Buscar

APOL 03 - Direito do Trabalho

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Faça como milhares de estudantes: teste grátis o Passei Direto

Esse e outros conteúdos desbloqueados

16 milhões de materiais de várias disciplinas

Impressão de materiais

Agora você pode testar o

Passei Direto grátis

Você viu 3, do total de 3 páginas

Prévia do material em texto

Questão 1/5 - Direito do Trabalho NOTA 100
A redação do inciso XXXIII do artigo 7º da Constituição Federal, determina que o serviço como aprendiz pode ser exercido a partir dos 14 anos. A aprendizagem não se confunde com estágio, pois este não tem vínculo de emprego, sendo que o aprendiz é empregado.
Analise as afirmativas abaixo, marque V (verdadeiro) ou F (falso) e, em seguida, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
(   ) Ocorre a aprendizagem quando o jovem trabalhador é matriculado em cursos como de instituições devidamente qualificadas, como os do Senai ou Senac ou em outros similares e devidamente reconhecidos.
(   ) Como regra, o contrato de aprendizagem não poderá ser estipulado por mais de 2 (dois) anos
(   ) A jornada de trabalho do aprendiz não ultrapassará de 6 horas diárias, não sendo possível qualquer exceção.
Nota: 20.0
	
	A
	F F F
	
	B
	V V F
Você acertou!
A alternativa “b” está correta.  O Art. 432. A duração do trabalho do aprendiz não excederá de seis horas diárias, sendo vedadas a prorrogação e a compensação de jornada. § 1o O limite previsto neste artigo poderá ser de até oito horas diárias para os aprendizes que já tiverem completado o ensino fundamental, se nelas forem computadas as horas destinadas à aprendizagem teórica.
	
	C
	V F V
	
	D
	F V V
	
	E
	V V V
Questão 2/5 - Direito do Trabalho
Quanto à forma, o contrato de trabalho pode ser avençado tácita ou expressamente (verbalmente ou por escrito).
Referente à forma tácita, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	A forma tácita ocorre quando alguém presta serviços não eventuais a outrem, sob dependência deste e mediante salário, sem que tenham feito qualquer acordo.
Você acertou!
A alternativa “a” está correta. A forma tácita ocorre quando alguém presta serviços não eventuais a outrem, sob dependência deste e mediante salário sem que tenham feito qualquer ajuste. As demais respostas estão erradas, pois dizem exatamente o contrário.
	
	B
	A forma tácita é aquela em que as partes estipulam as condições da prestação do serviço de forma clara, podendo ser celebrado de forma verbal ou escrita.
	
	C
	A forma tácita ocorre quando alguém presta serviços eventuais a empresas terceirizadas, sob dependência deste e mediante benefícios.
	
	D
	A forma tácita é aquela em que as partes estipulam as condições da prestação do serviço de forma complexa, celebrado de forma escrita.
	
	E
	A forma tácita ocorre quando alguém presta serviços eventuais a outrem, sob dependência deste e mediante salário, sem que tenham feito qualquer acordo.
Questão 3/5 - Direito do Trabalho
O parágrafo 2º do artigo 443, CLT, especifica as hipóteses de adoção do contrato com prazo determinado. Vê-se que uma delas é o contrato de experiência. Neste, há uma diferença em relação aos outros contratos com final prefixado: existe a possibilidade de se transformar em contrato por tempo indeterminado.
Referente ao contrato de experiência, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta:
Nota: 20.0
	
	A
	O contrato de experiência não pode ultrapassar 90 dias, conforme determina o parágrafo único do art. 445 da CLT. Se ultrapassar esse tempo, passa a viger por prazo indeterminado, conforme preceito contido no art. 451 da CLT.
Você acertou!
A alternativa “a” está correta. É a determinação do parágrafo único, do artigo 445, CLT: “O contrato de experiência não poderá exceder de 90 (noventa) dias”.
	
	B
	O contrato de experiência não pode ultrapassar 120 dias, conforme determina o parágrafo único do art. 445 da CLT. Se ultrapassar esse tempo, passa a viger por prazo indeterminado, conforme preceito contido no art. 451 da CLT.
	
	C
	O contrato de experiência não pode ultrapassar 4 meses, conforme determina o parágrafo único do art. 445 da CLT. Se ultrapassar esse tempo, passa a viger por prazo indeterminado, conforme preceito contido no art. 451 da CLT.
	
	D
	O contrato de experiência não pode ultrapassar 6 meses, conforme determina o parágrafo único do art. 445 da CLT. Se ultrapassar esse tempo, passa a viger por prazo indeterminado, conforme preceito contido no art. 451 da CLT.
	
	E
	O contrato de experiência não pode ultrapassar 45 dias, conforme determina o parágrafo único do art. 445 da CLT. Se ultrapassar esse tempo, passa a viger por prazo indeterminado, conforme preceito contido no art. 451 da CLT.
Questão 4/5 - Administração Estratégica
Não existe tempo ruim para melhorar o aprendizado organizacional. Com maior frequência, entretanto, os administradores são confrontados diretamente com a necessidade de avaliar criticamente a capacidade de aprendizado das suas organizações. Existem indicadores claros dessa necessidade. Nesse sentido, marque V (verdadeiro) ou F (falso) para as proposições abaixo. Em seguida, selecione a alternativa que apresenta a sequência correta. (  ) Solução insatisfatória de problemas, reinventando a roda. (  ) Processos inovadores que fracassam. (  ) Frequentes estouros do orçamento. (  ) Senso de capacidade de criar. (  ) Nenhum efeito mensurável de educação formal.
Nota: 20.0
	
	A
	F – F – F – F – F
	
	B
	V – V – V – F – V
Você acertou!
Capítulo 3: Competências da Organização que Aprende (livro referência da disciplina).
	
	C
	F – V – F – V – F
	
	D
	V – V – F – F – V
Questão 5/5 - Administração Estratégica
Os objetivos da reengenharia são os de desenvolver a visão de como os principais processos administrativos podem ser estruturados para alcançar um ótimo desempenho por meio da incorporação de recursos de tecnologia da informação e determinar qual é a mais adequada aos negócios das empresas e o seu plano de implementação.   Sobre essa técnica de administração, analise as opções abaixo e, em seguida, assinale a alternativa correta.
Nota: 20.0
	
	A
	É considerada um dos novos paradigmas da administração.
	
	B
	Seu propósito consiste no redesenho dos processos administrativos.
Você acertou!
Capítulo 3: Reengenharia (livro referência da disciplina).
	
	C
	O diferencial desse modelo está em integrar os princípios de participação em um modelo estratégico de administração.
	
	D
	Dentre as vantagens para a instituição, destacam-se, principalmente, a maior aderência ao comprometimento dos funcionários.

Outros materiais