é necessário dar vida às ações planejadas.
A função administrativa de organização consiste na preparação das condições necessárias para a realização do trabalho.
Consiste na criação de uma estrutura adequada, na formação de equipes, na distribuição de funções, na criação de setores e no estabelecimento de relacionamentos da área de TI com as demais áreas da organização.
A seguir são relacionados dois fatores críticos para que a organização da TI seja bem sucedida. São eles:
Estrutura organizacional
Participação na organização
FCS 5 - Estrutura organizacional
Para contribuir com o sucesso da TI na organização deve-se estabelecer uma estrutura organizacional adequada.
Mas o que é estrutura organizacional?
A estrutura organizacional da TI inclui a infra-estrutura de hardware e software que a organização fará uso, mas vai além disso. Contempla, também, a definição de responsabilidades e atribuições das pessoas, e a definição de canais de comunicação e participação ativa de todos os níveis envolvidos com a TI.
A estrutura organizacional da área de informática deve facilitar a aquisição, assimilação, disseminação e utilização de novas tecnologias, para que dessa forma seja capaz de gerar usos estratégicos da TI para a organização.
Se a estrutura não assimilar novas tecnologias, a área de TI pode tornar-se distante das inovações, tornar-se pouco ágil e ser apenas reativa aos problemas.
A infra-estrutura de TI não é de uso exclusivo das pessoas dessa área, ela é compartilhada por toda a empresa, uma vez que está fisicamente distribuída por toda a organização e é ferramenta de uso geral. Não é portanto um recurso de uso exclusivo para a área de TI.
A infra-estrutura de TI inclui hardware, software operacional, comunicações, equipamentos e suporte requeridos para permitir as aplicações do negócio.
A própria informação, organizada em um modelo corporativo de dados e armazenada em um banco de dados faz parte da infra-estrutura.
A infra-estrutura de TI também inclui o componente humano, isto é, a equipe técnica de TI com seu conjunto de competências e habilidades. Neste aspecto, deve se providenciar para que a equipe de TI tenha as competências necessárias para implementar os planos e ações esperados pela área.
Outra questão chave no desenho da estrutura de TI na organização é a definição das necessidades de centralização ou descentralização dos serviços e da infra-estrutura de TI.
Deve-se definir se o hardware, o software, os serviços de atendimento, o armazenamento dos dados e outros serviços de TI serão centralizados ou distribuídos pelas diferentes áreas ou unidades da organização. Isso é especialmente importante nas organizações de maior porte ou naquelas que possuem unidades de negócio distribuídas geograficamente em diferentes regiões.
Exemplo de análise de centralização ou descentralização de recursos e serviços de TI
A base de dados será centralizada em um único servidor ou será distribuída?
A aquisição de hardware e software será centralizada ou cada unidade de negócio terá
autonomia para providenciar suas aquisições?
As equipes de suporte atenderão localmente em cada unidade de negócios ou haverá uma central de atendimento única?
O controle do inventário de hardware e software será local ou centralizado?
A aquisição de produtos e serviços de TI será local ou será centralizada?
Os procedimentos de segurança serão os mesmos em todas as unidades de negócio? Serão executados de modo centralizado ou distribuído?
Decisões que envolvem centralização e descentralização geralmente provocam debates sobre eficiência (utilizar menos recursos para produzir um produto) e efetividade (produzir a saída correta). Centralização é geralmente mais eficiente por que elimina recursos e esforços redundantes. Quando a descentralização é tecnicamente possível, ela é geralmente mais efetiva porque permite decisões corretas para as situações locais.
FCS 6 - Participação na organização
Para ser bem sucedida na organização, a área de TI tem que poder, efetivamente, exercer influência sobre ela. Para isso é necessário que exista proximidade da área de TI com as áreas usuárias e com o ambiente do próprio negócio. 
Considerando que a TI tem afetado todos os setores das organizações, inclusive as próprias estratégias do negócio, esta proliferação deve estar acompanhada de significativa influência da área de TI diretamente na vida da organização. Esta participação deve ser estimulada e facilitada, e revela o quanto a área de TI está integrada ao negócio organizacional, o quanto é capaz de influenciar os destinos da organização.

Outros materiais

Perguntas Recentes