Buscar

Aula_1_PETI

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você também pode ser Premium ajudando estudantes

Prévia do material em texto

Aula 1 
GESTÃO DE TI
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE TI
Objetivos
Desenvolver habilidades e conhecimentos para o planejamento, execução e controle da tecnologia da informação de modo a promover a gestão estratégica da TI nas organizações.
Específicos
Compreender os desafios gerenciais da tecnologia da informação e o perfil do gerente dessa área; reconhecer os principais fatores críticos de sucesso na gestão da tecnologia da informação e ser capaz de analisá-los criticamente; compreender as funções da área de TI e sua organização gerencial; desenvolver a habilidade de planejamento da TI a partir de metodologias estruturadas; compreender as principais práticas gerenciais associadas à terceirização e à gestão dos custos em tecnologias da informação.
A evolução da Tecnologia da Informação
Durante os anos 90 e neste inicio de milênio, houve uma grande mudança no papel da Tecnologia da Informação (TI) nas organizações. De um papel restrito ao suporte administrativo, a TI se tornou um elemento incorporado às atividades-fins das empresas, integrando-se aos seus serviços e produtos, tornando-se por vezes o próprio negócio (como no caso das lojas virtuais na Internet onde consumidores podem comprar serviços e produtos).
Quais são os períodos da evolução da TI?
A evolução da TI pode ser dividida em quatro períodos:
O período I é caracterizado pelo processo de automação, controle de custo e busca pela eficiência operacional. Neste período, a TI era utilizada para automatizar os negócios e funções organizacionais especificas, principalmente aquelas envolvendo grandes Volumes e tarefas repetitivas. O relacionamento entre a organização e a TI era caracterizado por uma distância e quase nenhum processo de interação. O controle dos custos para desenvolver e manter os sistemas de informação era pouco rigoroso.
O período II é caracterizado pela produtividade e a descentralização, para os usuários, de atividades de tomada de decisão. Neste período, o fato relevante é a grande Disseminação de computadores pessoais para várias áreas da empresa, o que levou a um aumento de capacidade de processamento, soluções elaboradas pelos usuários, Diminuição do preço de softwares, sistemas definidos pelos usuários, informações melhores e mais rápidas e à mobilidade das pessoas.

Outros materiais